Anterior Seguinte

ALEXANDRA BACHZETSIS - PRIVATE: WEAR A MASK WHEN YOU TALK TO ME

Auditório de Serralves 12 de Outubro
Alexandra Bachzetsis é uma das mais importantes coreógrafas da cena de dança europeia. O seu trabalho, que incorpora performance, dança e artes visuais, foi apresentado na Fondation Beyeler (Basileia, 2013), na Chisenhale Gallery (Londres, 2012), na Documenta 13 (Kassel, 2012) e, mais recentemente, na documenta 14, onde estreou mundialmente a peça "Private Song”, em Atenas e Kassel.
 
As peças Private: Wear a mask when you talk to me e Private Song serão apresentadas pela primeira vez no Porto, respetivamente no Auditório de Serralves e no Teatro Nacional de S. João, a convite de Serralves - Museu de Arte Contemporânea. 
 
Nas palavras de Paul B. Preciado – um dos principais pensadores no âmbito da política sexual e de género, colaborador de Bachzetsis nestes dois projectos – a peça PRIVATE Wear a mask when you talk to me, interpretada pela coreógrafa, pode ser considerada uma espécie de "peça-equipamento”, onde se explora a reprodução dos comportamentos quotidianos de género e identidade sexual. Trazendo a tradição coreográfica de Brown para o mundo tecno-barroco da cultura pop global, Private: Wear a mask when you talk to me é um relatório independente, com cinquenta e três minutos de duração, sobre o modo de produção do género e do desejo sexual através da repetição ritualizada de gestos físicos no seio do regime neoliberal.
Em PRIVATE há danças orientais de drag queens, exercícios de ginástica e de yoga ocidental que se transformam em poses futebolísticas e pornográficas, movimentos do treino teatral usado em publicidade e a repetição por adolescentes dos rituais de Michael Jackson.