Previous Next

Call for 1 research initiation scholarship

Até 23 de Setembro 2020

CONCURSO PARA 1 BOLSA DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO

(ref: CEAA/2020/BII/1)

 

EDITAL

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) no âmbito do Grupo de Investigação Arte e Estudos Críticos do Centro de Estudos Arnaldo Araújo, financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES no âmbito do Contrato Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D 2020-2023, assinado entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT, IP) e a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP) e do financiamento base ref. UIDB/04041/2020), nas seguintes condições:

Área Científica: Artes Visuais

Requisitos de admissão:

1. Estar matriculado/a numa licenciatura na área das Artes Visuais;

2. Bom nível de inglês falado e escrito.

Plano de trabalhos

1) Pesquisa e registo de informação no âmbito do projeto Tomate. Corpo. Trabalho. Pobreza (ESAP/2020/P54/SATH), especificamente no que respeita ao levantamento de bibliografia e organização de dados;

2) Apoio à produção e à prática curatorial de investigação, no âmbito do programa expositivo e da conferência internacional que integram o projeto;

3) O bolseiro deverá apresentar os resultados da sua investigação em reuniões regulares com a orientadora e num relatório final a entregar até um mês após a conclusão da bolsa.

Legislação e regulamentação aplicável:

Estatuto do Bolseiro de InvestigaçãoRegulamento de Bolsas da Cooperativa de Ensino Superior Artística do Porto (CESAP) aprovado pela FCT em 5 de maio de 2020.

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos Arnaldo Araújo da Escola Superior Artística do Porto, sob a orientação científica da Professora Doutora Maria Eduarda Dias Neves.

Duração da bolsa:

A bolsa terá à duração de 3 meses, com início previsto em Outubro de 2020. O contrato de bolsa poderá ser renovado por mais 3 meses, terminando impreterivelmente no fim de um total de 6 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a € 412,00 mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), acrescidos de seguro e Subsidio Social Voluntário. O pagamento será efetuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção:

1. A seleção dos candidatos será feita mediante avaliação curricular, na qual serão ponderados: (a) curriculum vitae (30%); (b) nível de inglês falado e escrito (20%); (c) carta de motivação para integrar o projeto na qual se refira a possibilidade de prossecução do trabalho em dissertação de mestrado (50%).

2. Caso persistam dúvidas na seleção dos candidatos após a avaliação curricular, o júri poderá marcar entrevistas aos candidatos melhor classificados.

3. Aos candidatos que sejam entrevistados será atribuída uma nova classificação para além da indicada inicialmente que vai basear-se na seguinte fórmula: Classificação final = 90% (avaliação dos dados referidos no ponto anterior) + 10% (entrevista).

Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri: Eduarda Neves

Vogal efetivo: Nuno Faleiro Rodrigues

Vogal efetivo: Maria Helena Maia

Vogal Suplente: Juan Luis Toboso Galindo

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

1. Os resultados da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, no site do CEAA, até 20 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas, sendo os/as candidatos/as notificados/as através de email.

2. Caso a decisão seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os/as candidatos/as tem um prazo de dez dias uteis, após a divulgação referida no número anterior, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.

3. Da decisão final referida no número anterior pode ser interposto recurso para o Conselho Científico do Centro de Estudos Arnaldo Araújo, no prazo de quinze dias uteis após a respetiva notificação.

4. Toda a comunicação referida nos pontos anteriores será realizada eletronicamente através do email ceaa.concursos@esap.pt.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

1. O concurso encontra-se aberto no período de 8 a 23 de setembro de 2020.

2. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: (a) Carta de motivação; (b) Curriculum Vitae; (c) certificado de matricula/inscrição em licenciatura no ano letivo 2020/21.

3. As candidaturas deverão ser entregues por via eletrónica para o endereço de email ceaa.concursos@esap.pt, até à data limite fixada neste edital, indicando no assunto: candidatura CEAA/2020/BII/1.

4. O/A candidato/a selecionado/a deverá apresentar o certificado de matricula/inscrição entregue, pessoalmente, durante o período das 10 às 13h00 ou das 14h30 às 17h00 morada a seguir indicada – Conselho de Direção da Escola Superior Artística do Porto, Largo de S. Domingos, 80, Porto (3º andar) – ou remetido por correio para o Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Escola Superior Artística do Porto, Largo de S. Domingos, 80; 4050-545 Porto. A apresentação do original do certificado é condição obrigatória para a realização do contrato.