Webmail |PT|EN
   
   
 
notícias
eventos
 
serviços escolares
portal do aluno
webmail do aluno
internet printing
 
informação escolar
alunos e docentes
antigos alunos
futuros alunos
 
qualidade|acreditação
comunicação
galeria de imagens
links
 
subscrever newsletter
  
 
 
 
Prémio ESAP de Artes Visuais 2016
Escola Superior Artística do Porto
Envio de portefólio até 17 de Junho de 2016

Informa-se a todos os interessados que o processo de candidaturas para o Prémio ESAP de Artes Visuais 2016 se encontra aberto.

Os candidatos deverão apresentar, até às 17h00 do dia 17 de Junho de 2016, o seu portefólio em formato papel ou digital, no qual terá de constar: curriculum vitae, imagens do trabalho, memória descritiva e outros elementos que permitam um melhor conhecimento do autor e da sua atividade artística.

A entrega dos portefólios poderá ser “em mão”, por correio tradicional ou eletrónico, para os seguintes endereços:

Morada: Largo S. Domingos n. 80, 4050-545 Porto
Endereço de e-mail do Conselho de Direção: conselhodirecao@esap.pt

Para mais informações consultar o regulamento completo do concurso em: imgs/mobilidade/regulamento_prémio_esap_de_artes_visuais_2016_.pdf
Candidaturas de Acesso
Escola Superior Artística do Porto
Ano Letivo 2016-2017

Comunica-se a todos os interessados que já estão disponíveis as Condições de Acesso aos cursos da ESAP para o ano letivo 2016-2017. As mesmas poderão ser consultadas no menú Futuros Alunos.

Mais se informa que de 25 de Maio a 1 de Julho se encontra aberta a 2ª Fase de inscrições para a frequência do ensino superior pelo regime dos Maiores de 23.

No que respeita ao Regime Geral,
a 1ª Fase de inscrições inicia a 11 julho e culmina a 12 agosto 2016

DPic: Arquitetura, Arte e Imagem – Utopia 500

Submissões até 31 de Julho de 2016

DPic: Arquitetura, Arte e Imagem – Utopia 500 é um concurso internacional de Desenho e Fotografia dirigido a estudantes de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos ou a jovens investigadores pertencentes a qualquer instituição de ensino superior e / ou investigação na Europa e no Mundo. O tema nuclear do concurso é a ideia de Utopia.

Poderão concorrer pessoas individuais, mas encorajamos a formação de equipas multidisciplinares; estas poderão ser compostas por indivíduos com diferentes perfis académicos, sendo contudo obrigatório que pelo menos um dos elementos esteja ligado ao universo da Arquitetura, das Artes Plásticas e da Imagem, esteja inscrito no ensino superior ou faça parte de um centro de investigação. Nenhum dos elementos deverá ter mais de 35 anos.

O desafio consiste na apresentação de dois desenhos / fotografias representando, na 1.ª folha (formato A3), um espaço da cidade tal como se encontra atualmente e, na 2.ª folha (formato A3), a visão utópica do que poderia lá ser construído, no futuro. É obrigatória a existência de pelo menos um dos dois modos de representação – Desenho e Fotografia -, não existindo nenhuma limitação relativamente às formas de manipulação e combinação destes dois modos, sendo permitida a colagem e a fotomontagem.

Regulamento

Prazo para submissões:
31 de Julho de 2016

Para mais informações: 
http://dpic.ccre-online.com/content/drawing-and-photography-international-contest?language=pt-pt
MANTOVARCHITETTURA 2016
Politécnico de Milão
Até 30 de Maio de 2016

FÁTIMA FERNANDES E MICHELE CANNATÀ, professores de projecto do Mestrado Integrado de Arquitectura da ESAP, abrem o programa do MANTOVARCHITETTURA que decorrerá até 30 de Maio.




Filme Estranha Ligação selecionado para concurso na III edição do Gardunha Fest
Gardunha Fest - Festival de Curtas Metragens
27 a 29 de maio 2016

 

Filme 'Estranha ligação', da aluna do curso de Cinema e Audiovisual da ESAP - Maria Ana Marques, foi seleccionado para concurso na III edição do Gardunha Fest.

Consultar a Brochura do evento: Clique aqui

Workshop Crítica de Cinema
Curtas Vila do Conde
Até 31 de Maio 2016

 
A história do cinema é já longa e centenária. Ao longo destes anos, o cinema conviveu com um discurso crítico sobre a sua própria condição. A crítica de cinema – primeiro alicerçada em publicações físicas como revistas e jornais – ocupou um lugar central na construção de um cânone sobre os discursos do cinema. Nos dias de hoje, a crítica está a sofrer uma mudança, sobretudo pela alteração do seu suporte: passando da imprensa física para a Internet, com a sua democratização, mas também com a sua banalização.
Este workshop vai de encontro à necessidade de formar novos valores da crítica de cinema, permitindo um diálogo entre gerações e uma plataforma para desenvolver uma discussão crítica sobre os filmes que são exibidos no Curtas Vila do Conde. O workshop será composto por duas fases: a primeira mais direcionada para uma aprendizagem dos diferentes modos de crítica e de diferentes modelos da história do cinema (através de masterclasses e conversas); e a segunda, em modo tutorial, para o acompanhamento do festival e a produção de textos. Este material produzido pelos participantes será publicado nas plataformas web do festival, assim como pelos parceiros de imprensa.

O workshop será orientado por tutores da equipa de comunicação do festival e por convidados de imprensa nacionais e internacionais.

Para mais informações e formulário de candidatura, clicar aqui.
14º Arouca Film Festival
Arouca Film Festival
Inscrições abertas até 31 de maio

 
De 9 a 11 de setembro terá lugar, em Arouca, a 14ª edição do Arouca Film Festival, um Festival Internacional de Cinema e Vídeo que acolhe e premeia os projetos mais criativos e inovadores no setor audiovisual, numa competição que acolhe filmes vindos de todo o mundo.


Vocacionado para uma competição internacional de curtas metragens o Arouca Film Festival assume-se com um dos eventos emergentes no panorama do cinema e das artes visuais reforçando, a cada ano que passa, a sua aposta em estimular a produção de novos projetos e produções cinematográficas independentes, atraindo e formando novos públicos, desenvolvendo e promovendo um gosto crescente pelo registo videográfico e pela produção cinematográfica.

As inscrições para o 14º Arouca Film Festival irão decorrer até ao próximo dia 31 de maio, neste que é um festival que ao longo de vários dias e nas suas várias secções competitivas estimula, apoia e premeia os novos projetos e produções cinematográficas independentes, projetando os melhores filmes que se produzem a nível mundial.
Inovação e criatividade são as palavras chave deste festival de cinema que irá decorrer em Arouca nos dias 9, 10 e 11 de setembro.

Regulamento e a ficha de inscrição disponíveis em: www.aroucafilmfestival.com
Para mais informações: aroucafilmfestival@gmail.com / www.facebook.com/aroucafilmfestival


Call Prémio Début a decorrer
Trienal de Lisboa e Millennium bcp
Candidaturas até 31 de Maio 2016

 
Encontra-se aberto o call internacional para o Prémio Début Trienal de Lisboa Millennium bcp. Até 31 de Maio, convidamos arquitectos com menos de 35 anos a submeterem a sua candidatura. Procuramos trabalhos extraordinários que estejam a impulsionar e a desafiar a disciplina da arquitectura.
O vencedor será convidado a apresentar o seu trabalho numa conferência na semana de encerramento da 4ª edição da Trienal de Lisboa e receberá um prémio de 5000 euros.
O prémio é atribuído por um júri internacional de destaque: Tim Abrahams (UK), Fernanda Bárbara (BR), Margarita Jover (ES), Tetsuo Kondo (JP), Luís Santiago Baptista (PT), André Tavares (PT) e Mimi Zeiger (US).

Consultar Regulamento
Formulário de Candidatura

Competição In My Shorts - Queer Porto 2016
Teatro Municipal Rivoli
Submissão de filmes até 3 de junho

Já se encontram abertas submissões para a nova competição“In My Shorts” do Queer Porto!

O Queer Porto abre concurso este ano a artistas e estudantes da Região Norte. A nova competição “In My Shorts” do Queer Porto - Festival Internacional de Cinema Queer vai selecionar um mínimo de 12 curtas-metragens ou trabalhos transdisciplinares de temática queer que serão apresentados na 2ª edição do Festival, que decorre de 5 a 9 de outubro de 2016.

A competição inclui ainda um programa formativo de workshops e master classes abertos a todos os participantes e público em geral, assim como atividades de networking. O júri, composto por três personalidades reconhecidas na área do cinema e da cultura queer, nomeará o trabalho vencedor.

São aceites filmes nos géneros de ficção, documentário, experimental ou animação; ou trabalhos transdisciplinares que tenham como base um objeto audiovisual (Ex: performance, instalação), produzidos em 2015 ou 2016, com duração máxima de 45 minutos. Os trabalhos deverão abordar temáticas ou estéticas queer.

A submissão de filmes deve ser feita deve ser preenchida onlineaté ao dia 3 de junho de 2016. São aceites trabalhos ainda em fase de pós-produção até essa mesma data.

Para mais informações aceder: http://queerlisboa.pt/

Contextile 2016 - Concurso Exposição Internacional
Cidade de Guimarães
De 30 de Julho a 16 de Outubro de 2016

A Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea convida todos os artistas, nacionais e internacionais, a apresentarem trabalhos artísticos a concurso para a Exposição Internacional competitiva, integrada na programação da sua 3ª Edição, Contextile 2016 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, a ter lugar na cidade de Guimarães, de 30 de Julho a 16 Outubro de 2016.

A Exposição Internacional competitiva deverá ser constituída por 50 obras de 50 artistas, escolhidas por um júri internacional, e que atribuirá também um Prémio de Aquisição e menções honrosas, no momento de inauguração da bienal. Os interessados podem concorrer com novas criações ou obras recentes, até 28 de Fevereiro de 2016, sendo aceites todas as expressões artísticas nas disciplinas das artes visuais.

As propostas e obras a concurso terão que ser em torno do elemento têxtil, pelo conceito, tema, construção, técnica ou material. Deverão ser obras de elevada criatividade, originalidade e competência técnica.

Os interessados podem concorrer com novas criações ou obras recentes,até 28 de Fevereiro de 2016, sendo aceites todas as expressões artísticas nas disciplinas das artes visuais.

REGULAMENTO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Para mais informações: http://contextile.pt/2016/
Drawing and Photography International Contest
CCRE
Candidaturas até 31.07.2016


DPic: Arquitetura, Arte e Imagem – Utopia 500 é um concurso internacional de Desenho e Fotografia dirigido a estudantes de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos ou a jovens investigadores pertencentes a qualquer instituição de ensino superior e / ou investigação na Europa e no Mundo. O tema nuclear do concurso é a ideia de Utopia.

Poderão concorrer pessoas individuais, mas encorajamos a formação de equipas multidisciplinares; estas poderão ser compostas por indivíduos com diferentes perfis académicos, sendo contudo obrigatório que pelo menos um dos elementos esteja ligado ao universo da Arquitetura, das Artes Plásticas e da Imagem, esteja inscrito no ensino superior ou faça parte de um centro de investigação. Nenhum dos elementos deverá ter mais de 35 anos.

O desafio consiste na apresentação de dois desenhos / fotografias representando, na 1.ª folha (formato A3), um espaço da cidade tal como se encontra atualmente e, na 2.ª folha (formato A3), a visão utópica do que poderia lá ser construído, no futuro. É obrigatória a existência de pelo menos um dos dois modos de representação – Desenho e Fotografia -, não existindo nenhuma limitação relativamente às formas de manipulação e combinação destes dois modos, sendo permitida a colagem e a fotomontagem.

O concurso é organizado por UTOPIA500, em parceria com scopio Editions, Projecto AAI e o grupo de investigação CCRE (CEAU-FAUP), sendo promotores o CETAPS, conjuntamente com a Associação Cultural Cityscopio, contando com o apoio institucional da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, da Escola Superior Artística do Porto e de Óbidos – Vila Literária.

O DPic /AAI/ UTOPIA500 vai de encontro aos objetivos definidos para os projectos AAI e
CCRE.


Mais informações e ficha de inscrição:  Clique aqui


Consultar Brochura: clique aqui 

Correspondências - III Exposição
Museu das Comunicações, Lisboa
Até 31 Julho 2016

A exposição de trabalhos de Amarante Abramovici, Covadonga Barreiro, João Vasco Paiva, Sérgio Leitão e Tânia Dinis continua 31 de Julho de 2016.

Organização: Projeto Correspondências (concepção e programação - Eduarda Neves)

Mais informações: Clique aqui

SALON YOUTH VIDEO COMPETITION
UNESCO Green Citizens
Candidaturas de 15 março a 1 setembro

 

SALON YOUTH VIDEO COMPETITION

Are you a student who has witnessed new educational practices in sustainable development and want to share? Or do you simply want to educate your fellow citizens to sustainable development?

Then join the Youth Video Competition !

2016 applications will be open from 15 March to September 1

More info: Click here
Download Brochure

 ver histórico 
 
Largo S.Domingos n. 80, 4050-545 Porto | T. 22 339 21 30 | F. 22 339 21 39 | geral@esap.pt | MAPA DE LOCALIZAÇÃO