Previous Next

Conferência/Aula Aberta | FIGUEIREDO+PENA Arquitectos

5º Frente | Edifício de S. Domingos 17 de Abril | 17H30

Dois Arquitectos, Luis Pena e Tiago Figueiredo fundam em 2005 o escritório Figueiredo+Pena Arquitectos sediado na Garagem do Comércio do Porto.

Luis Pena colabora desde 1997 com os Arquitectos Camilo Cortesão e Mercês Vieira e desde 2012 com Cecil Balmond Studio, enquanto Tiago Figueiredo colaborou entre 1998-2001 com o Arq. Humberto Vieira e colabora desde 2002 com o Arq. Souto Moura e o Arq. Alvaro Siza. 

Enquanto vencedores de vários concursos internacionais e com uma experiência acumulada de projeto e obra fazem deste colectivo um caso a destacar para uma reflexão partilhada sobre as suas inquietações e estratégias projetuais no âmbito do seminário do 5ºano do MIA e aula aberta/evento publico.

STATEMENT:

Em Powers of Ten (vídeo, 9min, 1977), Charles e Ray Eames aplicam uma sucessão de potências de base 10 ao tamanho do campo de visão para ilustrar a ideia de escala ou, partindo do título, "o tamanho relativo das coisas no Universo". Se por um lado a sucessão de grandezas põe em evidência a abismal diferença entre o muito pequeno e o muito grande, é também possível pensar que o mesmo filme as coloca consecutivamente em igualdade: na tela, os quadrados têm afinal sempre o mesmo tamanho. 

A Figueiredo+Pena desenvolve projectos de diferentes programas, com as suas diversas escalas: do plano urbano ao projecto da habitação unifamiliar, do estudo da casa ao projecto do quarteirão, do desenho de peças de mobiliário à construção de equipamentos. Procurarmos a arquitectura no seu todo indivisível, não a sua especialização. Interessa-nos sobretudo a informação que os estudos sobre diferentes temas e escalas transportam e como contaminam os novos projectos. (www.figueiredo-pena.com)