Enquadramento

Por consórcio Erasmus entende-se um conjunto de Instituições de Ensino Superior (IES) e de outras Organizações que trabalham em conjunto para promover a oferta quantitativa e qualitativa de estágios profissionais Erasmus a estudantes que estejam a frequentar o Ensino Superior.

O consórcio CAMKA, na área do Cinema e Multimédia, está associado ao Programa LLP/Erasmus e é um consórcio inter-regional criado em Portugal, que abrange geograficamente as regiões de Lisboa, Porto e Beira Interior e integra três Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas, designadamente: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (IES Coordenadora do Consórcio), a UBI - Universidade da Beira Interior e a ESAP – Escola Superior Artística do Porto.

Este Consórcio integra ainda como principais parceiros estratégicos, Organizações da área do Cinema, Comunicação e Multimédia e outras entidades cooperantes que sejam relevantes para o funcionamento do Consórcio.

Podem candidatar-se na ESAP, ao Consórcio CAMKA, os alunos do 2º e do 3º ano dos Cursos de Licenciatura em Cinema e Audiovisual (CAV) e em Design e Comunicação Multimédia (DCM) que preencham o requisito determinado pela Agência Nacional PROALV, isto é, alunos regularmente inscritos num destes dois Cursos da ESAP e que cumpram também os critérios de elegibilidade determinados no Regulamento Interno da ESAP para Mobilidades de Estágio de Alunos ao abrigo deste Consórcio. Todos os estudantes que formalizarem uma manifestação de interesse serão alvo de análise individual de candidatura.

Relativamente à duração da mobilidade Erasmus de estágio no Consórcio CAMKA, o período mínimo é de 3 meses (por exemplo: Julho, Agosto e Setembro), sendo que os estágios dos alunos da ESAP nunca poderão iniciar-se antes do dia 1 de Junho. Qualquer estágio realizado ao abrigo deste Consórcio deverá terminar até ao dia 30 de Setembro.

Anualmente é determinado e divulgado pela ESAP, o período de candidaturas à realização de um estágio Erasmus ao abrigo do Consórcio CAMKA. Essa divulgação é promovida nos locais habituais (placards de afixação de avisos nos edifícios da ESAP e neste submenu online).

A manifestação de interesse deve ser formalizada através do preenchimento e entrega de documentação própria, que durante o período de candidaturas é indicada e/ou disponibilizada neste submenu online. Toda a documentação solicitada deve ser entregue na Secretaria da ESAP (2º andar - S. Domingos) durante o respectivo horário de atendimento, no período de candidaturas definido para o efeito.

Salientamos que as manifestações de interesse são consideradas inscrições provisórias e condicionadas à aplicação do Regulamento Interno da ESAP acima mencionado e que está disponível para consulta e download neste submenu online (box cinzenta).

Os alunos que apresentarem a sua candidatura a uma mobilidade de estágio CAMKA, deverão aguardar por um contacto posterior da Coordenação Erasmus relativamente aos resultados do processo de candidatura que será feito via e-mail, no prazo máximo de 20 dias úteis após a data de encerramento do período de candidaturas.

Website do Consórcio CAMKA: camka.ulusofona.pt

Informações e Documentação

Período de candidaturas
Não se encontra a decorrer


Regulamento Interno da ESAP de Mobilidade de Estágio CAMKA: Download - PDF

Documentos de Candidatura

01 - Formulário de Candidatura: Disponibilizado no período de candidaturas
02 - Declaração de Robustez: Download - DOC
03 - CV Europass: PT download | EN download
04 - Passaporte de Línguas: PT Europass | EN Europass
05 - Carta de Motivação (redigida em inglês)
06 - Portfolio digital *
07 - Duas Fotografias Tipo Passe originais (não são aceites cópias nem digitalizações)
08 - Fotocópia do Cartão de Contribuinte (NIF)
09 - Fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão
10 - Comprovativo emitido pelo Banco com identificação de: NIB, nome do 1º titular e morada do Balcão a que pertence a conta bancária

Informação auxiliar de candidatura

* Portfolio, preferencialmente nos formatos pdf., website, Youtube/Vimeo. Trabalhos audiovisuais (até 15 min. de performance)

Importante: ENVIAR O PORTFOLIO PARA O ENDEREÇO: erasmus@esap.pt E DEPOIS IMPRIMIR O E-MAIL DO ENVIO PARA entregá-lo como comprovativo no ato da candidatura, juntamente com os restantes documentos.

Qualquer esclarecimento ou informação complementar, deverá ser solicitado pelos alunos, exclusivamente por e-mail, para o endereço: erasmus@esap.pt