Webmail |PT|EN
   
   
 
notícias
eventos
 
serviços escolares
portal do aluno
webmail do aluno
internet printing
 
informação escolar
alunos e docentes
antigos alunos
futuros alunos
 
qualidade|acreditação
comunicação
galeria de imagens
links
 
subscrever newsletter
  
 
 
 
PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas
23.ª edição
Candidaturas abertas

Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas | Candidaturas abertas
23.ª edição do Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas (PEJENE).
Iniciativa, organizada e promovida pela Fundação da Juventude em parceria com o IEFP, o IPDJ, o IAPMEI e a Companhia de Seguros Tranquilidade.
Destinários: Estudantes que se encontram a frequentar o penúltimo e último ano do ensino superior.

Para informações adicionais:
geral@fjuventude.pt


ESAP vai ter programa quizenal na RTP
ESAP - RTP Universidades
Canal 2

Na sequência de uma reunião realizada no passado mês de Junho nas instalações da RTP-Porto, em que estiveram representados a Direção Académica da ESAP e responsáveis pela RTP, informamos a comunidade académica que a CESAP/ESAP vai assinar um protocolo de colaboração que visa no imediato a integração da ESAP no espaço RTP UNIVERSIDADES, do canal 2. Assim, a ESAP irá produzir quinzenalmente um programa de 30 minutos, que visa mostrar as atividades realizadas no nossa instituição e, de forma mais alargada, a relação de envolvimento entre a ESAP e a cidade, com especial relevância na comunidade envolvente da zona histórica.

O projeto vai ser produzido e realizado por alunos e professores da área de Cinema e Audiovisual, sendo que o conteúdo de cada programa será definido por um conselho de redação a ser constituído brevemente. O conteúdo editorial de cada programa será da nossa inteira responsabilidade, cabendo-nos a definição da imagem gráfica, estrutura e conteúdo. O primeiro programa será produzido em Outubro e irá para o ar no início de Novembro. A emissão será à terça-feira com repetição ao fim-de-semana.
ESAP | NFC Constituição do Núcleo de Formação
ESAP
Setembro 2014

O ESAP | NFC (Núcleo de Formação Certificada da ESAP) é o serviço de apoio à Direção Académica da ESAP que coordenará a oferta de ações de formação de curta duração (AFCD) da ESAP.

O objetivo geral do ESAP | NFC é implementar ações de formação de índole vocacional e profissionalizante, de actualização de conhecimentos pós – secundários, de formação contínua, de especialização e de formação complementar, nas áreas artísticas e técnicas com elas relacionadas, com qualificação de nível 5 ou superior.

O ESAP | NFC é, assim, uma unidade de VET (Vocational Education and Training) que visa responder à Comunicação da Comissão Europeia 2012/669 de 20 de Novembro e à Recomendação Europeia 2009/C155/01 de 18 de Junho.

As ações do ESAP | NFC são certificadas (Artº4º da Portaria nº851/2010 de 6 de Setembro).

A Direção Académica da ESAP nomeou o arquitecto Jorge Vieira Vaz para Coordenador do ESAP | NFC.

Para mais informações ou esclarecimentos:
nucleodeformacao@esap.pt
Outro Prisma – Arquitectura reflectida – 2ª Edição

De 2 de Maio a 31 de Julho de 2015

 
Depois do sucesso da primeira edição, que contou com mais de 1.800 fotografias a concurso, a OASRN lança, no dia 2 de Maio, a 2ª edição do Concurso de Fotografia de Arquitetura “Outro Prisma”, no Instagram da OASRN -https://instagram.com/oasrn.

Esta iniciativa, aberta à participação de todos os interessados nos temas da arquitetura e fotografia, como arquitetos, estudantes de arquitetura, artistas, designers, fotógrafos, jornalistas, entre outros, decorre até ao dia 31 de Julho 2015.

O tema desta 2ª edição é “Arquitetura Refletida”: pretende-se que os participantes explorem, de modo artístico e criativo, os reflexos, descobrindo novos enquadramentos e novos prismas da obra arquitetónica.

O júri desta edição, responsável pela seleção das melhores fotografias, é composto pelo Dr. Bernardino Castro, Diretor do Centro Português de Fotografia, pelos fotógrafos José Campos e Inês D'Orey e pelos arquitetos Pedro da Rocha Vinagreiro e Renato Costa (representantes da OASRN).

À melhor fotografia será atribuído um prémio no valor de 500 euros. O júri pode também propor a atribuição até duas Menções Honrosas, sem valor pecuniário.

Para consultar o Regulamento aceda aqui

concurso 'Cria o vídeo promocional da Embaixada da Juventude'
Paredes

A ESAP passa a divulgar o concurso designado de "Cria o vídeo promocional da Embaixada da Juventude":
A Embaixada da Juventude é uma associação Jovem do concelho de Paredes (Porto) que surge na consequência de um projeto científico que teve como objetivo a caracterização do ponto de vista sociocultural e de saúde da população jovem de Paredes. A associação nasce com propósito de fazer frente aos problemas detetados através de um conjunto de atividades e projetos de intervenção específicos. A Embaixada da Juventude considera que os jovens são a força motriz do desenvolvimento e por isso, pretende apostar os seus recursos na promoção e capacitação desta população, capaz de expandir os seus resultados junto das outras gerações. Estamos convictos que com o desenvolvimento de um sentido embaixador em cada jovem, poderemos melhorar não apenas a qualidade de vida desse jovem, mas também da comunidade que o envolve. Uma vez que estamos em fase de afirmação, o nosso propósito mais imediato é cativar os jovens para que possamos no futuro realizar os nossos objectivos.
A Embaixada da Juventude está a promover um concurso designado de "Cria o vídeo promocional da Embaixada da Juventude" onde pretendemos envolver os jovens numa forma direta com a associação e premiar a sua capacidade de criatividade e mérito. Achamos que seria interessante envolver neste concurso várias escolas do concelho de paredes e de concelhos adjacentes. Convidamos à participação no nosso concurso. Para mais informações sobre o mesmo, podem aceder a:
https://www.facebook.com/events/1605127556396586/

PRÉMIO DE FOTOGRAFIA NOVO BANCO REVELAÇÃO

Submissão de candidaturas até 30 de Junho

 
O NOVO BANCO e o Museu de Serralves lançam a edição de 2015 do NOVO BANCO Revelação, iniciativa que distingue jovens criadores portugueses no campo da fotografia.


Destinatários
Serão admitidos a concurso no NOVO BANCO Revelação criadores de nacionalidade portuguesa, ou estrangeiros a residir em Portugal, com idade limite de 30 anos (à data de fecho das candidaturas, 30 de junho).

Prémio
A partir desta edição o prémio adota um novo formato, premiando anualmente um grande vencedor e incrementando o valor da bolsa de produção para 15.000 euros.

Fases do concurso
O formato renovado do NOVO BANCO Revelação conta com um júri internacional que será responsável por selecionar, numa primeira fase, quatro projetos de entre todas as candidaturas recebidas. Os nomes dos quatro criadores selecionados serão divulgados em julho e será publicado um catálogo com os seus trabalhos.
Numa segunda fase, o júri elege como grande vencedor do concurso, um dos quatro projetos inicialmente selecionados. O vencedor, que será divulgado em setembro, recebe uma bolsa de produção no valor de 15.000 Euros, e terá a oportunidade única de apresentar o seu trabalho numa exposição individual no Museu de Serralves, a inaugurar em novembro.

Consulte aqui o regulamento do concurso e faça download da ficha de inscrição.

Investigação: 17 Projetos ESAP 2015

Projetos de Investigação a decorrer em 2015

 
17 projetos de investigação foram selecionados para serem financiados por um júri maioritariamente externo e internacional. Os projetos vão decorrer no âmbito dos departamentos, secção autónoma e unidades de investigação que os financiam.

Projetos ESAP 2015:

ESAP/2015/P11/DAV – Hyper-instrumento: A.SO+VID. IR: Hugo Paquete. Área(s) Científica(s): Artes Plásticas; Multimédia
ESAP/2015/P12/DARQ – Referências de base para o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação de impacte de projectos urbanos no desenvolvimento da cidade – Fase 2. IR: Paolo Marcolin. Área(s) Científica(s):Urbanismo
ESAP/2015/P13/DARQ – Arquitectura Portuguesa do século XXI. Critérios metodológicos e operativos para uma selecção critica. IR: Michele Cannatà. Área(s) Científica(s): Arquitetura
ESAP/2015/P14/DAV – Representação Gráfica em Arquitectura no Século XX Pré-digital. IR: Jorge Cunha Pimentel. Área(s) Científica(s): Desenho
ESAP/2015/P15/CEAA – António Reis e Margarida Cordeiro: Um cinema geológico. IR: António Preto. Grupo de investigação: Estudos de Cinema
ESAP/2015/P16/DARQ – Projeto de sistema de fixação de revestimento para fachadas ventiladas. IR: Sérgio Mendes. Área(s) Científica(s): Construção e Tecnologias
ESAP/2015/P17/SATH – Correspondências. IR: Eduarda Neves. Área(s) Científica(s): Teoria e Critica da Arte
ESAP/2015/P18/SATH – A casa no cinema de Manoel de Oliveira. IR: Fátima Sales. Área(s) Científica(s): Teoria e Critica da Arquitetura¸ Teoria e Critica da Arte
ESAP/2015/P19/DARQ – Eficiência energética nos edifícios da CESAP/ESAP: projeto exploratório. IR: Joaquim Flores. Área(s) Científica(s): Arquitetura
ESAP/2015/P20/SATH – Espaços religiosos a partir do registo fotográfico. IR: Alexandra Trevisan. Área(s) Científica(s): História da Arquitetura; Teoria e Critica da Arquitetura
ESAP/2015/P21/SATH – Notícias de Arquitetura. Anos 60. IR: Maria Helena Maia. Área(s) Científica(s): História da Arquitetura; Teoria e Critica da Arquitetura
ESAP/2015/P22/DTC – Muito além do enquadramento – narração em fora-decampo e interseções concetuais no cinema de Canijo e Ozu. IR: M.F. Costa e Silva. Área(s) Científica(s): Cinema e Audiovisual
ESAP/2015/P23/DTC – O ator e o lugar teatral: fronteiras e expansão. IR: Né Barros. Área(s) Científica(s): Teatro
ESAP/2015/P24/SATH – Arquiteturas Dramáticas 2015. IR: Jorge Palinhos. Área(s) Científica(s): Teoria e Critica da Arquitetura; Teoria e Critica do Teatro.
ESAP/2015/P25/DAV – Fototipia e Gravura - impressão a tinta da imagem fotográfica. IR: Raul Rabaça. Área(s) Científica(s): Impressão
ESAP/2015/P26/CEAA - Notícias de Arquitetura, Anos 70. IR: Alexandra Cardoso. Grupo de investigação: Estudos de Arquitetura
ESAP/2015/P27/CEAA - Smart Plan (fase prévia) - Levantamento da matriz arquitetonica das palafitas fluviais em Portugal: oportunidades de valorização no âmbito das políticas urbanísticas. IR: Ana Lídia Virtudes. Grupo de investigação: Estudos de Arquitetura


Bolsas de Estudo 2015-2016
Escola Superior Artística do Porto
Apresentação de candidaturas a bolsa de estudo

A candidatura à atribuição de bolsas de estudo para o ano letivo de 2015-2016 pode ser apresentada:
• Entre o dia 25 de junho de 2015 e o dia 30 de setembro de 2015;
• Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;

A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de outubro de 2015 e 31 de maio de 2016, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.

O requerimento de bolsa de estudo para o próximo ano letivo para estudantes já registados poderá ser feito através do BeOn. Em simultâneo será possível através do Gabinete de Ação Social da ESAP efetuarem pré-registos no SICABE para estudantes que não estejam ainda registados.

A candidatura pode ainda ser submetida fora deste prazo nos períodos e condições definidos no artigo 28º do regulamento de atribuição de bolsas de estudo para estudantes do ensino superior.


Para mais informações consultar o separador Alunos e Docentes | Bolsas | Bolsas Ação Social.

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo (download)

Programa de Estágios Curriculares no Ministério dos Negócios Estrangeiros 2015-2016

Candidaturas até 15 de Setembro

O Instituto Diplomático já tem disponível para consulta as vagas para a realização de estágios curriculares no Ministério dos Negócios Estrangeiros no semestre que se avizinha (de Setembro 2015 a Março de 2016).

Estes estágios, não remunerados e ao abrigo de um protocolo com a instituição académica, terão candidaturas abertas até ao próximo dia 15 de Setembro, através do endereço estagios.idi@mne.pt.

Os interessados deverão consultar a página do
Instituto Diplomático para quaisquer esclarecimentos sobre os estágios e procedimentos de candidatura.
The Porto Sessions _ workshops
Rivoli Teatro Municipal do Porto
Em Setembro/Outubro

 
Inscrições abertas para os workshops de Benoît Lachambre, Mark Tompkins, Anna Nowicka e Meg Stuart.
Estes workshops integram o programa The Porto Sessions desenvolvido por Meg Stuart em colaboração com Ana Rocha. Toda a programação será anunciada brevemente.

01.09 - 04.09, 17h - 20h _inscrição: 80€
Benoît Lachambre :: Dynamics of weight, energy and empathy

No workshop, vamos explorar múltiplas camadas do corpo através de princípios de técnica release. Iremos percepcionar como é que sensações de transparência realçam a experiência de prazer, induzidas por uma consciência da circulação livre de energia pelo corpo e a sua constante relação com o exterior.
Neste processo vamos trabalhar a partir de imagens e do alinhamento para amplificar os sentidos e oferecer a cada um, uma maior força e maleabilidade na infinita construção de universos. Qual a importância do fluxo da energia através da textura do espaço e como é que este processo se torna elementar e necessário para as conexões existentes em todo o tipo de comunicação? Vamos procurar responder a estas questões através de abordagens induzidas de movimento, propondo a cada um participante uma compreensão livre de realidades transformativas.
Este workshop é dirigido a todos com experiência em movimento, e interessados em pensar o corpo nas suas múltiplas características e interesses, profissionais e não profissionais, indivíduos que estão interessados em explorar práticas de micro movimento como um recurso aberto a múltiplas percepções do mundo. Este trabalho exige um processo de concentração intenso e continuado, enquanto que ao mesmo tempo requer um despreendimento de expectativas para aceder ás constantes dinâmicas de redefinição de si próprio.

14.09 - 18.09, 10h - 14h _inscrição: 90€
Mark Tompkins :: A given space of time

Em improvisação, cada performer trabalha simultaneamente diferentes níveis de percepção: escutar, observar, sentir, agir, reagir a si próprio e aos outros. A arte de composição em tempo real reside na habilidade de cada performer permanecer transparente aos impulsos internos e externos, e de receber, processar e propor material num ininterrupto fluxo de respostas. Como evitar o sobrecarregar, permanecendo com uma atenção ativa, como não fazer nada e agir mesmo assim? Estas questões são dirigidas através de uma série jogos e partituras de improvisação que exploram e desenvolvem sensações e percepções, como o toque, a visão, a audição e o peso. Para criar uma maior precisão da nossa concentração interna e externa, vamos explorar noções de mudança, desapego, tempo simultâneo, ativo/passivo, centro/suporte e o papel do performer, testemunha e espectador.

14.09 - 18.09, 16h - 20h _inscrição: 90€
Anna Nowicka :: Dreamstates

O trabalho será focado na prática de consciência de sonhar consciente, e no tornar-se atento ao processo continuo de sonhar que acompanha a nossa existência consciente, permitindo o fluxo continuo de imagens para informar e formar o corpo, influenciar a sua presença e tornar-se o processador das acções. Iremos trabalhar com os sonhos noturnos de cada participante, incidindo sobre a estrutura destes para produzir mapas caleidoscópicos para explorar a criatividade. Aplicando procedimentos para abrir os sonhos e as ferramentas para mudança de perspectiva, nós vamos descobrir formas de desdobrar o corpo, expandindo-o em uma múltipla e continua entidade que de um modo despreendido desloca-se entre real e imaginário, ser e fazer, distância e proximidade. Sempre consciente do constante fluxo de impulsos e capaz de escolher qual seguir e incorporar. O objectivo do workshop é combinar modos intuitivos de criar com decisões coreográficas conscientes, de modo a induzir os performers para a conexão com os seus sonhos como formas potenciadoras dos recursos de conhecimento e fundamentos para criatividade.

21.09 - 25.09, 10h - 14h _inscrição: 120€
Meg Stuart :: Travelling inside

Neste workshop, a improvisação será usada como estratégia para explorar a memória do corpo, os seus estados físicos e emocionais. Vamos investigar as fronteiras entre saber e não saber, abstração e intenção, imagem e acção. Expandindo a nossa compreensão sobre vocabulário de movimento e as suas possibilidades, iremos viajar entre mundos energéticos, espaços da memória e paisagens emocionais. Vamos explorar acções singulares, para criar esculturas cinéticas colectivas. Ficções em movimento combinadas com trabalho físico irão tomar forma em cenários dentro e fora do estúdio, que se transformarão e deslocarão enquanto interagimos com outros. Nas diferentes partituras de improvisação, vamos procurar momentos de intimidade, transgressão e risco.
Nota: Para inscrição neste workshop é necessário que nos enviem uma pequena carta de motivação.

Todos os workshops irão decorrer no Rivoli Teatro Municipal do Porto.
Para os interessados em fazer mais que um workshop, temos um desconto de:
10% para inscrições em 2 workshops:
20% para Inscrições em 3 e 4 workshops:
Inscrições e mais informações: office@mezzanine.pt
Junto com a inscrição, enviem-nos uma pequena nota biográfica.



THE PORTO SESSIONS
01.09.2015 - 27.10.2015
Um programa desenvolvido por Meg Stuart em colaboração com Ana Rocha

Artistas Convidados Anna Nowicka, Benoît Lachambre, Christian Breuer, Cristina Planas Leitão, Gaëtan Rusquet, Giulia Paolucci, Hamish MacPherson, Jeroen Peeters, Jozef Wouters, Joana Von Mayer Trindade, João Costa Espinho, Mark Tompkins, Mariana Tengner Barros, Mor Demer, Michiel VandeVelde, Noha Ramadan, Varinia Canto Villa e Rodrigo Malvar.
Organização e Produção MEZZANINE
Co-produção Teatro Municipal do Porto
Em colaboração com Damaged Goods
Apoio Goethe-Institut Porto, Maus Hábitos, STCP e Metro do Porto
MEZZANINE é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura / Direcção-Geral das Artes
Meg Stuart/Damaged Goods é financiada por Flemish authorities e Flemish Community Commission.

Fashion People — Captar Tendências pela Cidade

Inscrições até 11 de Setembro

O “Fashion People – Captar tendências pela Cidade” é um Concurso Fotográfico integrado na Porto Fashion Week (PFW). Para além das categorias da edição anterior — Fotografia Profissional e Amadora — este ano é apresentada, a par das novas tendências, a categoria Instagram. Até 11 de Setembro, qualquer amante de fotografia maior de 18 anos e residente em Portugal, pode inscrever-se preenchendo a ficha de inscrição que se encontra no site www.portofashionpeople.com. Um painel de cinco notáveis nomes da Moda e da Fotografia determinarão os finalistas e vencedores de cada categoria.

Para mais informações consultar as condições de participação
aqui


PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE CONTEMPORÂNEA
Escola Superior Artística do Porto

 
Candidaturas 27 de Julho a 15 de Setembro 2015.
Mais informações: Clique aqui




UNESCO Salon Films Youth Video Competition 2015

até 15 de Setembro 2015 candidaturas

 
A Competição UNESCO – Salon Films Youth Video foi estabelecida em 2014 pela Salon Films em parceria com a UNESCO para desafiar a próxima geração a fazer parte do maior desafio do século XXI, o desenvolvimento sustentável.

O Desafio

Produzir um vídeo de 4 minutos no máximo em uma das duas seguintes categorias:

- Categoria I: uma reportagem pequena sobre um Projeto ESD
- Categoria II: um vídeo que explique um desafio a nível global no âmbito do desenvolvimento sustentável ou através de um meio específico como a reciclagem, gestão de água fresca, etc.

Quem pode participar?

Estudantes de todo o mundo podem participar no concurso. Os vídeos devem ser nomeados pela universidade do candidato e cada universidade só podem nomear até um máximo de três vídeos.

Prémios

Os vencedores de cada vídeo serão convidados a conhecer a sede da UNESCO em Paris na Universidade de la Terre a 4 e 5 de Dezembro de 2015. Os custos de deslocação de ida e volta a Paris, assim como os custos de alojamento, serão garantidos.
O vencedor também irá receber um troféu.

Para mais informações consultar os Termos e Condições do Concurso


XVIII Bienal de Cerveira
Vila Nova de Cerveira
17 de Julho a 18 de Setembro

“Olhar o passado para construir o futuro” é o tema da XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que irá decorrer de 17 Julho a 18 Setembro de 2015, para apresentar 300 artistas de 33 países, cerca de 500 obras de arte. Pretende-se a identificação dos saberes e tradições da região, para apresentar soluções de identificação contemporânea, conducentes a uma aposta no diálogo dos artistas criadores com a história e conhecimento dos meios onde se inscrevem geograficamente.
O formato, adotado desde a primeira Bienal, será mantido de acordo com o objetivo a que este evento se propõe desde 1978: um local de encontro, debate e investigação de Arte Contemporânea, num programa concertado com a vizinha Galiza e o Ensino Superior a nível Europeu.
O programa, ainda provisório, envolve assim: Concurso Internacional; representações de 13 Universidades, Escolas Superiores e Politécnicos das áreas artísticas, com apresentação dos departamentos de investigação artística e as produções de alunos e professores; Artistas Convidados nacionais e estrangeiros com curadorias nacionais e internacionais; Artistas Homenageados (Alcino Soutinho, Dacos e Eurico Gonçalves); Conferências e Debates; Ateliers e Workshops; Visitas Guiadas; espetáculos de luz e som interiores e exteriores; um Drive-in, entre outros.
De destacar, ainda, a participação da artista grega Danae Stratou, que apresenta um trabalho de vídeo com textos de Yanis Varoufakis e Margarida Reis que irá expor parte do seu notável trabalho artístico na área da tapeçaria.

Prémio Nacional da Animação 2015
CASA DA ANIMAÇÃO - ASSOCIAÇÃO CULTURAL
Inscrições até 18 setembro 2015

 
A CASA DA ANIMAÇÃO - ASSOCIAÇÃO CULTURAL promove, pelo terceiro ano consecutivo, o PRÉMIO NACIONAL DA ANIMAÇÃO (PNA) cuja edição de 2015 tem uma novidade: a criação de uma nova categoria – FILMES DE OFICINA – que visa reconhecer uma área da animação que está em crescimento e demonstra que a animação é um veículo privilegiado para o desenvolvimento cultural e artístico dos jovens.

Este prémio surge como forma de homenagear e reconhecer o mérito e a grande qualidade artística dos autores da Animação Portuguesa.
Os filmes poderão concorrer em três categorias: FILMES DE ESCOLA, FILMES DE PROFISSIONAIS e FILMES DE OFICINA e, ao serem nomeados, integrarão a programação da Festa Mundial da Animação 2015.
Todos os filmes nomeados concorrem simultaneamente ao PRÉMIO DO PÚBLICO que é atribuído a nível nacional pelo público presente nas diferentes sessões competitivas promovidas pelos parceiros no país.

O regulamento do PNA 2015 pode ser consultado
AQUI e as inscrições deverão ser apresentadas mediante o preenchimento deste formulário online.
XI Bienal de Pintura do Eixo Atlântico

Apresentação de obras até 28 de Setembro

Já se encontra aberto o concurso para a XI Bienal de Pintura do Eixo Atlântico. Poderão concorrer todos os artistas naturais e/ou residentes nas duas regiões, Galiza e Norte de Portugal, que integram o Eixo Atlântico, para o que devem anexar comprovativo.

Cada autor poderá concorrer apenas com uma obra de pintura, original e inédita, entendendo-se como tal uma obra que seja da sua exclusiva propriedade e que não tenha sido exposta nem apresentada anteriormente em nenhum outro certame ou concurso. Termo que se acreditará mediante declaração escrita no Boletim de receção da obra.

O processo de apresentação de obras a concurso termina a 28 de setembro. As inscrições devem ser feitas aqui.

Para mais informações consultar o Regulamento.
International Biennal Poster Design Terras Gauda – Competição Francisco Montecón 2015

Envio de trabalhos até 30 de Setembro 2015

 
A organização vinícola Terras Gauda e a Autoridade de Porto de Vigo são novamente os patrocinadores do prestigiado projeto de comunicação International Biennal Poster Design Terras Gauda – Competição Francisco Montecón 2015.

Com o intuito de estabelecer uma ligação permanente entre a competição e as cidades de Vigo e Galiza, os dois parceiros assinaram um acordo de colaboração que permitirá ao Porto de Vigo ser mais uma vez uma vitrina bienal para a arte internacional avant garde através de exposições anuais.

Os trabalhos devem ser enviados até 30 de Setembro para a morada das Bodegas Terras Gauda S.A.:

Carretera de Tui A Guarda, km 55 – O Rosal
36760 Pontevedra – Espanha

Todos os trabalhos carimbados até as 18h00 do dia 30 de Setembro serão submetidos no concurso.

Para mais informações consultar a página oficial da organização da competição.
Consultar Brochura (em Inglês)

Concurso de empreendedorismo Berlin Startup Calling 2015

Candidaturas abertas até 30 de Setembro de 2015

A empresa Visual Meta GmbH, criadora do portal de compras ShopAlike, abriu as candidaturas para o concurso de empreendedorismo Berlin Startup Calling 2015, que visa premiar ideias de negócio de estudantes universitários que não tenham sido implementadas. As candidaturas estão abertas até 30 de Setembro de 2015 e o ISCTE-IUL é uma das universidades parceiras da iniciativa.

Os estudantes interessados podem inscrever-se individualmente ou em grupo e a melhor ideia será premiada com 1000 euros para que possam lançar a sua carreira empreendedora.


O regulamento do Berlin Startup Calling 2015 está disponível aqui.

Exposição: COMO (...) COISAS QUE NÃO EXISTEM
Serralves - Museu de Arte Contemporênea
1 de outubro 2015

 
Inauguração da Exposição COMO (...) COISAS QUE NÃO EXISTEM
Uma Exposição a partir da 31ª Bienal de São Paulo

Para mais informações: clique aqui
 ver histórico 
 
Largo S.Domingos n. 80, 4050-545 Porto | T. 22 339 21 30 | F. 22 339 21 39 | geral@esap.pt | MAPA DE LOCALIZAÇÃO