Webmail |PT|EN
   
   
 
notícias
eventos
 
serviços escolares
portal do aluno
webmail do aluno
 
informação escolar
alunos e docentes
antigos alunos
futuros alunos
 
qualidade|acreditação
comunicação
galeria de imagens
links
 
subscrever newsletter
  
 
 
 
Realizadores da ESAP no Fantasporto
competição PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS - MELHOR FILME
2014

A ESAP esteve representada no Fantasporto 2014, na competição PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS - MELHOR FILME, com quatro filmes:

Monstro - Alex Barone - 10’
Liberdade Condicional - Pedro Crispim - 17’
Lázaro - Miguel Pinho - 15’
O Filho da Mãe - Gonçalo Loureiro - 14’ 30’’

Refeitório-Bar da ESAP
Edifício de Mouzinho da Silveira
Ementa Abril 2014

Informamos a comunidade escolar da ESAP sobre a ementa mensal do Refeitório-Bar da ESAP:

Ement
a Abril 2014 download



Programa COOPJOVEM
de apoio ao empreendedorismo cooperativo
http://www.impulsojovemportugal.pt/

Desenhado como um programa de apoio ao empreendedorismo cooperativo, o COOPJOVEM, integrado no programa Impulso Jovem <http://www.impulsojovemportugal.pt/>, surge como forma de incentivo ao desenvolvimento de uma cultura solidária e de cooperação, ao mesmo tempo que pretende facilitar a criação do próprio emprego pelos/as jovens e a definição do seu trajeto de vida.

Vamos poder encontrar no COOPJOVEM um conjunto de apoios aos/às jovens que vão desde a concessão de uma bolsa para o empreendedorismo cooperativo ao apoio técnico, com o objetivo de promover o alargamento das competências e capacitação na estruturação e no desenvolvimento do projeto cooperativo. Para além disso, vai também ser disponibilizada uma linha de crédito ao investimento, bonificada e garantida, que irá permitir a criação da cooperativa e a criação do próprio emprego.

Mais informações no sítio da
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social:
http://www.cases.pt/programas/coopjovem

Provedor do Estudante da ESAP
Prof. Doutor José Manuel Couto
Escola Superior Artística do Porto

Informamos todos os alunos da ESAP e restante comunidade escolar que no passado dia 23 de Março de 2012, tomou posse o Provedor do Estudante, Prof. Doutor José Manuel Couto.

Para contactar o Provedor: provedor@esap.pt
NOVA Webpage MIFEC
Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema
MIFEC 2013

Consulte a nova webpage da MIFEC - Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema em:

http://www.esap.pt/mifec/

ou clique no logótipo do evento disponibilizado na
homepage de www.esap.pt

Para informações adicionais sobre o evento: mifec@esap.pt

Protocolo com a SISCAD descontos 50%
SISCAD - Vila Nova de Gaia
calendarização

A Direcção Académica informa que, no âmbito do protocolo estabelecido entre a CESAP/ESAP e a SISCAD – Tecnologias de Informação Lda., a referida Empresa disponibiliza condições financeiras especiais, traduzidas num desconto de 50% sobre o P.V.P. (preço de venda ao público), para estudantes do Mestrado Integrado em Arquitectura da ESAP, em acções de formação em software Autodesk Revit Architecture.

Download da calendarização actual dos Cursos
.

As acções têm lugar nas instalações da SISCAD e ficam a cargo de um formador certificado. A SISCAD comunica à CESAP/ESAP, trimestralmente, o plano de acções de formação previsto. O referido plano de acções de formação trimestral é divulgado no menu Informação Escolar (alunos e docentes / avisos e circulares) da página Web da ESAP.
Os estudantes interessados em frequentar as acções de formação deverão comprovar, mediante a apresentação do respectivo cartão de estudantes ou do certificado de matrícula, a sua condição de estudante do Mestrado Integrado em Arquitectura, no momento da inscrição junto da SISCAD.

Para inscrições e informações:
e-mail: formacao@siscad.pt
tlf: 223773140

Contactos gerais:
SISCAD - Tecnologias de Informação Lda.
Rua Francisco Alexandre Ferreira, 113 4400-469 V.N. Gaia
e-mail: siscad@siscad.pt
web: www.siscad.pt
tlf: 223773140
fax: 223720668
Horários 2º semestre 2013/2014
Escola Superior Artística do Porto
já disponíveis


Informa-se a comunidade escolar da ESAP que os horários do 2º semestre do ano letivo 2013/2014 estão disponíveis para consulta na Portaria do Edifício de S. Domingos e na página web da ESAP, na seguinte localização:

www.esap.pt – menu informação escolar – submenu alunos e docentes – tópico Horários 2º semestre.
Oficina de Escrita 'Eis o Homem'
Teatro Carlos Alberto
18 Janeiro-22 Fevereiro 2014

A Direção da Licenciatura em Teatro - Interpretaçao e Encenação da ESAP informa a comunidade escolar e demais interessados, que Marta Freitas, docente da UC 'Atlelier de Drama e Escrita Teatral' da ESAP vai orientar a Oficina de Escrita 'Eis o Homem', com início previsto para o próximo dia 18 de Janeiro, promovida pelo Teatro Carlos Alberto com a coorganização 'Mundo Razoável' e 'TNSJ'.

Participação sujeita a
inscrição prévia através do nº 223401956 ou em www.tnsj.pt
EXPOSIÇÃO ANTOLÓGICA DA OBRA DE MARIA KEIL
Galeria Nave - Matosinhos
23 de Fevereiro a 19 de Abril

O Museu da Presidência da República solicita a colaboração da ESAP na seguinte divulgação, junto da respetiva comunidade académica e demais interessados:

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA INAUGURA EXPOSIÇÃO ANTOLÓGICA DA OBRA DE MARIA KEIL, EM MATOSINHOS

Local: Galeria Nave – Edifício da Câmara Municipal de Matosinhos
Datas: 23 de Fevereiro - 19 de abril
Horário:
Segunda a sexta-feira: das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Sábados: das 15h00 às 18h00.

Contactos: Museu da Presidência da República
Tel. 213614660 / E-mail: museu@presidencia.pt.

A exposição “de propósito – Maria Keil, obra artística” continua a itinerância por várias cidades do país. Depois de Cascais e Viseu, esta iniciativa do Museu da Presidência da República conta, nesta edição, com a parceria da Câmara Municipal de Matosinhos, que acolhe esta exposição. A inauguração terá lugar na Galeria Nave do Edifício da Câmara Municipal, no dia 22 de fevereiro.
Com base num recenseamento exaustivo da obra de Maria Keil, de oito décadas, esta mostra procura dar conta do percurso multifacetado da artista, que trilhou os caminhos da ilustração, do azulejo, do design gráfico, da pintura, do desenho, do mobiliário, da tapeçaria, da cenografia e dos figurinos. A qualidade, inovação e surpresa do seu trabalho conferem a Maria Keil um lugar indiscutível na História da Arte portuguesa do século XX.
“de propósito …” é a apropriação de uma expressão utilizada pela artista, por ocasião do seu 80º aniversário: “Faço 80 anos, sim e é de propósito”. A ironia subjacente em grande parte dos seus trabalhos, a desconstrução, a diversidade de abordagens e de suportes e a fuga a categorizações espelham bem a personalidade de Maria Keil e a reivindicação da sua liberdade criativa.


Contextile 2014 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea
Guimarães
até 23 Fevereiro 2014

A ESAP informa:

Após o reconhecido sucesso da 1ª edição em 2012, está a ser organizada a Contextile 2014 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, de 26 Julho a
11 Outubro de 2014, em Guimarães
, mantendo a mesma matriz conetual e artística: colocar o têxtil noutro contexto, a arte contemporânea.
A Contextile 2014 gostaria de convidar à participação na exposição internacional competitiva, que atribui um Prémio de Aquisição.

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL:
Inscrições até 23 Fevereiro 2014
Regulamento e mais informações em:
www.contextile.pt


Contextile 2014
bienal de arte têxtil contemporânea
contemporary textile art biennial
www.contextile.pt / bienal@contextile.pt

BC - Concurso para Seleção de Ideias e Projetos para Pré-incubação
Incubadora de Indústrias Criativas Bienal de Cerveira (IICBC)
até 28 de Fevereiro de 2014

A Fundação Bienal de Cerveira solicitou à ESAP apoio na divulgação, aos seus alunos, da terceira convocatória do Concurso para Seleção de Ideias e Projetos da Incubadora de Indústrias Criativas Bienal de Cerveira, pelo que informamos do seguinte:

A Incubadora de Indústrias Criativas Bienal de Cerveira (IICBC) acaba de lançar a terceira convocatória do Concurso para Seleção de Ideias e Projetos para Pré-incubação. O público-alvo são empreendedores que pretendam iniciar ou desenvolver projetos na área das indústrias criativas, em formato presencial, com duração de 6 meses.
No caso da empresa já se encontrar constituída e o projeto consolidado, a IICBC promove, ainda, mediante candidatura espontânea, a tipologia de Incubação, que diz respeito a projetos consolidados e com empresa constituída, com duração máxima de 3 anos, onde é disponibilizada uma área variável, entre os 22m2 e os 80m2.
Os domínios criativos a privilegiar são: pintura, escultura, desenho, gravura, serigrafia, fotografia, design (Web design, design gráfico, design de joalharia, design de moda, design de produto, etc.), arquitetura, antiguidades e restauro, artesanato, artes digitais, vídeo e audiovisual, cinema, software educacional e de entretenimento, conteúdos multimédia, entre outros, desde que se integrem no espírito da iniciativa.
A IICBC é espaço interdisciplinar de encontro e convergência criativa que visa prestar serviços e apoios de valor acrescentado aos empreendedores. A infraestrutura é contígua ao Fórum Cultural de Cerveira e integra oficinas, gabinetes, um openspace, uma sala de reuniões|formação, um auditório|espaço expositivo e a loja Bienal de Cerveira.

O prazo de candidatura termina a 28 de Fevereiro de 2014.

Formalização da Candidatura:
Para que um ou mais promotores se possam candidatar, deverão preencher os documentos que constam na página da Fundação Bienal de Cerveira e submetê-los pela mesma via.

Mais info e download de documentos -
bienaldecerveira.pt


Concurso de Design – Desenvolvimento de Design Inovador
Galp Energia
até 10 de Março de 2014 abertas inscrições

A ESAP informa:

A Galp Energia lançou o Concurso de Design – Desenvolvimento de Design Inovador para a nova pintura das Garrafas de Gás Butano da Galp Energia. O concurso é constituído por dois desafios, sendo que os candidatos poderão concorrer a 1 dos desafios ou aos 2 em simultâneo.

DESAFIO 1
Pretende-se que os candidatos apresentem propostas de design criativas, utilizando uma garrafa de gás butano da marca Galp, tendo para isso total liberdade artística, i.e. os candidatos poderão fazer uma intervenção artística e/ou plástica, na e/ou com a garrafa, podendo ser conjugados, nessa composição, outros elementos/componentes.

DESAFIO 2
Pretende-se que os candidatos apresentem propostas de design para a nova pintura das garrafas de gás butano, em duas versões: Lusa e Ibérica; i.e. não se pretende alteração à forma física da garrafa, mas sim, e unicamente, uma proposta de nova pintura a aplicar nas garrafas de gás que são utilizadas na distribuição de gás butano.

PREMIOS
1º LUGAR: €5.000 EUROS │ 2º LUGAR: €3.000 EUROS │ 3º LUGAR: €2.000 EUROS

PRINCIPAIS PRAZOS
Inscrições: de 6 de Janeiro a 10 de Março 2014.
Envio de propostas pelos candidatos inscritos ao DESAFIO 1: até dia 14 março.
Envio de propostas pelos candidatos inscritos ao DESAFIO 2: até 21 março.

CONTATOS GALP ENERGIA:
www.galpenergia.com
marketing.rd@galpenergia.com


PROJECTOS ESAP 2013
1ª fase do concurso
Resultados

A Comissão de Acompanhamento dos Projectos ESAP informa que foram selecionados na 1ª fase do concurso 2013 os seguintes projectos:

DARQ | Departamento de Arquitectura

ESAP/2013/P01/DARQ

Referências de base para o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação de impacte de projectos urbanos no desenvolvimento da cidade.
Investigador Responsável: Paolo Marcolin
Equipa: Joaquim Flores, João Cortesão + 2 Estagiários (ECI)
Consultores: Jorge Ricardo Pinto e José Rio Fernandes

ESAP/2013/P03/DARQ
Evolução tipológica da habitação popular na cidade do Porto. A freguesia de Campanhã como caso de estudo.
Investigador Responsável: Michele Cannatà
Equipa: Martinho Magalhães, Helder Pinto + 1 Estagiário (ECI)

DTC | Departamento de Teatro e Cinema

ESAP/2013/P02/DTC
Contributos para a identificação e contextualização do cinema de curta e média metragem rodado no Porto, durante os primeiros 10 anos do século XXI.
Investigador Responsável: António Costa Valente
Equipa: 3 estagiários (ECI)

A CASA ENCANTADA em Sintra
3º Festival Internacional de Artes Performativas PERIFERIAS
8 de Março às 21h30

A Direção de Curso de Teatro - Interpretação e Encenação informa que de 4 a 16 de Março está a decorrer em Sintra, o 3º Festival Internacional de Artes Performativas "Periferias".
No contexto deste Festival será promovido pela pela Companhia de Teatro Constantino Nery (Matosinhos), no dia 8 de Março, às 21h30 no Casino de Sintra, o projeto Projecto/performativo A CASA ENCANTADA, com encenação de Luísa Pinto e Dramaturgia de Roberto Merino.

A casa encantada é um Projecto/performativo com encenação de Luísa Pinto e Dramaturgia de Roberto Merino. Uma viagem por algumas salas do Casino de Sintra, num cruzamento entre o Teatro e Artes plásticas, vivenciando atmosferas diversas em cada cena. Trata-se também de uma instalação cénica a partir de cenografia e adereços de projectos anteriores. Aqui a palavra de ordem é recriar, tirar os objectos do seu contexto inicial e habitá-los de uma outra forma. O mesmo acontece com estas personagens retiradas de encenações anteriores e que surgem aqui numa nova dramaturgia habitando espaços diferentes do seu contexto inicial. Nesta criação encontram-se várias figuras das artes do século XX como Frida Kahlo, Luis Buñuel, Garcia Lorca, Salvador Dali entre outros que deambulam pelos espaços do Teatro numa perspectiva surrealista falando sobre temas comuns a todos nós, o amor, a obra, a vida e a morte.
PROJECTO PERFORMATIVO E ENCENAÇÃO: LUÍSA PINTO; DRAMATURGIA: ROBERTO MERINO; INTÉRPRETES: ISABEL CARVALHO, JOÃO COSTA E RUI DAVID; DIRECÇÃO MUSICAL: RUI DAVID; DESENHO DE LUZ: BRUNO SANTOS; ILUSTRAÇÃO, DESIGN E VÍDEO: MIGUEL SANTIAGO MIRANDA; COREOGRAFIA DO TANGO: GLADYS ZALAZAR E ÓSCAR ZALAZAR; PRODUÇÃO EXECUTIVA: HELENA LOZA; OPERAÇÃO DE LUZ: BRUNO SANTOS E JÚLIO FILIPE; TÉCNICOS DE SOM: FILIPE GONÇALVES E PEDRO LOPES MOREIRA; COORDENAÇÃO GRÁFICA: JOANA FILIPA; ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: ANA FERREIRA E JOANA FILIPA; CO-PRODUÇÃO: CINE- TEATRO CONSTANTINO NERY/CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS/TEATRO ART'IMAGEM

PERIFERIAS
(...) Três edições depois, as características fundadoras do Periferias revelam-se numa idiossincrasia que o tornam raro a nível do panorama artístico da região, do país e dos países de língua oficial portuguesa. Raro pela programação multidisciplinar; raro por assentar em protocolos de colaboração; raro por não se esgotar nos dias de programação, mas, paulatinamente, se ter vindo a estender, ao longo do ano, a intercâmbios, permutas e parcerias.
Com esta edição – onde a participação de representantes de países de língua oficial portuguesa é a mais elevada de sempre -, o Periferias reúne as condições para a entrada num novo ciclo.Um novo ciclo caracterizado por uma mais estreita colaboração e articulação de meios com a autarquia, num reconhecimento desta da importância do festival no calendário da oferta cultural em Sintra, e no reivindicar nessa oferta de mais um cunho próprio: o de “capital da língua portuguesa”. Um novo ciclo propício no aprofundamento das relações entre estruturas, que permitirá prosseguir por caminhos mais arejados de colaboração, como sejam as co-produções entre grupos participantes, e a troca permanente de dados entre festivais no âmbito da lusofonia. (...)
João de Mello Alvim, Director Artístico

“We Art Water Film Festival 2” - Edição 2013/2014
We Are Water Foundation
até 31 de Março de 2014 (24H)

A Direção do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP informa todos os interessados que está a decorrer o prazo para entrega de curtas-metragens da 2ª Edição do “We Art Water Film Festival”, organizada pela “We Are Water Foundation”, que terminará às 24h do dia 31 de Março de 2014.

As categorias e respectivos prémios a atribuir serão:

• Microdocumental: 2.500€ e uma câmara de vídeo.
• Animação: 1.500€ e uma câmara de vídeo.
• Instagram: 1.000€
• Público: 1.000€ (prémio a atribuir ao vídeo com mais “Likes” na página da Fundação)

Para mais informações, consultar o site do evento:
http://www.wearewater.org/es/edici%C3%B3n-2013-14_123901?utm_source=newsletter&utm_medium=email_filmutea_cast&utm_term=home&utm_campaign=4_followup


Protocolo CESAP/AEESAP - BUSILIS
Descontos aos alunos da ESAP
a partir de 30-12-2013

Informamos a comunidade estudantil da ESAP que, no seguimento da parceria estabelecida entre a CESAP e a Associação de Estudantes da ESAP com a BUSILIS, a partir de 30.12.13 a boutique gráfica concederá aos estudantes da ESAP, descontos de 20% sobre os preços unitários praticados na sua loja.

Beneficiarão do desconto acima indicado, os alunos da ESAP que invoquem essa qualidade, preencham na primeira compra uma ficha de cliente a ser fornecida pela BUSILIS (nome, nº aluno, contacto telefónico e email) e que no acto de aquisição dos produtos e/ou contratação dos serviços apresentem o respectivo cartão de estudante ESAP/BES ou o cartão da AEESAP/BPI.
Encerramento Pontual das Instalações da ESAP
Escola Superior Artística do Porto
17 à tarde, 19 e 21 de Abril


Avisam-se todos os interessados que na tarde do dia 17 de Abril, a partir das 13h00, e nos dias 19 e 21 de Abril (sábado e segunda-feira de Páscoa), as instalações da ESAP encontrar-se-ão encerradas.
PROJECTOS ESAP 2013
2ª fase do concurso
Resultados

Terminada a 2ª fase das candidaturas a Projetos ESAP 2013, a ESAP passa a acolher 10 novos projetos de investigação, selecionados pelo júri internacional nomeado para o efeito.

PROJETOS TRANSVERSAIS

Arquiteturas Dramáticas (ESAP/2013/P08/TRV)
Investigador Responsável: Jorge Palinhos
Equipa: Maria Helena Maia, 2 ECI
Entidade(s) parceira(s): Centro de Estudos Arnaldo Araújo e Companhia O Cão Danado
Áreas científicas: Arquitetura, Teatro, Teoria e Crítica de Arquitetura, Teoria e Crítica de Teatro

IEPPE, Intervenções no Espaço público – permanentes e efémeras - na cidade consolidada (ESAP/2013/P09/TRV)
Investigador Responsável: Susana Milão
Equipa: Sandra Antunes, Gonçalo Louro, Francisco Jesus, 1 ECI
Voluntariado: Alunos do 2º e do 5º ano do MIA + antigos alunos de APC
Entidade(s) parceira(s): não se aplica
Áreas científicas: Arquitetura, Artes Visuais, Design, TIC, Ciências Sociais e História da Arquitetura


DEPARTAMENTO DE ARQUITECTURA

Referências de base para o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação de impacte de projectos urbanos no desenvolvimento da cidade (ESAP/2013/P01/DARQ)
Investigador Responsável: Paolo Marcolin
Equipa: Joaquim Flores, João Cortesão, 2 ECI
Consultores: José Rio Fernandes e Jorge Ricardo Pinto
Entidade(s) parceira(s): The Academy of Urbanism (AoU), U.K.
Área científica: Urbanismo

Evolução tipológica da habitação popular na cidade do Porto. A freguesia de Campanhã como caso de estudo. (ESAP/2013/P03/DARQ)
Investigador Responsável: Michele Cannatà
Equipa: Martinho Magalhães, Helder Pinto, 1 ECI
Entidade(s) parceira(s): não se aplica
Área científica: Arquitetura


DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS

Desenho de Arquitetura no Século XX Pré-digital (ESAP/2013/P05/DAV)
Investigador Responsável: Jorge Cunha Pimentel
Equipa: Joana Couto, Miguel Moreira Pinto, 1 ECI
Entidade(s) parceira(s): Centro de Estudos Arnaldo Araújo
Área científica: Desenho

Perspetiva de criação de um Arquivo Web based para o IEPPE da ESAP (ESAP/2013/P10/DAV)
Investigador Responsável: Sandra Antunes
Equipa: Paulo Fernandes, Susana Milão, António Teixeira e 1 ECI
Entidade(s) parceira(s): não se aplica
Área científica: Design e TIC

DEPARTAMENTO DE TEATRO E CINEMA


Contributos para a identificação e contextualização do cinema de curta e média metragem rodado no Porto, durante os primeiros 10 anos do século XXI (ESAP/2013/P02/DTC)
Investigador Responsável: António Costa Valente
Equipa: 3 ECI
Entidade(s) parceira(s): não se aplica
Área científica: Cinema e Audiovisual

SECÇÃO AUTÓNOMA DE TEORIA E HISTÓRIA

Arte e Crítica (ESAP/2013/P04/SATH)
Investigador Responsável: Eduarda Neves
Equipa: Nuno Rodrigues, Susana Caló, Marta Rodrigues
Entidade(s) parceira(s): Centro de Estudos Arnaldo Araújo
Área científica: Teoria e Crítica de Arte

Participação Portuguesa no CIAM X (ESAP/2013/P06/SATH)
Investigador Responsável: Maria Helena Maia
Equipa: Alexandra Cardoso, 1 ECI
Entidade(s) parceira(s): Centro de Estudos Arnaldo Araújo
Área científica: História da Arquitetura

SECÇÃO AUTÓNOMA DE TEORIA E HISTÓRIA /CIÊNCIAS SOCIAIS

"Porque é que as pessoas fotografam?": Robert Adam e os fotógrafos contemporâneos (ESAP/2013/P07/SATH-CS)
Investigador Responsável: Francisco Jesus
Equipa: 1 ECI
Área científica: Ciências Sociais

 ver histórico 
 
Largo S.Domingos n. 80, 4050-545 Porto | T. 22 339 21 30 | F. 22 339 21 39 | geral@esap.pt | MAPA DE LOCALIZAÇÃO