Enquadramento

O Erasmus+ é o novo programa da UE 2014-2020 para a educação, formação, juventude e desporto

O Erasmus+ teve início no dia 1 de Janeiro de 2014. O Programa veio substituir os anteriores programas de financiamento da Comissão Europeia para as áreas da educação, formação, juventude e desporto, nomeadamente: o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, o Programa Juventude em Ação e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus. O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar e Atividades para jovens.

Uma nova abordagem ao financiamento na educação e formação

Uma nova estrutura foi proposta para o programa Erasmus+ para refletir a necessidade de uma maior simplificação e racionalização. Ao reunir uma gama de diferentes programas e iniciativas da Comissão Europeia espera-se que o seu programa de financiamento se torne mais eficiente e mais acessível. O Erasmus+ é um programa integrado, o que significa que ele é baseado em torno de Ações. Algumas atividades financiadas ao abrigo da Aprendizagem ao Longo da Vida e Juventude em Ação desaparecerão e outros foram/irão ser traduzidos na nova estrutura do Erasmus+.

O Erasmus+ é um programa simplificado de financiamento da UE para a educação e formação, juventude e desporto. As atividades baseiam-se em diferentes tipos de oportunidades, conhecidas como Ações, que são todos os projetos oferecidos pelo programa Erasmus+ agrupados em ações mais abrangentes. Cada ação representa um tipo diferente de projeto alinhado com uma determinada área.

Ações

  • Ação 1: Mobilidades Individuais para fins de aprendizagem
  • Ação 2: Cooperação para Inovação e Boas Práticas
  • Ação 3: Apoio à Reforma das Políticas
  • Atividades Jean Monnet
  • Desporto

Ação 1: A mobilidade individual para fins de aprendizagem oferece oportunidade para que os indivíduos possam melhorar as suas competências, aumentar a sua empregabilidade e ganhar consciência cultural. Esta ação é uma combinação dos projetos descentralizados executados pelas agências nacionais e os projetos centralizados geridos pela agência executiva da Comissão Europeia. Os detalhes completos de todos os projetos ainda não estão concluídos.

Mobilidade para alunos e colaboradores das organizações beneficiárias

Estes projetos de mobilidade permitirão aos beneficiários viajar para outro país participante, a fim de estudar, trabalhar, ensinar, fazer formação e desenvolver habilidades e competências profissionais.

Mais detalhes encontram-se descritos na página web da Agência Nacional (AN PROALV), fonte da informação aqui disponibilizada: www.proalv.pt/erasmusmais/index.php?lang=pt 

Informações úteis

Lista Parcerias Erasmus+: Download - PDF
Procedimento para a apresentação de uma nova parceria: Download - PDF
Versão .Doc do formulário para recolha de informações sobre a Universidade estrangeira a propor nova parceria: Download - DOC

Mobilidade de Estudantes para Estudos

No âmbito da Ação 1: Mobilidades Individuais para fins de aprendizagem, o Programa Erasmus+ oferece aos alunos de um estabelecimento de ensino superior a possibilidade de efetuarem um período de estudos com pleno reconhecimento académico (reconhecido como parte integrante do programa de estudos do seu estabelecimento de origem e de acordo com o disposto no Regulamento Interno da Instituição), num estabelecimento de outro país elegível para o Programa. Através desta experiência o aluno pode melhorar as suas competências, aumentar a sua empregabilidade e ganhar consciência cultural.

O aluno selecionado para realizar uma mobilidade ERASMUS+ terá sempre o estatuto de “Estudante Erasmus" e receberá a Erasmus+ Student Charter, que resume os seus direitos e deveres relativamente ao período de estudos e que explica os passos a seguir, previamente, durante e após a mobilidade.

No período de candidaturas a ser definido e divulgado em cada ano letivo pela Coordenação Erasmus da ESAP, os alunos da ESAP podem candidatar-se à mobilidade Erasmus. A candidatura é formalizada através do respetivo formulário de candidatura, disponibilizado durante o período de candidaturas na Secretaria (2º andar – S. Domingos) e nesta página web.

O formulário de candidatura deve ser devidamente preenchido e entregue na Secretaria (2º andar – S. Domingos), apenas durante o período de candidaturas definido para o efeito, juntamente com o Passaporte de Línguas EUROPASS devidamente preenchido e duas fotografias tipo passe originais (não serão aceites fotocópias ou digitalizações). 

Nota Importante: É obrigatório o preenchimento integral do formulário de candidatura, do Passaporte de Línguas EUROPASS e a entrega simultânea das duas fotografias tipo-passe originais. Perante o incumprimento deste procedimento, a candidatura do aluno será considerada incompleta e não seguirá para processo de seleção e seriação.

Aos alunos que apresentarem a sua candidatura serão aplicados os critérios de elegibilidade do processo de seleção e seriação definidos no Regulamento para Mobilidade de Estudos Erasmus da ESAP, disponível para consulta e download.

Os alunos que apresentarem a sua candidatura a uma mobilidade de estudos Erasmus, deverão aguardar por um contacto posterior da Coordenação Erasmus relativamente aos resultados do processo de candidatura, que será feito via e-mail, no prazo máximo de 15 dias úteis após a data de encerramento do período de candidaturas.

Informações adicionais

Candidaturas e regulamentação
Período de Candidaturas 2016-17: Não de encontra a decorrer


Fichas de candidatura
Licenciaturas: Disponibilizado durante o período de candidaturas
Mestrados: Disponibilizado durante o período de candidaturas

Outras informações e documentação

Passaporte de Línguas EUROPASS
Download do formulário - DOC
Download instruções preenchimento - PDF


Quadro Europeu comum de referência para as Línguas: Download - PDF
OLS – Online Linguistic Support: erasmusplusols.eu/pt/
Regulamento para Mobilidade de Estudos Erasmus+: Download - PDF


Qualquer esclarecimento ou informação complementar, deverá ser solicitado pelos alunos, exclusivamente por E-mail, para o endereço: erasmus@esap.pt

Mobilidade de Docentes – Missões de Ensino

IMPORTANTE: Consultar NOTA no tópico ENQUADRAMENTO, deste submenu da página web (Erasmus) sobre o novo Programa Comunitário 2014-2020 ERASMUS +

Esta rubrica de mobilidade designa a mobilidade de docentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) com o objectivo de ensinar numa outra IES parceira.

A mobilidade de docentes para missão de ensino pressupõe leccionação, por isso não é considerada missão de ensino a participação em júris de avaliação de trabalhos desenvolvidos por alunos.

A mobilidade de docentes para missões de ensino tem como objectivos:

  • - estimular as instituições de ensino superior a alargar e enriquecer o âmbito e os conteúdos dos cursos que oferecem;
  • - permitir a estudantes que não têm a possibilidade de participar num esquema de mobilidade, beneficiar dos conhecimentos e da especialização de pessoal académico de instituições de ensino superior e de pessoal convidado de empresas oriundo de outros países europeus;
  • - promover o intercâmbio de saber especializado e da experiência relativamente a métodos pedagógicos;
  • - criar elos de ligação entre instituições de ensino superior.

Outras informações e documentação

Período de candidaturas
Não se encontra a decorrer


Ficha de candidatura
Disponibilizado no período de candidaturas


Formulário de Programa Missão de Ensino
Disponibilizado no período de candidaturas


Informações gerais sobre esta rúbrica: Download - PDF


Para qualquer esclarecimento ou informação complementar, a Coordenação Erasmus solicita o envio de um e-mail para o endereço: erasmus@esap.pt


Mobilidade de Pessoal para formação

IMPORTANTE: Consultar NOTA no tópico ENQUADRAMENTO, deste submenu da página web (Erasmus) sobre o novo Programa Comunitário 2014-2020 ERASMUS +

Esta rubrica de mobilidade designa a mobilidade de pessoal administrativo de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e os seus objectivos são:

  • - permitir ao pessoal administrativo de instituições de ensino superior a aquisição de conhecimentos ou saberes especializados a partir de experiências e boas práticas no estrangeiro bem como de competências práticas relevantes para o desempenho das suas funções e para o seu desenvolvimento profissional;
  • - ajudar a construir a cooperação entre instituições de diferentes países.

Dado existir uma rúbrica de mobilidade específica para pessoal docente (STA) a ESAP privilegia no contexto desta rúbrica, salvo em situações contextualizadas de excepção, a mobilidade de pessoal administrativo não docente.

O pessoal administrativo, docente e não docente, que deseje realizar um período de mobilidade deverá candidatar-se nos prazos estipulados para o efeito, divulgados oportunamente pela Coordenação Erasmus.

Outras informações e documentação

Período de candidaturas
Não se encontra a decorrer


Ficha de candidatura
Disponibilizado no período de candidaturas


Formulário de Programa de Trabalho
Disponibilizado no período de candidaturas


Informações gerais sobre esta rúbrica: Download - PDF


Para qualquer esclarecimento ou informação complementar, a Coordenação Erasmus solicita o envio de um e-mail para o endereço: erasmus@esap.pt

Mobilidade de Estudantes para Estágio

O ERASMUS+ É O NOVO PROGRAMA DA UE 2014-2020 PARA A EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, JUVENTUDE E DESPORTO

O programa Erasmus+ contempla uma componente de bolsas para estágios de inserção profissional para os estudantes das instituições parceiras deste programa.

A partir de 2016/17, a ESAP passou a integrar esta componente do programa, atribuindo bolsas de três meses aos seus alunos para a realização de estágios em contexto profissional em empresas, instituições e outras entidades do espaço europeu, fora de Portugal.


Informações úteis
Carta Erasmus: Download - PDF

Funcionamento

Poderão candidatar-se a estas bolsas os alunos que frequentem qualquer um dos cursos de Licenciatura ou Mestrado da ESAP, ou que tenham concluído um destes cursos até 12 meses antes, só podendo ser abrangidos alunos que já tenham concluído totalmente o primeiro ano do respectivo curso.

Os estágios têm uma duração de três meses, e deverão estar concluídos até 30 de Setembro do ano respetivo.

As candidaturas realizam-se através do preenchimento e entrega de documentação própria, disponível nesta página e/ou nos Serviços Administrativos da ESAP (2º andar Edifício S. Domingos).

Os alunos candidatos poderão propor contactos de empresas (estrangeiras e dentro do espaço europeu), para o qual pretendam efectuar a sua mobilidade, ou poderão recorrer a um protocolo que eventualmente exista. Cada inscrição será analisada e ponderada individualmente pela coordenação Erasmus da ESAP, aplicando a generalidade das regras do regulamento interno da ESAP para a mobilidade de Estágios Erasmus de alunos, podendo as empresas aceitar ou recusar os candidatos que quiserem.

Qualquer informação adicional deverá ser solicitada por e-mail para: erasmus@esap.pt

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Aviso da abertura do período de candidaturas
Formulário de candidatura
Regulamento: Download - PDF