Webmail |PT|EN
   
   
 
notícias
eventos
 
serviços escolares
portal do aluno
webmail do aluno
internet printing
 
informação escolar
alunos e docentes
antigos alunos
futuros alunos
 
qualidade|acreditação
comunicação
galeria de imagens
links
 
subscrever newsletter
  
 
 
 
 
 
2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014
Participação do Diretor Académico da ESAP no Simpósio “Cinematic Representations of the Body / World in Crisis”
Universidade de Meiji - Japão
12 a 16 de Janeiro 2012

Por convite da Universidade de Meiji, Japão, o Diretor Académico e Professor da Licenciatura e do Mestrado de Cinema da ESAP, M. F. Costa e Silva, participou no Simpósio “Cinematic Representations of the Body / World in Crisis” que teve lugar em Tóquio entre 12 e 16 de Janeiro com uma comunicação intitulada “The absence of the body and the catastrophe of impotense in Portuguese cinema”.
No contexto da mesma viagem e com o objetivo de incrementar a necessária internacionalização da ESAP dando assim seguimento às recomendações de internacionalização das instituições universitárias, o Diretor Académico visitou outras escolas artísticas universitárias, em Tóquio e Pequim, com o objetivo de estabelecer protocolos bilaterais de colaboração entre a ESAP e essas instituições.
Residência Artística 2011-12
Licenciatura em Artes Plásticas e Intermédia
até 13 de Janeiro 2012

A Direção da Licenciatura em Artes Plásticas e Intermédia está a promover um concurso para uma Residência Artística na área da Impressão, no ano lectivo 2011/2012, destinado a Licenciados em Artes Plásticas da ESAP.
As candidaturas deverão dar entrada no Secretariado das Direcções de Curso da ESAP (Edifício Mouzinho | 2.º Andar) entre os dias 2 e 13 de Janeiro, durante o horário de expediente.

Regulamento download

Para mais informações:
api@esap.pt
Apresentação de Filmes de Regina Guimarães
Aula Aberta_UC Modelos Alternativos de Produção
23 de Janeiro às 17h

O Prof. Doutor António Preto, docente da unidade curricular (UC) Modelos Alternativos de Produção, do Mestrado em Realização - Cinema e Televisão, convida toda a comunidade escolar a descobrir, ver ou rever uma seleção de filmes de Regina Guimarães, uma das mais relevantes videastas do nosso país.

A apresentação dos filmes e a conversa com a sua autora decorrerão no dia 23 de Janeiro às 17h, na Sala de Atos da ESAP (Edifício S. Domingos), no âmbito desta unidade curricular, sendo esta aula aberta à participação de todos, à comunidade académica e à cidade.
Este evento conta com o apoio do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP em conjunto com a Direção do Mestrado em Realização – Cinema e Televisão da ESAP.


FILMES A APRESENTAR
As Visões da Santa, 1989
O Rapto da Europa, 1996
Tronco e Nu, 2007
Antónia, 2007
Ângulo Morto, 2010


REGINA GUIMARÃES – Breve Biografia
Regina Guimarães nasceu no Porto, em 1957. A par dos seus poemas, publicados em raras edições de natureza confidencial, tem desenvolvido trabalho na áreas do Teatro, da Tradução, da Canção, da Dramaturgia, da Educação pela Arte, da Crítica, do Vídeo, do Argumento, da Produção. Foi docente da FLUP, na ESMAE e na ESAD. Foi directora da revista de cinema A Grande Ilusão. É presidente da Associação Os Filhos de Lumière, programadora do ciclo permanente O Sabor do Cinema no Museu de Serralves. Integrou o colectivo que, a par de outras actividades reflexão e criação, publicou o jornal PREC. É co-fundadora do Centro Mário Dionísio - Casa da Achada. Com Ana Deus, fundou a banda Três Tristes Tigres. Trabalhou para o colectivo Clube dos Nadadores de Inverno, para o Osso Vaidoso, para os Clã. Realizou inúmeras experiências em torno da palavra dita e cantada. Tem orientado oficinas de escrita e de iniciação ao cinema. Aspira a estar em todo o lugar onde haja uma luta justa a travar. Vive e trabalha com Saguenail desde 1975. Hélastre é o signo da sua obra comum.

Encontro com o Butoh “Espontaneidade na disciplina e disciplina na espontaneidade
Aula aberta de dança criada no Japão em 1959
30 de Janeiro às 15h

A Direção da Licenciatura em Teatro-Interpretação e Encenação da ESAP informa todos os interessados que no dia 30 de Janeiro entre as 15h e as 17h na Sala de Movimento (Edfíficio de Belomonte), vai-se realizar uma Aula Aberta intitulada Encontro com o Butoh (Dança criada no Japão em 1959) “Espontaneidade na disciplina e disciplina na espontaneidade”.
A referida Aula Aberta será promovida por Sven Wu Weii,Terapeuta, Coreógrafo, Performer. Tratando-se de uma aula demonstrativa, prática e teórica, recomenda-se o uso de roupa de trabalho.

Participação sujeita a inscrição prévia (máximo 20 participantes)
Para informações contatar: teatro@esap.pt

Sven Wu Weii,Terapeuta, Coreógrafo, Performer
sven.wu.wei@gmail.com *Sven Wu Wei @ facebook, youtube & vimeo

Prémio Jameson Empire Awards 2012 - Done in 60 seconds
pela primeira vez aberto a participações portuguesas
até 20 de Janeiro 2012

Informamos todos os interessados sobre o prémio mais rápido da história “Done in 60 seconds” que regressa para a sua 5ª edição no "Jameson Empire Awards 2012” e é, pela primeira vez, aberto a participações portuguesas.
Todos os concorrentes têm apenas um minuto para ganhar e ter o seu momento de glória na Gala “Jameson Empire Awards” em Março de 2012 em Londres!

As candidaturas estão abertas até dia 20 de Janeiro e o regulamento está disponível em:
http://www.jamesonempirediss.com/
As candidaturas serão avaliadas pelo júri nacional até dia 14 de Fevereiro, data em que será anunciado o grande vencedor português. O júri nacional é constituído pelos mesmos jurados que o Shortcutz Festival de Curtas.

“Done in 60 seconds” é a competição onde participantes de todo o mundo – e a partir de agora também de Portugal - são desafiados a recriarem os grandes clássicos do cinema em não mais que 60 segundos. Um desafio a soltar o génio que existe em cada cinéfilo, espremê-lo até à sua essência mais pura e criar uma nova obra de arte com um período mais curto do que uma cena de comédia num filme de terror. Afinal, 90% da maioria dos filmes é um desperdício de tempo, pois é possível prever com relativa facilidade o que irá acontecer a seguir! Há segundos que cheguem num minuto para derrotar o vilão, engatar a miúda e irem juntos apreciar o pôr-do-sol...
Para participar na competição deste ano, habilitar-se a ganhar o "Done in 60 Seconds" e participar na grande Gala das Estrelas na Cerimónia dos "Jameson Empire Awards" em Março de 2012, basta desafiar alguns amigos, pegar numa câmara de filmar, escolher o filme, o elenco e o local... e começar a filmar a mais curta das curtas metragens! O entusiasmo só pode durar 60 segundos!
Depois de finalizado, o filme deverá ser submetido a aprovação e se cumprir todas as regras do regulamento ficará imediatamente disponível em www.jamesonempirediss.com e no Canal de Youtube do “Jameson Empire Done in 60 Seconds”.

O vencedor de Portugal ganha uma viagem até Londres para a Final Internacional do "Done in 60 Seconds", no dia 23 de Março, onde competirá com os restantes candidatos de todo o mundo. Um painel internacional de juízes irá escolher, de entre todos, os cinco nomeados "Done in 60 Seconds" que irão participar na gala "Jameson Empire Awards" no domingo, dia 25 de Março de 2012, no Grosvenor House Hotel, em Londres, onde será anunciado o vencedor e apresentado o vídeo que lhe granjeou o prémio, vídeo que será visto e aplaudido pelas celebridades mais reconhecidas do mundo do cinema.
O grande vencedor terá ainda a oportunidade única e inesquecível de passar algum tempo com um reconhecido cineasta para partilhar ideias e o dia-a-dia de um verdadeiro profissional de cinema!


Para mais informações, contactar:
Leadwide – Raquel Cordeiro
T: 21 351 37 20
raquel.cordeiro@leadwide.pt



CALL FOR PAPERS #UM arquitectosubúrbio
revista estudoprévio
até 31 de Janeiro 2012

Informamos todos os interessados que a revista estudoprévio partilha conhecimento através da palavra escrita e também através da palavra dita. A revista está recetiva à partilha de artigos inéditos através do seu sistema de call-for-papers.

Os artigos para o CALL FOR PAPERS #UM arquitectosubúrbio devem ser submetidos até 31 de Janeiro.

Por volta dos anos 80, em Portugal, assistiu-se à mudança de paradigma de atração das cidades, passando da fase centrípeta (onde a cidade atraía as pessoas para o seu centro) para uma fase centrífuga (onde a cidade se expandiu num movimento horizontal e disperso).Desde então, até aos dias de hoje, verifica-se que muitos desses subúrbios cresceram sem plano e sem nenhuma ambição de ordenamento do território, o que resulta num território expandido, disperso e descoordenado.
Apesar do esforço de algumas iniciativas para a resolução de várias zonas periurbanas, a verdade é que a maior parte resultou em arranjos pontuais de algumas cidades médias e não apontou nenhuma resolução para a desconectividade dos vários pólos suburbanos, ainda dependentes da cidade-mãe. A figura do planeador – seja ele urbanista ou arquiteto – está frequentemente distante de qualquer discussão sobre os subúrbios, resultando na produção de instrumentos de gestão territorial sem“conceito”, o que resulta numa sobreposição de instrumentos que não ajudam a resolver efetivamente os problemas, criando contradições crescentes.
Mesmo em termos de produção arquitetónica, são poucos os arquitetos autores que recebem encomendas situadas nos subúrbios, gerando um mito profissional de que “não dá para fazer nada de jeito” sem ser nas cidades – excluindo, é claro, casas de férias ou de fim de semana, em espaços bucólicos.No entanto, exemplos como o dos franceses Lacaton e Vassal deixam entrever novas soluções e oportunidades de trabalho, promovendo respostas inovadoras para lidar com problemas contemporâneos.
No próximo número, pretendemos debater este tema apelando à redação de artigos que promovam uma reflexão sobre questões como as seguintes:
Que posição deveria ter o arquiteto perante os subúrbios?
Serão os subúrbios os novos territórios de oportunidades de trabalho para os arquitetos?
Estarão as novas comunicações digitais a alterar a relação entre cidade e subúrbio?
Que trabalhos de investigação estão a ser desenvolvidos nas várias áreas do saber que trabalham sobre o território que podem contribuir para uma prática arquitetónica capaz de responder ao desafio dos subúrbios?
Que exemplos de boas práticas interdisciplinares podemos ter como referência nesta matéria?


OS ARTIGOS DEVEM SER SUBMETIDOS ATÉ 31 DE JANEIRO, SEGUINDO AS NORMAS SEGUINTES:
-São aceites casos de estudo, trabalhos de investigação e/ou artigos de natureza científica;
- Conteúdos inéditos e escritos pelo próprio, não devendo lesar direitos de autor;
-Línguas aceites: Português, Espanhol e Inglês;
-Máximo de 15 páginas A4;
-Texto em formato editável (.doc), Arial 12, sem formatações;
-Notas de rodapé não podem ser criadas automaticamente e devem estar no final do artigo;
-Referências bibliográficas segundo a Norma Portuguesa NP405,
ex.: LEBORG, Christian– Visual Grammar. New York: Princeton Architectural Press, 2006. ISBN 13: 978-1-56898; -Imagens anexas ao documento Word e não dentro deste, em formato .jpg (300dpi);
-Anexar um resumo do artigo em português e/ou em inglês – até 1000 carateres;
-Três a cinco palavras-chave na língua do artigo e/ou em inglês.
-O artigo deve ser acompanhado de uma fotografia de cada autor, nome completo, website, e-mail, atividade profissional e resumo curricular de meia pagina A4 (apenas para autores que fazem a primeira proposta);
- Guarde todos os ficheiros numa pasta, compacte-a em .zip ou .rar e envie por e-mail para: estudoprevio@ual.pt

Para mais informações:
www.estudoprevio.net
Barco Negro e Pinóquio_apresentação de trabalhos
Aula Aberta_UC Teatro de Formas Animadas
10 Fevereiro às 12h

A Direção da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação e a Direção da Licenciatura em Animação e Produção Cultural convidam a comunidade escolar da ESAP e demais interessados a assistir à Aula Aberta da unidade curricular de Teatro e Formas Animadas que decorrerá no próximo dia 10 de Fevereiro, às 12h, na sala do 2º andar do Edifício da ESAP no Largo de S. Domingos nº 63.
A referida Aula Aberta, sob a orientação do docente Marcelo Lafontana consistirá na apresentação dos trabalhos Barco Negro e Pinóquio.

Para mais informações: cursos@esap.pt

International Conference SURVEYS ON VERNACULAR ARCHITECTURE. Their significance in 20th century architectural culture
CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo (FCT uRD 4041)
até 24 Fevereiro Call for Papers

International Conference
SURVEYS ON VERNACULAR ARCHITECTURE. Their significance in 20th century architectural culture

May 17-19, 2012
CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo (FCT uRD 4041)
Escola Superior Artística do Porto
(ESAP), Porto, Portugal
http://architecturalsurveys.wordpress.com/

A survey on vernacular architecture, entitled Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa [Survey on Regional Architecture in Portugal] was promoted by the Architects’ Union between 1955 and 1960. It benefited from official government support and was conducted by some of the main modern architects. It come out as a two volume book – Popular Architecture in Portugal – published in 1961 and reprinted in 1979, 1988 and 2004.
Taken from the outset as being able to provide “the basis for an honest, active and healthy regionalism” (Keil do Amaral, 1947), the Survey, and the book it prompted, had great influence on Portuguese architectural culture. As it was accomplished in an historical turning point, when some of the principles of Modern Movement were being critically reviewed both nationally and internationally, the Survey’s outcomes encouraged modern architects to recover national history and tradition.
Moreover, the Portuguese Survey on vernacular architecture constitutes a remarkable register of the ancient rural country at the exact moment it was about to disappear. This fact would also guarantee its importance to other fields of study, such as anthropology, history, and photography.
In association with an ongoing research project Popular Architecture in Portugal. A critical look (FCT: PTDC/AUR-AQI/099063; COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-008832), this conference aims to understand the Portuguese case in the international cultural context and discuss the background, conditions, methodologies, published results, effects and the significance of such kind of surveys in the 20th century architecture and architectural thought.

Proposals for papers should consider the following elements:

• Title of the proposal
• Applicant’s identification (name, institution, country, position and email)
• Abstracts (should not exceed 300 words).
• Short curriculum vitae (should not exceed 300 words)
All proposals must present original research, and must not have been previously published. Presentations should be no longer than 20 minutes and the official language of the conference is UK English.
Proposals must be sent in word (.doc format) by email to surveysonvernaculararch@gmail.com

Conference Schedule:
Deadline for abstract submission February 24, 2012
Notification of acceptance of abstract March 12, 2012
Deadline for full paper submission April 26, 2012
Registration May 2, 2012
Conference May 17-19, 2012

Conference Registration Fees: 175 Euros
The conference fees will include lunches, opening cocktail , coffee breaks and seminar package with conference proceeding.

Publication Proceedings:
Conference papers will be published in the conference proceeding CD with ISBN.
The guidelines for full paper will be sooner available. To make it easier for authors the document for author guidelines may be used as a template. It is crucially important to know that only papers formatted according to the guidelines can be accepted for publication. The other condition for publication is that at least one author of the paper is registered for the conference.
Additionally, a signed “copyright license agreement” form must be sent at the same time of the paper submission.
After de conference, a selection of papers strictly related with the theme of our research project, will be chosen for an edited peer review book.
The authors of the selected papers may have some revisions to be made upon the reviewer(s) comments.

Conference Organizing Committee:
Alexandra Cardoso, Joana Cunha Leal e Maria Helena Maia
This conference is co-funded with FEDER funds by the Operational Competitiveness Programme – COMPETE and national funds by FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia within the project Popular Architecture in Portugal. A critical look (FCT: PTDC/AUR-AQI/099063; COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-008832)
Horários 2º semestre 2011-12
Escola Superior Artística do Porto
já disponíveis

Informa-se a comunidade académica da ESAP que os horários relativos ao 2º semestre do ano letivo 2011/2012 estão afixados nas Portarias de S. Domingos / Belomonte e disponíveis para consulta e download em:

www.esap.pt
(menu Informação Escolar - sub menu Alunos e Docentes - tópico Horários 2º semestre).

Base de Dados 'EBSCO Publishing - Arts & Architecture Complete'
Biblioteca da ESAP
acesso experimental 1 mês

A Direção Académica informa a comunidade escolar da ESAP que durante 1 mês é viabilizado um acesso experimental grátis à Base de Dados "EBSCO Publishing - Arts & Architecture Complete", que permite o acesso em texto integral a documentos de caráter académico e científico na área das Artes e Arquitetura.

Para saber como aceder de forma experimental à referida Base de Dados contacte a Biblioteca da ESAP:
biblioteca@esap.pt / Edifício Belomonte/Comércio do Porto



Base de Dados 'Web of Knowledge - Web of Science: Arts & Humanities Citation Index 1975-present'
Biblioteca da ESAP
acesso experimental 1 mês

A Direção Académica informa a comunidade escolar da ESAP que durante 1 mês é viabilizado um acesso experimental grátis à Base de Dados 'Web of Knowledge - Web of Science: Arts & Humanities Citation Index 1975-present' da Thomson Reuters, que permite o acesso em texto integral a documentos de caráter científico.

Para saber como aceder de forma experimental à referida Base de Dados contacte a Biblioteca da ESAP:
biblioteca@esap.pt / Edifício Belomonte/Comércio do Porto


3º Festival Internacional de Arte Dramática
Alunos de Teatro em Kiev - Ucrânia
26 de Março a 3 de Abril 2012

Informamos a comunidade escolar da ESAP e demais interessados que os alunos do 2º ano da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação prepararam um espetáculo baseado no Auto das Barcas de Gil Vicente com encenação de Roberto Merino, para participar no Terceiro Festival Internacional de Arte Dramática "Inspiration", que se realizará em Kiev (Ucrânia) de 26 de Março a 3 de Abril de 2012. A participação da ESAP que contará também com a representação do Diretor Académico, Dr. M. F. Costa e Silva, terá lugar no dia 30 de Março às 12h00 (hora local).
Este Festival é organizado pelo Departamento de Teatro e Cinema da Universidade Nacional Karpenko- Karyi e que conta com o apoio da Comissão Nacional da Ucrânia para a UNESCO.

Programa donwload

O objetivo do Festival é promover a popularização da arte dramática entre os jovens, espalhando-se as relações internacionais e o intercâmbio de experiências entre instituições de ensino superior de arte que representam a escola de teatro moderno. O Festival tem como objetivo unir as realizações criativas da comunidade internacional e os futuros artistas de teatro.

Para mais informações: teatro@esap.pt

DEDICAR A VIDA ÀS ARTES_entrevista com o Prof. Henrique Muga
Revista Mais Educativa - edição online
2 de Maio 2012

Informamos a comunidade escolar da ESAP e demais interessados que na edição online da Revista Mais Educativa foi hoje publicada uma entrevista com o Prof. Henrique Muga, 1º Diretor Adjunto da Direção Académica e docente de Psicologia da Arte e de Psicologia da Perceção na ESAP.
A referida entrevista, intitulada DEDICAR A VIDA ÀS ARTES pode ser lida na íntegra em:

http://www.maiseducativa.com/2012/05/02/dedicar-a-vida-as-artes/

Agradecimentos:
Duarte Fortunato e Bruna Pereira
Revista Mais Educativa
www.maiseducativa.com
20ª Edição PEJENE
Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas
30 de Abril iniciaram candidaturas

Informamos a comunidade estudantil da ESAP sobre a 20ª Edição do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas.
Este Programa de estágios em empresas/organizações em todas as áreas académicas é promovido pela Fundação da Juventude e destina-se a jovens estudantes a frequentar o penúltimo ou último ano do ensino superior público, privado e cooperativo (Licenciatura, Mestrado de Bolonha ou Mestrado Integrado).

As inscrições dos estudantes iniciaram no dia 30 de Abril 2012 e são feitas diretamente na página web do Programa em:
www.fjuventude.pt/pejene2012

Os estágios realizar-se-ão entre Julho e Setembro de 2012.


Para informações adicionais:
Fundação da Juventude
pejene@fjuventude.pt
www.fjuventude.pt


Small & White_Exposição de Joana Gaio
Ex-Aluna de Cine-Vídeo da ESAP
10 de Março a 26 de Abril

Informamos a comunidade escolar e demais interessados que dia 10 de Março, entre as 15h30 e as 19h00, inaugura na Galeria Cirurgias Urbanas (Rua do Rosário nº 147, Porto) a Exposição Small & White de Joana Gaio, ex-aluna de Cine-Vídeo da ESAP.

A referida exposição estará patente ao público até ao dia 26 de Abril, de 2ª a 6ª feira entre as 10h30 e as 19h00 e ao sábado entre as 15h00 e as 19h00.




Espetáculo PROMETEU
Teatro Municipal de Vila do Conde
10 de Março às 16h

A Direção da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação da ESAP informa todos os interessados que no âmbito do programa Animar, estreia no próximo dia 10 de Março, às 16h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, o espetáculo 'Prometeu', uma coprodução entre o Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde, o TFA – Teatro de Formas Animadas e a Casa da Música do Porto.
A peça - com encenação e interpretação de Marcelo Lafontana, docente das unidades curriculares de Teatro de Formas Animadas e Teatro de Rua e Artes Circenses do Curso de Teatro da ESAP - põe em cena a odisseia do titã grego Prometeu, contada numa recriação ocidental do Wayang Kulit, famoso teatro de sombras indonésio. Este trabalho inspira-se nas raízes tradicionais, mas desenvolve-as com tecnologia e linguagens do nosso tempo e da nossa cultura. As silhuetas ou marionetas são manipuladas sobre uma mesa retro-iluminada, a partir da qual as imagens, captadas por uma câmara de vídeo, são tratadas por um sistema informático e depois projectadas numa tela. A música e os efeitos sonoros da peça são produzidos ao vivo por um músico que, para além da música original, cria os efeitos e ambientes sonoros da história.
O espetáculo será repetido para o publico no dia 17 de Março, às 21h30 e ainda na semana, entre 12 e 16 de Março, serão organizadas sessões restritas a grupos escolares.

PROMETEU
Encontro entre tradição e tecnologia
Marcelo Lafontana


Este espetáculo assenta no reconhecimento e estudo da estrutura tradicional do teatro de sombras javanês Wayang Purwa e na sua transposição para o universo de signos e referências ocidentais. Wayang significa, em javanês, iluminação, ilusão,
fantasma, mas é igualmente utilizado para designar as marionetas. A prática deste tipo de teatro é milenar e, em Java, é considerada como a mais alta manifestação da cultura do país. Trata-se de uma expressão artística extremamente refinada, que utiliza figuras cuidadosamente recortadas em pele de búfalo e ricamente ornamentadas com cores, delicados desenhos e engenhosas articulações para a movimentação dos membros.
As peças são apresentadas entre o pôr-do-sol e o nascer do dia, partindo da entoação de mantras que evocam os antepassados protetores. A iluminação trepidante do fogo é utilizada para projetar as silhuetas no ecrã (também feito em pele esticada num quadro de madeira), conferindo ao espetáculo uma atmosfera de magia e veneração religiosa. A música é um elemento fundamental no Wayang. Executada por uma alargada orquestra no Gamelão (instrumento colectivo, formado por vários gongos e outros metalofones), acompanha e preenche todos os momentos da narrativa, vozes, cantos e movimentos.

O responsável pela cerimónia, conhecido como Dalang, é quem dirige todo o espetáculo. Para além de fazer as vozes das personagens e manipular as silhuetas, também é músico, cantor, poeta, sacerdote e conselheiro da comunidade. O seu papel reflete a arte, a cultura e a sabedoria do seu povo. Na sua origem, esta tradição indonésia tinha uma função sagrada, evocando o espírito dos antepassados que voltavam à comunidade sob a forma de figuras projetadas na tela. Esta relação mágico-religiosa, inerente ao universo das sombras, mantém-se de alguma forma inalterada no subconsciente, e foi um elemento fundamental na elaboração do nosso projeto. Todo o ambiente evocado ao longo do espetáculo oscila entre o ritual sagrado e a cerimónia profana.
Muito embora o nosso Prometeu se inspire nas raízes tradicionais, o seu desenvolvimento contou naturalmente com recentes meios tecnológicos e novas linguagens visuais. Revisita a música e o teatro antigos, mas inclui concepções de carácter mais moderno, nomeadamente o processamento electrónico da música e dos sons, além da fusão entre os recursos da manipulação direta das silhuetas com a sua projeção e edição em vídeo. Como é habitual nas estórias tradicionais, o tema é aqui a luta do bem contra o mal, explorada a partir do mito grego de Prometeu. Este relato, repleto de deuses, intrigas, heróis e batalhas, representa a vontade humana do saber, discutindo a hegemonia dos deuses. O domínio do fogo surge também como metáfora da audácia da Humanidade para alicerçar a civilização.

Conferência sobre o Surrealismo
Cine Teatro Constantino Nery
3 de Maio às 21h30

O Presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, convida os demais interessados a assistir a uma Conferência sobre o Surrealismo que se realizará no dia 3 de Maio, às 21h30 no Café Concerto do Cine-Teatro Constantino Nery, com os oradores: Realizador, Professor Jorge Campos, Professor Francisco de Jesus/ESAP, Encenador Roberto Merino (Director da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação da ESAP) e o Realizador, Professor José Pinheiro.
Esta conferência é uma primeira abordagem ao projecto/performativo “A Casa Encantada” encenado por Luisa Pinto no Cine-Teatro Constantino Nery/Câmara Municipal de Matosinhos.
A Casa encantada (Spellbound) foi o título dado ao filme de 1945, realizado por Alfred Hitchcock, particularmente famoso pela cena que inclui um momento onírico vivido pelo personagem central, ilustrado pelo pintor Salvador Dali.

Mais informações:
teatro@esap.pt

Encerramento das instalações
ESAP - Cortejo da Queima das Fitas
8 de Maio 2012

Informamos a comunidade escolar e demais interessados que no dia 8 de Maio (3ª feira) os edifícios da ESAP estão encerrados, devido ao Cortejo da Queima das Fitas da cidade do Porto.

'Chavela' com encenação de Luísa Pinto
Cine-Teatro Constantino Nery
até 25 de Março 2012

Informamos todos os interessados que até ao próximo dia 25 de Março estará patente ao público em Matosinhos, no Cine-Teatro Constantino Nery, o espetáculo 'Chavela' com encenação de Luísa Pinto, Mestre em Teatro pela Escola Superior Artistica do Porto.
Este espetáculo é uma produção do Cine-Teatro Constantino Nery em parceria com a C. M. de Matosinhos e decorrerá nos seguintes horários: quarta a sábado às 21h30 e domingos às 16h00.

Sinopse:
Chavela e Pilar são uma história dentro da história que é simultaneamente vida e música e, por isso, necessariamente, alegria e tristeza.
"Chavela" conta a história de uma mulher com um passado vivido no limite, com mil e uma histórias que o escritor usa como fio de ariadne para construir um romance. O livro vai tomando forma, juntando duas personagens femininas num universo muito particular e onde Chavela ora domina, ora é dominada pela imaginação do escritor.
Neste jogo de forças, Chavela, a cantora e Chavela, a personagem, acabam por se confundir.
O mesmo jogo se transfere para o romancista, em quem por muitas vezes podemos ver Garcia Lorca.
"Chavela" não é uma biografia, mas antes um exercício ficcional inspirado numa das figuras maiores da cultura mexicana.
A história de “Chavela” chega-nos como as canções: livre e despreconceituosa
A canção aqui não é masculina. Não o podia simplesmente ser. Não quando é som de fundo para o amor entre duas mulheres.

4ª edição POPs - Projectos Originais Portugueses
Loja Serralves
até 16 de Março 2012

Informamos todos os interessados que até ao próximo dia 16 de Março, a Loja de Serralves volta a lançar um desafio aos jovens criadores portugueses.
O evento POPs - Projectos Originais Portugueses, conta com a sua 4ª edição, e é promovido pela referida Loja com o objectivo de procurar projectos portugueses que se diferenciem pela originalidade, que sejam comercialmente capazes e potencialmente internacionalizáveis.
São aceites propostas originais para produtos inovadores nas áreas de: Mobiliário, Objetos de Decoração, Acessórios Pessoais e Joalharia de Autor.
Consulta do Regulamento e Formulário de Inscrição em:
http://www.serralves.pt/catalogo/pops_2012.php

Em caso de dúvida contactar:
h.taveira@serralves.pt
m.pinto@serralves.pt

Bases de Dados da EBSCO Publishing
Biblioteca da ESAP
até 11 de Maio acesso experimental gratuito

A Direção Académica informa a comunidade escolar da ESAP que até ao dia 11 de Maio é viabilizado um acesso experimental gratuito às seguintes bases de dados da EBSCO Publishing:

- Arts & Architecture Complete
- International Bibliography of Theatre & Dance with Full Text
- Film & Television Literature Index with Full Text

Para saber como aceder de forma experimental às referidas Bases de Dados contacte a Biblioteca da ESAP:
biblioteca@esap.pt / Edifício Belomonte/Comércio do Porto

CALL FOR PAPERS para a revista Persona
Departamento de Teatro e Cinema da ESAP
até 15 de Maio 2012

Call for papers
A revista Persona do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP emite uma chamada para o envio de trabalhos científicos sobre teatro, cinema e as outras artes para o seu nº 1, sobre Criação.
Os trabalhos propostos serão submetidos a peer review da respectiva Comissão Científica, composta por: Roberto Merino, José Manuel Couto, Jorge Palinhos e Marta Freitas (Teatro), Abílio Hernandez Cardoso, Jacques Lemière, Anabela Oliveira e António Preto (Cinema).
Os trabalhos propostos poderão ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês e deverão ser enviados até 15 de Maio de 2012.

Para mais informações:
dep.teatroecinema@esap.pt
Departamento de Teatro e Cinema da ESAP

---

Persona é uma revista de teatro e cinema vocacionada para incentivar o estudo nestas duas áreas e promover a sua divulgação de forma sistemática em termos de diálogo entre o teatro e o cinema, mas também com abertura à transversalidade com outras áreas artísticas.
Numa época de acelerada evolução e transformação tecnológica, a que tanto o teatro como o cinema são também, cada um a seu modo, sensíveis, e em que o amadurecimento da expressão teatral e cinematográfica propicia uma criatividade sem complacências a que todos podem aceder e ser sensíveis – uma época em que a diversidade de modos de vida e de convívio leva ao estabelecimento de novas formas de convivialidade mas também de solidão, por isso mesmo carenciada de uma nova reflexão no campo artístico -, torna-se urgente refletir sobre o que foram e são o teatro e o cinema no seu processo de devir eles próprios e outros, novos e diferentes, embora sem esquecer o passado de cada um e das outras artes, onde reside talvez a sua maior riqueza. É neste contexto, em que mudança e permanência se combatem em todos os sectores, em que se impõem a performance, o multimédia e formas de interatividade, que Persona se propõe ser um novo espaço qualificado de apresentação e debate de ideias sobre teatro, cinema e todas as artes e formas de comunicação. Uma revista exigente mas aberta a todos os contributos, que possa recolher a reflexão sobre o passado e o presente mas aberta ao futuro.

O Diretor do Departamento de Teatro e Cinema
Carlos Melo Ferreira

Concurso Anual de Teses de Doutoramento (2012)
Comité das Regiões_União Europeia
até 16 de Maio 2012

Informamos todos os interessados sobre o Concurso Anual de teses de doutoramento (2012) do Comité das Regiões sobre "As pessoas coletivas territoriais locais e regionais na União Europeia".
O Comité das Regiões da União Europeia lança, todos os anos, um concurso destinado a contemplar teses de doutoramento que, a título principal, tenham a ver com aspetos regionais e/ou locais (ver objeto do concurso mais em pormenor no Regulamento) defendidas numa Universidade de um país da União Europeia. Para ser elegível para o concurso o candidato deve ter obtido o seu diploma de Doutoramento nos doze meses que antecedem a data limite para a apresentação das candidaturas do ano em causa.

Os candidatos devem enviar os seus documentos para o endereço indicado no Regulamento, até ao dia 16 de Maio 2012.

O regulamento está disponível para consulta em:
www.cor.europa.eu (pareceres e documentos/estudos/concursos de teses)


Concurso Fotografia Geraldes da Silva 2012
Galeria Geraldes da Silva
até 23 de Março 2012

Informamos a comunidade escolar da ESAP e demais interessados sobre o Concurso de Fotografia Geraldes da Silva 2012 que tem como objectivo primordial, a promoção da fotografia enquanto meio de expressão artística; promover e divulgar o trabalho de novos autores; dar continuidade ao sucesso da primeira edição.
Este concurso destina-se a todos os artistas que utilizem a fotografia como meio de expressão central e o tema de cada projecto é livre.
O envio de projectos pelos concorrentes deverá ser feito até ao dia 23 de Março de 2012.

Regulamento download

Para mais informações:

http://www.foto-geraldesdasilva.blogspot.com/

Concurso SkyDrive Studio desafia estudantes
campanha digital para a Microsoft Portugal
inscrições até 16 de Maio

Informamos a comunidade estudantil da ESAP e demais interessados que a Microsoft e o Windows 7 estão a levar a cabo o Concurso “SkyDrive Studio”, direccionado aos estudantes portugueses de ensino superior universitério e politécnico das áreas de marketing, comunicação, design e áreas relacionadas, cujo principal objetivo e desafio lançado se centra no desenvolvimento de uma campanha de marketing com vista à promoção do Skydrive, o seu serviço de armazenamento online gratuito na web/cloud.
À equipa vencedora serão atribuidos PCs topo de gama com Windows 7, uma viagem a Nova Iorque com todas as despesas incluidas e a oportunidade de visitar, entre outros locais de interesse, a Wunderman NY e, ainda, a possibilidade de verem a sua campanha materializada no mercado.

Para participarem, os estudantes deverão fazer a sua inscrição até ao dia 16 de Maio, criando uma conta Hotmail para o efeito. Todos os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 31 de Maio, sendo a inscrição prévia imprescindível.
Todos os documentos necessários à promoção do Skydrive Studio poderão ser descarregados pelos alunos na página do Facebook do Windows Portugal em
www.facebook.com/WindowsPortugal através do separador http://on.fb.me/SkyDriveStudio

A requisição dos mesmos documentos pode ainda ser feita através do e-mail:
skydrivestudio@hotmail.com

Para informações adicionais contactar:
Equipa SkyDrive Studio
skydrivestudio@hotmail.com
Concurso de filmes-clips de vídeo sobre os limites da liberdade
Amnistia Internacional Portugal e Associação Internacional Intercultural Projects and Research
até 30 de Abril 2012

Informamos a comunidade escolar da ESAP sobre o 1º Concurso Nacional Free2Choose (Portugal), um concurso de filmes/clips de vídeo dirigido a alunos dos vários níveis de ensino, incluindo o universitário.
Com o objectivo de levar os jovens a reflectir criticamente sobre uma situação em que vários direitos e liberdades podem colidir uns com os outros, a Amnistia Internacional - Portugal e a Associação Internacional Intercultural Projects and Research, promovem este concurso que decorrerá para três diferentes categorias de participantes: (i) alunos até ao 3.º ciclo de escolaridade inclusive e (ii) alunos do ensino secundário e (iii) alunos do ensino superior, durante o ano lectivo 2011/2012.

O prazo de recepção de clips termina a 30 de Abril de 2012.

O regulamento e outras informações adicionais sobre o Concurso podem ser consultados em:


http://www.amnistia-internacional.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=588:free-to-choose-lancamento&catid=35:noticias&Itemid=23

12ª Exposição de Artes Plásticas 'O Mar e Motivos Marítimos'
Academia de Marinha - Museu de Marinha
até 2 de Maio 2012

Informamos a comunidade escolar da ESAP e demais interessados que a Academia de Marinha, nas instalações do Museu de Marinha em Belém, vai promover a 12ª Exposição de Artes Plásticas subordinada ao tema "O Mar e Motivos Marítimos".

As obras deverão ser entregues no Museu da Marinha (Departamento do Património), entre o dia 8 e o dia 10 de Maio de 2012, em horário determinado e terão que ser retiradas de 4 a 7 de Setembro de 2012, nesse mesmo horário.
Até ao dia 2 de Maio deverá ser também enviado à Academia de Marinha, em formato digital, o curriculum vitae (com a indicação do endereço eletrónico) e com um máximo de 12 linhas e um slide de cada uma das obras a expor para figurar no Catálogo.

Para consulta de informações mais detalhadas clique em
donwload

Mais informamos que o regulamento da 12ª Exposição de Artes Plásticas encontra-se disponível para consulta na secretaria da Academia de Marinha e na página da Academia, no portal da Marinha Portuguesa.

Semana da Educação Artística
Comissão Nacional da UNESCO
21 a 27 de Maio 2012

Informamos a comunidade escolar da ESAP e demais interessados sobre a comunicação da UNESCO relativamente à primeira celebração da Semana da Educação Artística, proclamada pela UNESCO (21 a 27 de Maio) e do convite à participação das Escolas Associadas neste evento:

comunicação UNESCO
download

PALESTRA 'Television Format Adoption. Creativity kill or a killing opportunity?'
Estúdio de CAV da ESAP
23 de Maio às 10h

Temos o prazer de anunciar a realização da Palestra 'Television Format Adoption. Creativity kill or a killing opportunity?' proferida por Juri Pihel no Estúdio CAV da ESAP em 23 de Maio, às 10h00. A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia junto da Organizaçao da MIFEC por isso, em caso de interesse, envie um e-mail para mifec@esap.pt

Esta Palestra está integrada na programação da 9ª edição da MIFEC - Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema, a decorrer entre 22 e 26 de Maio na ESAP e no Auditório da Fundação da Juventude.

MASTERCLASS 'Produção de Curtas-Metragens'
Estúdio de CAV da ESAP
23 de Maio às 14h

Temos o prazer de anunciar a realização da Masterclass 'Produção de Curtas-Mestragens' realizada por Vasco Josué (Produtor de Cinema) no Estúdio CAV da ESAP, dia 23 de Maio, às 14h00. A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia junto da Organizaçao da MIFEC por isso, em caso de interesse, envie um e-mail para mifec@esap.pt

Esta Masterclass está integrada na programação da 9ª edição da MIFEC - Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema, a decorrer entre 22 e 26 de Maio na ESAP e no Auditório da Fundação da Juventude.

WORKSHOP 'Observation Process and Metaphorical Language as Director's tool in Documentary Filmmaking'
Estúdio de CAV da ESAP
24 de Maio às 14h

Temos o prazer de anunciar a realização do Workshop 'Observation Process and Metaphorical Language as Director's tool in Documentary Filmmaking' realizado por Goran Radovanovic (Realizador de Documentários e Professor de Cinema) no Estúdio CAV da ESAP, dia 24 de Maio, às 14h00. A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia junto da Organizaçao da MIFEC por isso, em caso de interesse, envie um e-mail para mifec@esap.pt

Este Workshop está integrado na programação da 9ª edição da MIFEC - Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema, a decorrer entre 22 e 26 de Maio na ESAP e no Auditório da Fundação da Juventude.

MULHER MAR, de Pedro Pinto e Filipe Pinto vence Grande Prémio da MIFEC
9ª Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema
Palmarés MIFEC 2012

O Júri da 9ª Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema (MIFEC) atribuiu o Grande Prémio do Festival ao filme “Mulher Mar”, realizado por Pedro Pinto e Filipe Pinto, da ESAP, Porto (Portugal).

MULHER MAR é um filme sobre silêncios. Maria está mergulhada em perdas e ausências. Decidiu tornar-se na única mulher pescadora de toda uma comunidade para tomar o lugar do irmão falecido. Maria transforma-se e vive como um homem. Viagem aos lugares da incerteza e da morte. Um filme sobre um ser humano que se abandona para compensar a ausência de quem já partiu.

Consulte na nossa página web a notícia sobre o Palmarés da 9ª Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema.

PALMARÉS DO MIFEC 2012
9ª Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema
Palmarés MIFEC 2012

Grande Prémio MIFEC
“MULHER MAR”, de Pedro Pinto e Filipe Pinto, ESAP, Portugal

Prémio Especial do Júri
“THE SECRET CHILD”, de Tristan Morelle, Hogeschool Sint-Lukas, Bélgica

Melhor Documentário

"COMPACTA Y REVOLUCIONÁRIA", de Cláudia Alves, EICTV, Cuba

Melhor Filme Estrangeiro
“TIME WON’T STOP”, BFM, Estónia

Melhor Filme Português
“MINAS DA BORRALHA”, ESMAE, Portugal

Melhor Realizador Estrangeiro
ANDA PUSCAS e DRAGOS DULEA, por “Stremt 89”, UNATC, Roménia

Melhor Realizador Português
MARCO BARBOSA, por “O Canto dos Cisnes”, ESAP, Portugal

Menções Honrosas
"ARTUR", de Flávio Pires, Universidade Católica do Porto, Portugal
"HELLO KITTY", de Millo Simulov, UNATC, Roménia

Esta 9ª Mostra Internacional de Escolas de Cinema, organizada pela Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), decorreu entre 22 e 26 de Maio e contou este ano com uma programação de 60 filmes nos géneros de ficção, animação, documentário e experimental, de 15 escolas superiores de cinema convidadas, em representação de 10 países.

O Júri do MIFEC 2012 foi constituído por Manuela Cernat (Roménia) Presidente, Anabela Oliveira (Portugal), Tanya Valette (República Dominicana), Goran Radovanovic (Sérvia) e Juri Pihel (Estónia).

http://www.esap.pt/mifec/pt/index.php

Concurso Martelinhos de S.João 2012
Fundação da Juventude/Fundação Millenium BCP
até 11 de Junho candidaturas

Informamos a comunidade escolar da ESAP e demais interessados sobre o Concurso Martelinhos de S. João 2012. O projeto MÃOS AO LARGO (parceria CESAP/ESAP - Porto Lazer), é parceiro neste Concurso, pelo que incentivamos à participação dos alunos da ESAP nesta iniciativa que se considera importante e interessante na promoção e divulgação do que de melhor se faz no Largo de S. Domingos.

A chuva de S. João, bebe o vinho e come o pão…e já agora desenha um martelão, é um dos motes do concurso lançado pela Fundação da Juventude em colaboração com a Fundação Millennium bcp, que tem em vista a personalização dos típicos martelos da tão conhecida festa de São Joanina, da cidade do Porto.
O concurso, que se insere nas festividades dos 100 anos do São João do Porto, é dirigido a todos os portugueses e estrangeiros, de todas as idades, residentes ou não em Portugal e as propostas podem ser apresentadas de forma individual ou coletiva, sendo que o candidato pode apresentar até um total de três projetos.
As propostas do martelo terão de respeitar a silhueta-base, com dimensão máxima de 40cm de comprimento, disponível no site da Fundação da Juventude. Não obstante, o protótipo pode ser simplificado ou alterado, conforme o estilo de cada autor, mas é fundamental que o martelo de São João não se confunda com qualquer outro martelo. O martelo pode ser concretizado utilizando técnicas manuais (papel/cartolina, colagem ou objecto tridimensional) ou em suporte digital devendo ser entregues em formato JPEG, EPS ou PDF, com uma resolução de 300 dpi’s.
O concurso dos martelinhos divide-se em três momentos. Na primeira etapa, o conjunto de jurados selecionará uma lista com cerca de 300 propostas de martelos e, posteriormente irá classificar, de entre essa lista, as 3 propostas vencedoras às quais serão atribuídos prémios de € 2.500,00 ao 1º classificado e de € 1.500,00 e € 1.000,00, respetivamente aos 2º e 3º classificados.
Numa segunda etapa, será encontrado mais uma proposta vencedora, através da rede social Facebook (na página do Palácio das Artes – Fábrica de Talentos), por votação pública. De entre a lista das 300 propostas já selecionadas, onde se excluem os já vencedores da primeira etapa, o martelo mais votado será considerado o vencedor desta fase, sendo premiado com o valor de € 500,00.
Por fim, numa última etapa, serão selecionadas as 150 propostas mais votadas (a nível de Facebook) para participação numa Exposição, a integrar o programa de exposições do Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, assim como a utilizar as mesmas nos respetivos materiais de comunicação.
A data limite de entrega de propostas é até 11 de Junho de 2012, enquanto que a divulgação das propostas vencedoras por seleção do Júri é 18 de Junho de 2012 e da proposta vencedora na rede social Facebook é a 19 de Junho de 2012.


Mais informações em www.fjuventude.pt ou contacte:
Ricardo Lemos | rlemos@fjuventude.pt

OFICINAS 'Jardim Suspenso' e O MERCADO
ESAP_Projeto MÃOS AO LARGO
Junho 2012

Informamos a comunidade escolar da ESAP e demais interessados que no âmbito do projeto MÃOS AO LARGO, a respetiva Organização tem duas oficinas abertas ao público e à comunidade. A primeira, "Jardim suspenso" decorre nos dias 01, 08 e 15 de Junho das 10h às 19h. Esta oficina, junto com as escolas e ATL´s do Centro Histórico do Porto, a partir da reciclagem de plástico, produzirá e semeará "flores" no Largo, para o mercado de dia 16 de Junho e para a festa de S. João. Uma receita para preparar o jardim! Para participar na oficina: maosaolargo@gmail.com

No dia 16 de Junho, sábado, o Largo e a rua das Flores são MERCADO. O Mercado, realizado pela S.P.O.T em parceria com o MÃOS AO LARGO, procura preencher de cores, flores e bancas a Rua das Flores e o Largo de São Domingos. Nesta feira de compra, troca e venda pode encontrar-se uma enorme variedade de produtos biológicos, produtos em segunda mão, peças de artesanato e petiscos: a garagem de uns pode ser o tesouro de outros!
Para mais informações sobre O MERCADO: omercado.spot@gmail.com

Para informações adicionais sobre as diversas atividades do projeto MÃOS AO LARGO:

www.maosaolargo.pt

Residência Artística 2011-2012
Licenciatura em Artes Visuais - Fotografia
comunicação de resultados

No âmbito do concurso para uma Residência Artística na área da Impressão Fotográfica, no ano lectivo 2011/2012 destinado a ex-alunos da ESAP, promovido até ao passado dia 25 de Novembro de 2011 pela Licenciatura em Artes Visuais - Fotografia da ESAP, comunica-se que o Júri de Selecção das candidaturas decidiu, por unanimidade, atribuir a referida Residência Artística ao ex-aluno da ESAP, José Carlos Eusébio Nogueira, considerando as qualidades de pertinência, organização e contemporaneidade do projecto e relevância curricular apresentados.

Para informaçõea adicionais: avf@esap.pt

Filmes da ESAP e de alunos da ESAP
Nau - Festival de Cinema e Fotografia
Junho 2012

Informamos a comunidade escolar da ESAP e demais interessados que por informação da Direção do NAU - Festival de Cinema e Fotografia, foram seleccionados para o referido Festival os seguintes filmes da ESAP:

No âmbito da Licenciatura em Cinema e Audiovisual
Industria Textil - Maria Luisa Abreu
Interludio - Adriano Sodré
Lacrimosa - Filipa Gomes


No âmbito do Mestrado em Realização - Cinema e Televisão
Para o Palco quem não é do Palco - Artur Caiano, Júlio Cardoso, Tiago Lessa

Embora não sendo um filme da ESAP, foi ainda seleccionado o filme Marie Lavea, de João Costa, aluno do Mestrado em Realização - Cinema e Televisão.

Para mais informações sobre o Festival:
www.naufestival.com
www.facebook.com/naufestival

Espetáculo 'Anjo do silêncio'
Teatro Construção de Joane
16 de Junho às 21h30

A Direção da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação da ESAP convida a comunidade escolar e demais interessados, a assistir ao espetáculo “Anjo do silêncio", no Teatro Construção de Joane no próximo sábado, 16 de Junho, às 21h30.
“Anjo do silêncio" é um exercício teatral a partir da obra literária de Anton Tchekhov, com dramaturgia e encenação de Roberto Merino, interpretação dos alunos finalistas do Curso da ESAP, colaboração da Orquestra da Câmara de Gaia com direção e dramaturgia musical do Maestro Fernando Costa.

"Abro a boca para falar uma vez de cem em cem anos, e a minha voz soa triste neste vazio, e ninguém a ouve…" (Nina A Gaivota) Com esta frase abre o novo espetáculo dos alunos da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação da Escola Superior Artística do Porto/ESAP. O Anjo do silêncio é um exercício teatral a partir da obra literária de Anton Tchekhov. Este dramaturgo, poeta novelista e médico é uma figura incontornável da cultura teatral, não apenas pelo seu enorme talento e legado ao teatro universal, como também pela sua enorme humanidade, fruto admirável da sua vida e obra. Exercício teatral no sentido amplo da palavra, não pretende ser um espetáculo total, apenas fragmentário colhendo belos momento, instantes das suas obras dramáticas e contos nos quais encontramos o humor, fragilidade, esperança e silêncios tão gritantes, tão cheios de vida que transcendem a vida pela sua força e energia.“O Anjo do Silêncio …” é uma frase de A Gaivota de Tchekhov tão forte e tão dramática que nos deixa atónitos!

Para mais informações:
teatro@esap.pt

SÃO JOÃO do Porto_Projeto MÃOS AO LARGO
Sardinhada ESAP
23 de Junho à noite

No âmbito do projeto MÃOS AO LARGO informamos a comunidade escolar da ESAP e demais interessados que o SÃO JOÃO DO PORTO, festividade popular a decorrer em toda a cidade do Porto na noite de 23 de Junho e no dia 24, vai contar com a apropriação do espaço do Largo de S. Domingos e da respetiva estrutura. Na noite de 23 de Junho vai realizar-se uma Sardinhada da ESAP.
Lançamento da Tese de Doutoramento do Prof. Fernando Peixoto
Do corporativismo ao modelo interprofissional: O Instituto do Vinho do Porto e a evolução do setor do Vinho do Porto (1933-1995)
9 de Julho às 18h30

Informamos a comunidade escolar da ESAP e demais interessados que no próximo dia 9 de Julho, às 18h30, no Instituto do Vinho do Porto, será lançada a tese de doutoramento de Fernando Peixoto "Do corporativismo ao modelo interprofissional: O Instituto do Vinho do Porto e a evolução do setor do Vinho do Porto (1933-1995)", editado pelo CITCEM (FLUP) /Afrontamento.

A ESAP e a Direção da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação associam-se ao lançamento do livro do Prof. Fernando Peixoto, pelo seu contributo à Historia e à defesa e difusão do Teatro.

Para mais informações: teatro@esap.pt

Exercício a partir de ‘A Gaivota’ Anton Tchekhov
Sala Estúdio do Cine Teatro Constantino Nery – Câmara Municipal Matosinhos
17 de Julho às 21h30

A Direção da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação da ESAP convida a comunidade escolar e demais interessados a assistir a um Exercício a partir de ‘A Gaivota’ Anton Tchekhov, que vai decorrer na Sala Estúdio do Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, dia 17 de Julho às 21h30.
“Abro a boca a boca para falar uma vez de cem em cem anos, e a minha voz soa triste neste vazio, e ninguém a ouve…” (Nina A Gaivota)
Dramaturgia e encenação: Lígia Roque; Produção: Maria Luís e Ricardo Ribeiro; Direção Técnica: Arnaldo Rozeira; Interpretação dos alunos do 2º Ano da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação da ESAP: Ana Marques, Marco António, Nuno Stanley, Maria Luís, Miguel Bernardo, Lisete Ornelas, Isabel Cruz, Débora Carneiro, Ricardo Ribeiro, David Pinheiro, Paula Fonseca, Daniel Pinheiro, Victor Gomes e os alunos do programa ERASMUS: Karolina Reheikaité, Saule Caplikaité (Lituânia) e Luis Alija (Astúrias).


Para mais informações: teatro@esap.pt

Recrutamento de Técnica(o) de Secretariado
Escola Superior Artística do Porto
até 18 Julho candidaturas

Até ao próximo dia 18 de Julho encontra-se aberto um período de candidatura para uma vaga de técnica(o) de secretariado na Escola Superior Artística do Porto (ESAP), nas seguintes condições:

Perfil: habilitações académicas de nível superior na área do secretariado ou área afim; bons conhecimentos de informática (obrigatório o MS Office); bons conhecimentos de línguas estrangeiras (obrigatório o inglês, falado e escrito); experiência em funções similares (preferencial); dinamismo, polivalência, bom relacionamento interpessoal, espírito de iniciativa, dedicação e discrição profissionais.

Contrato: período de um ano, com horário de 36 horas semanais, com início no dia 3 de Setembro de 2012.

Candidatura: cada candidatura deverá dar entrada na Secretaria da ESAP até às 17h00 do próximo dia 18 de Julho, com uma carta de manifestação de candidatura, acompanhada de curriculum vitae com cópia do(s) certificados de habilitações académicas da(o) candidata(o) e comprovativo da sua eventual experiência profissional na área.

Seleção: a seleção da(o) candidata(o) será feita com base numa análise documental das candidaturas apresentadas e numa entrevista dos candidatos que venham a ser contactados para o efeito.

Contacto da ESAP:

Morada: Largo de S. Domingos, nº 80 / 4050-545 Porto
Telefone: 22 339 2130
Fax: 22 339 2135
E-mail: da@esap.pt

 
Leituras Encenadas Licenciatura Teatro da ESAP
Sala Estúdio do Cine Teatro Constantino Nery – Câmara Municipal Matosinhos
10 de Julho às 21h30

A Direção da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação da ESAP convida a comunidade escolar e demais interessados a assistir a Leituras Encenadas que vão decorrer na Sala Estúdio do Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, dia 10 de Julho às 21h30.
Este evento conta com textos inéditos e interpretação dos alunos finalistas da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação da ESAP: Ana Cortez, Ana Ferreira, Elisabete Fernandes Silva, Filipe Gonçalves, Joana Almeida, Kátia Guedes, Sara Pinto, Sérgio Ferreira, Susana Fernandes, Tânia Orchid.
Os textos foram produzidos no âmbito da Unidade Curricular 'Atelier de Drama e Escrita Teatral' orientada pela docente Marta Freitas.
Dramaturgia e encenação: Marta Freitas – Produção: Sara Pinto e Sérgio Ferreira – Luminotecnia: Júlio Filipe – Som: Pedro Lopes Moreira e Filipe Gonçalves – Maquinaria: Rogério Marinho e Paulino Martins – Direção de Cena: Arnaldo Rozeira.

Para mais informações:
teatro@esap.pt

O Burguês Fidalgo de Molière
Cine Teatro Constantino Nery – Câmara Municipal Matosinhos
20, 21 e 22 de Julho

A Direção da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação da ESAP convida a comunidade escolar e demais interessados a assistir à comédia ballet O Burguês Fidalgo, de Molière, uma produção no âmbito da Unidade Curricular Interpretação II orientada por Roberto Merino, que vai decorrer na Sala Principal do Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, dias 20 e 21 de Julho às 21h30 e dia 22 de Julho, às 16h00.

Este espetáculo conta com a interpretação dos alunos do 1º ano da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação: André Filipe, António Lourenço, Benedicte Garrido, Diana de Sousa, Júlia Costa, Juliana Travassos, Liliana Moura, Liliana Barreiro, Mariana Monteiro, Rafael Mota, Susana Paixão. Atores convidados Maria Luís e Ricardo Ribeiro (2º Ano), Luís Ribeiro e Frederico Pereira.

Produção: ESAP/CESAP; Dramaturgia e encenação: Roberto Merino; Assistente de encenação e notação: Diana de Sousa; Luminotecnia: Júlio Filipe; Som: Pedro Lopes Moreira e Filipe Gonçalves; Maquinaria: Rogério Marinho e Paulino Martins; Direção de Cena: Arnaldo Rozeira.

Depois do êxito de Molière (e) scapin no ano passado aqui no palco do CTCN, os alunos da Licenciatura em Teatro - Interpretação e Encenação da ESAP, voltam ao universo do grande comediógrafo francês, desta vez com a graciosa comédia ballet O Burguês Fidalgo (Le Bourgeois gentilhomme), encenada pela primeira vez em 14 de Outubro de 1670, peça incontornável para apreciar e compreender a ascensão histórica da burguesia.

Encenador Roberto Merino
Comissão de Avaliação_Univ Santiago do Chile
Agosto 2012

Congratulamo-nos em informar a comunidade escolar da ESAP e demais interessados que o Encenador Roberto Merino, Director da Licenciatura em Teatro – Interpretação e Encenação da ESAP foi convidado para integrar a Comissão de Avaliação dos seguintes exame dos alunos do 2º ano do Magister em Artes - Dirección Teatral, da Universidade de Santiago do Chile:

Taller de Interacción de Las Artes_Prof. Kuparel
Universidade de Santiago do Chile
4 de Agosto às 11h30

Taller de Direción II mod. B_Prof. Marco Espinoza
Universidade de Santiago do Chile
11 de Agosto às 10h15

Para mais informações:
teatro@esap.pt

Festival Varandas
ESAP
10 de Agosto - 22h00

Este verão, o Porto oferece-lhe vista para teatro, música, poesia, novo circo, num festival multidisciplinar que vai viajar pelas varandas típicas de alguns dos locais mais emblemáticos da cidade. Todas as sextas-feiras, à noite, espreitamos quotidianos, revisitando memórias de sempre e de todos, partilhando ideias e celebrando a cidade, numa organização da Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, com a Associação das Coletividades do Concelho do Porto.
Concurso JOVENS CRIADORES 2012
Clube Português de Artes e Ideias
até 14 Setembro

Informamos a comunidade escolar da ESAP e demais interessados, que a mais abrangente iniciativa nacional para a promoção da criatividade jovem está de regresso - Concurso Jovens Criadores 2012.
As áreas a concurso são: Artes Digitais, Artes Plásticas, Banda Desenhada, Dança, Design de Equipamento, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração, Joalharia, Literatura, Moda, Música, Teatro e Vídeo.

A data limite para inscrição no concurso é 14 de Setembro.

Regulamento download

Mais informações:

Clube Português de Artes e Ideias
Largo Rafael Bordalo Pinheiro nº 29, 2º
1200-369 Lisboa
Tel: 213230091 Fax: 213230092
jovenscriadores@artesideias.com
www.artesideias.com

“A Casa Encantada”
VII Circuito de Teatro Português em S. Paulo
até 21 de Setembro

A Direção de Curso de Teatro da ESAP informa a comunidade escolar e demais interessados que de 7 a 21 de Setembro, a peça “A Casa Encantada” participa no VII Circuito de Teatro Português em S. Paulo, pelo quarto ano consecutivo.

Datas de apresentação:
12 de Setembro - S. José dos Campos
14 de Setembro - S. Paulo no Memorial da América Latina
17 de Setembro - S. Caetano do Sul
18 de Setembro - S. Bernardo do Campo.

O Circuito de Teatro Português foi criado em 2005, pelo Grupo Dragão 7, para realizar intercâmbios entre países de língua portuguesa, promovendo assim a integração entre os artistas, sendo palco das notícias trazidas desses locais, contando as suas histórias por meio da sua arte.
O seu formato foi pensado para descentralizar as actividades dos grandes centros, realizando espectáculos, debates e workshops abertos ao publico em varias regiões, gratuitamente.
Acontece anualmente no Brasil.

A casa encantada é um Projecto/performativo com encenação de Luisa Pinto.
Trata-se de uma instalação encenada onde o actor procura uma relação mais próxima com o espectador. É uma viagem por vários espaços cruzando o Teatro e Artes plásticas, vivenciando atmosferas diversas em cada cena.
Trata-se também de uma instalação cénica a partir de cenografia e adereços de projectos anteriores. Aqui a palavra de ordem é recriar, tirar os objectos do seu contexto inicial e habitá-los de uma outra forma.
Inspirado na ” A Casa encantada “(Spellbound) , título dado ao filme de 1945, realizado por Alfred Hitchcock, particularmente famoso pela cena que inclui um momento onírico vivido pelo personagem central, ilustrado pelo pintor Salvador Dali.
Nesta criação encontram-se várias figuras das artes do século XX que deambulam pelos espaços num contexto surrealista falando sobre temas comuns a todos nós, o amor, a obra, a vida e a morte.

Projecto performativo e encenação: Luisa Pinto
Dramaturgia: Roberto Merino
Intérpretes: Isabel Carvalho, João Costa e Rui David
Direcção Musical: Rui David
Desenho de Luz: Bruno Santos
Grafismo e Vídeo: Miguel Santiago Miranda
Coreografia do Tango: Óscar e Gladys Zalazar
Produção Cine-Teatro Constantino Nery/Câmara Municipal de Matosinhos
Apoio Porto Editora.

Instalações_encerramento de Natal
Escola Superior Artística do Porto
24 de Dezembro a 2 Janeiro 2013

Avisa-se a comunidade escolar
e demais interessados que as
instalações da ESAP encontram-se encerradas para férias de Natal
entre os dias 24 de Dezembro e o dia 2 de Janeiro de 2013 (inclusive).
AVISO Nº 1_INÍCIO DAS AULAS
Mestrado Integrado em Arquitetura
ESAP 2012-2013

Devido a condicionalismos relacionados com a distribuição de serviço docente no Mestrado Integrado em Arquitetura, a Direção Académica informa a comunidade escolar da ESAP que as aulas do Mestrado Integrado em Arquitetura terão início em 15 de Outubro.
Confirmamos ainda que as aulas dos restantes Cursos da ESAP terão início em 8 de Outubro, conforme indicado no Cronograma Académico 2012/2013.
Mais se informa que assim que estiverem concluídos, os horários 2012/2013 serão divulgados através da sua afixação na Portaria do Edifício de S. Domingos e na página web da ESAP (www.esap.pt – menu informação escolar – submenu alunos e docentes – tópico Horários 1º semestre).

Aviso nº 1_2012-2013
download

Residência Artística Impressão 2012-13
Licenciatura em Artes Plásticas e Intermédia
comunicação de resultados

No âmbito do concurso para uma Residência Artística na área da Impressão, no ano letivo 2012/2013 destinado a Licenciados em Artes Plásticas da ESAP, promovido até ao passado dia 8 de Outubro de 2012 pela Licenciatura em Artes Plásticas e Intermédia da ESAP, comunica-se que o Júri de Seleção das candidaturas decidiu, por unanimidade, atribuir a referida Residência Artística à ex-aluna da ESAP, Aurora Fernanda Guimarães Brochado e Silva, considerando a qualidade do projeto e curriculum apresentados.

Revista PERSONA
Concurso para o design da matriz da capa e miolo da revista
prorrogação até 31 de Outubro

O Departamento de Teatro e Cinema da ESAP informa a comunidade escolar da ESAP que está aberto concurso entre todos os alunos de todos os cursos da ESAP para o design da matriz da capa e do miolo da edição impressa da revista PERSONA do referido Departamento.

Persona é uma revista de teatro e cinema vocacionada para incentivar o estudo nestas duas áreas e promover a sua divulgação de forma sistemática em termos de diálogo entre o teatro e o cinema, mas também com abertura à transversalidade com outras áreas artísticas.
Numa época de acelerada evolução e transformação tecnológica, a que tanto o teatro como o cinema são também, cada um a seu modo, sensíveis, e em que o amadurecimento da expressão teatral e cinematográfica propicia uma criatividade sem complacências a que todos podem aceder e ser sensíveis – uma época em que a diversidade de modos de vida e de convívio leva ao estabelecimento de novas formas de convivialidade mas também de solidão, por isso mesmo carenciada de uma nova reflexão no campo artístico -, torna-se urgente refletir sobre o que foram e são o teatro e o cinema no seu processo de devir eles próprios e outros, novos e diferentes, embora sem esquecer o passado de cada um e das outras artes, onde reside talvez a sua maior riqueza. É neste contexto, em que mudança e permanência se combatem em todos os sectores, em que se impõem a performance, o multimédia e formas de interatividade, que Persona se propõe ser um novo espaço qualificado de apresentação e debate de ideias sobre teatro, cinema e todas as artes e formas de comunicação. Uma revista exigente mas aberta a todos os contributos, que possa recolher a reflexão sobre o passado e o presente mas aberta ao futuro.


O prazo para o envio das propostas foi prorrogado até 31 de Outubro de 2012 e as mesmas devem ser enviadas para o endereço de email dep.teatroecinema@esap.pt

Para mais informações:
Departamento de Teatro e Cinema da ESAP
dep.teatroecinema@esap.pt

Docente Hugo Paquete no iFIMPaC 2012
Leeds International Festival for Innovations in Music Production and Composition
13 e 14 Dezembro 2012

Informamos a comunidade escolar da ESAP e demais interessados que o docente da ESAP Hugo Paquete foi seleccionado para participar no iFIMPaC 2012 com uma composição acusmática para 8 canais áudio denominada de (Radial Trasference).

O iFIMPaC 2012 - Leeds International Festival for Innovations in Music Production and Composition decorrerá nos dias 13 e 14 de Dezembro de 2012.

The International Festival for Innovations in Music Production and Composition takes place at Leeds College of Music from Thursday 13th to Friday 14th December 2012. iFIMPaC is an annual event focusing on practice related innovations in Music Production and Composition. The event sees its 5th year in association with the Journal for Music, Technology and Education (JMTE). iFIMPaC creates a unique environment for composers, producers, music industry representatives, academics, educators and students to discuss their compositional, pedagogical and production work as practice-led research. Past keynotes have included Michel Chion, David Toop, Leigh Landy, Bill Drummond & Jazzie B.

http://postgraduate.lcm.ac.uk/leeds-international-festival-innovations-music-production-and-composition

Residência Artística Impressão Fotográfica 2012-13
Licenciatura em Artes Visuais – Fotografia
comunicação de resultados

No âmbito do concurso para uma Residência Artística na área da Impressão Fotográfica, no ano letivo 2012/2013 destinado a Licenciados em Artes Visuais - Fotografia da ESAP, promovido até ao passado dia 4 de Outubro de 2012 pela Licenciatura em Artes Visuais - Fotografia da ESAP, comunica-se que o Júri de Seleção das candidaturas decidiu, por unanimidade, atribuir a referida Residência Artística ao ex-aluno da ESAP, João Domingos Pereira Sousa Pinto, considerando as qualidades de pertinência do projeto e relevância curricular apresentados.

7ª edição do Concurso Nacional de Design “Em Português”
Fundação da Juventude em parceria com Revigrés e Sical
1º prémio para ex-aluno da ESAP José Luis de Melo Cadilhe

Realizou-se no passado dia 10 de Outubro, no Lisboa Design Show’12 (FIL), a sessão de entrega de prémios da 7ª edição do Concurso Nacional de Design “Em Português”, organizado pela Fundação da Juventude, este ano em parceria com a Revigrés e a Sical.
Depois de uma visita ao stand da Fundação da Juventude neste certame, onde estavam expostos os 12 projetos pré-selecionados, 8 da área de Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos e 4 na área de material Ponto de Venda Horeca, foram anunciados os 7 vencedores do Concurso: 4 prémios e 1 menção honrosa foram atribuídos pelo júri na área patrocinada. Os trabalhos premiados vão ser incluídos no catálogo 2013 da Revigrés.

É com imensa satisfação que a Direção Académica informa a comunidade escolar da ESAP e demais interessados que o 1º prémio na área de Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos foi atribuído ao ex-aluno de Arquitetura da ESAP, José Luis de Melo Cadilhe, com o projeto “Flow”. A ideia do autor foi “Complementar as coleções e relevos da Revigrés com um novo modelo baseado nas linhas de força dos campos magnéticos”.

Para mais informações sobre a 7ª edição Concurso:
http://www.fjuventude.pt/

Concurso de Ideias Criação do Postal de Natal
Escola Superior Artística do Porto
até 30 de Novembro

A Direção Académica informa a comunidade escolar da ESAP (alunos, docentes e funcionários) que está aberto o Concurso de Ideias para a Criação do Postal de Natal da ESAP 2012.
Convidamos a comunidade escolar a participar e salientamos que as propostas deverão ser apresentadas a concurso, mediante a sua entrega na sala da Direção Académica (3º andar do edifício de S. Domingos).

O prazo de entrega das propostas termina às 17h00 do dia 30 de Novembro de 2012.

Regulamento do Concurso download

Para informações adicionais solicita-se o envio de e-mail para grei@esap.pt

Sessão de Apresentação do Projeto de Impressão API
ESAP - Artes Plásticas e Intermédia
27 de Novembro às 18h

A Direção do Curso de Artes Plásticas e Intermédia convida a comunidade escolar e demais interessados a assistir à 1ª sessão de apresentação do projeto de impressão API da Residente Artística Aurora Brochado.

A referida sessão realiza-se no dia 27 de Novembro, 3ª feira, às 18h00, no Atelier Direito do Edifício de Belomonte da ESAP.

Para mais informações:
api@esap.pt



Vaga para Docência a Concurso Externo
Escola Superior Artística do Porto
até às 17h do dia 05 de Dezembro

Avisa-se todos os interessados que está aberto concurso externo para o preenchimento da seguinte vaga para a docência no ano letivo 2012-2013: Produção.

Os critérios de seleção e seriação, assim como outras informações relativa à unidade curricular  a concurso devem ser consultadas na seguinte localização desta página web:
menu Informação Escolar - submenu alunos e docentes - Concursos para a docência

As candidaturas devem dar entrada nos Serviços Académicos até às 17h do dia 05.12.2012, acompanhadas de cópia do certificado de habilitação e curriculum vitae. Apenas os candidatos selecionados para entrevista serão contactados.

Serviços Académicos da ESAP I Largo de S. Domingos nº 80 4050-545 Porto

Relatório Mundial de Educação da UNESCO 2012
Os jovens e as competências: pôr a educação a trabalhar
14 de Dezembro 2012

A Direção Académica da ESAP informa a comunidade escolar que a Comissão Nacional da UNESCO e o Centro UNESCO do Porto/Fundação Eng. António de Almeida, promovem a apresentação pública do Relatório Mundial de Educação da UNESCO 2012, "Os jovens e as competências: pôr a educação a trabalhar", no dia 14 de dezembro, no Auditório da Fundação Eng. António de Almeida.

Programa do evento download

1ª Sessão Apresentação do Projeto na Área de Impressão Fotográfica
Auditório da Escola Superior Artística do Porto
6 de Dezembro às 18h15

A Direção do Curso de Artes Visuais - Fotografia convida a comunidade escolar e demais interessados a assistir à 1ª sessão de apresentação do projeto na área de impressão fotográfica do Residente Artístico João Domingos Pereira Sousa Pinto, a realizar-se no dia 6 de Dezembro (Quinta-feira), às 18h15, no Auditório do Edifício de Belomonte da ESAP.
Abertura de candidatura a estudantes para participação nas CAE
2º ano do ciclo de avaliação - Agência A3ES
até 15 de Dezembro 2012

A Agência A3ES lançou em 2011 um processo experimental de participação de estudantes no processo de avaliação/acreditação de ciclos de estudos em funcionamento, nos moldes definidos no documento “Participação dos Estudantes nas Comissões de Avaliação Externa – Exercício Experimental” (Anexo I), processo esse que se encontra em curso.
Tendo em vista o recrutamento e seleção de estudantes para integrar nas CAE que vão operar no 2º ano do ciclo de avaliação/acreditação 2012-2016 (i.e., que vão proceder à avaliação dos ciclos de estudos em funcionamento a ser submetidos a acreditação em dezembro de 2012 e que vão ser avaliados no decurso de 2012/2013), a A3ES abre candidaturas para estudantes interessados em participar nesse processo.

As áreas a avaliar no ano em causa são as seguintes:

• Formação de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico (1º e 2º Ciclos);
• História e Arqueologia;
• Ciência Política e Cidadania;
• Comunicação;
• Finanças, Banca e Seguros;
• Administração Pública;
• Gestão e Administração;
• Direito;
• Estudos Jurídicos Aplicados;
• Informática e Engenharia Informática;
• Eletrotecnia, Eletrónica e Automação;
• Arquitetura e Urbanismo.

Poderão candidatar-se estudantes que tenham frequentado, com aproveitamento, pelo menos um ano curricular em uma das áreas referidas
Os interessados deverão inscrever-se junto da respetiva Associação de Estudantes ou enviar a candidatura diretamente à A3ES, para o endereço a3es@a3es.pt. Devem indicar os dados que os identifiquem, incluindo ciclo de estudos, ano e instituição que frequentam, bem como os contactos (morada, telefone, endereço eletrónico), e incluir ainda um currículo com os dados pertinentes (ver alíneas (i) a (vi) do § 2 – Seleção e Recrutamento dos Estudantes do Anexo I).

Alunos Avaliadores FAQ

A entrega das candidaturas termina a 15 de dezembro. Os candidatos que cumpram as condições requeridas serão convidados a frequentar uma ação de formação de um dia, a ter lugar em início de 2013.

Realizadores da ESAP no Fantasporto
competição PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS - MELHOR FILME
2014

A ESAP esteve representada no Fantasporto 2014, na competição PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS - MELHOR FILME, com quatro filmes:

Monstro - Alex Barone - 10’
Liberdade Condicional - Pedro Crispim - 17’
Lázaro - Miguel Pinho - 15’
O Filho da Mãe - Gonçalo Loureiro - 14’ 30’’

Refeitório-Bar da ESAP
Edifício de Mouzinho da Silveira
Ementa Maio 2014

Informamos a comunidade escolar da ESAP sobre a ementa mensal do Refeitório-Bar da ESAP:

Ement
a Maio 2014 download



Poesia em Voz Alta: Sessão de Poesia e Oficina de Interpretação de Poesia
Centro de Formação Cultural Acaro/Contagiarte
9 de Fevereiro

A Direção de Curso da Licenciatura em Teatro - Intepretação e Encenação informa a comunidade escolar e demais interessados do seguinte:

A Sessão de Poesia

Poesia Em Voz Alta começou por ser um blog em que se ia divulgando sessões de poesia, monólogos a partir de poemas, leituras encenadas.

Mas o blog foi passando a ser também ele um veículo de expressão quando o seu autor começou a fazer interpretações de poesia em vídeo e daqui arrancou para fazer em 2013 um poema por dia, em episódios no canal do youtube Poesia Em Voz Alta. As escolhas de poetas multiplicam-se assim como os poemas, entre poemas curtos, longos, em prosa, em verso rimado, em verso branco, de homens, mulheres, portugueses, italianos, alemãs, italianos. E quase que podíamos dizer que caberá o mundo inteiro em 365 dias de poemas.

Dos vídeos de um poema por dia saltamos para o que deu origem a tudo isto: a vontade de comunicar olhos nos olhos, no calor da presença das pessoas.

Ou seja, voltamos às sessões de poesia com este manancial que se vai construíndo e crescendo de tantos poemas interpretados e à espera de intrepretação. Poemas de Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Cesário Verde, Pier Paolo Pasolini, Bertolt Brecht, Eugénio de Andrade, Ruy Belo, António Gedeão, Carlos Drummond de Andrade entre outros, que são chamados a estar presentes nesta primeira sessão ao vivo desta iniciativa que começou por ser em vídeo. Poemas que dá vontade de revisitar acreditando que a poesia é sobretudo comunicação.

21h30 sábado 9 de Fevereiro
Entrada: 5 euros
CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL Acaro/Contagiarte
Rua Alvares Cabral, 360
Porto 4050-040

222 000 682 | 220 134 124 | 916047101 (Segunda a Sexta das 14h30 às 20h00)

contagiarte@contagiarte.pt
www.cfc.contagiarte.pt

infopoesiaemvozalta@gmail.com
no facebook


A Oficina de Interpretação de Poesia


A par da sessão de Poesia Em Voz Alta, terá lugar no Centro de Formação Cultural do Contagiarte uma Oficina de Interpretação de Poesia.
Nuno Meireles propôs-se a postar um poema por dia no canal de Poesia Em Voz Alta. De modo a poder dar vazão ao ritmo frenético da apresentação de um poema por dia - um poema que se quer expressivo e comunicativo - este actor teve que sistematizar o seu modo de trabalhar os poemas.

Depois de várias tentativas e erros, e servindo-se da sua experiência como actor e professor de teatro, o dinamizador desta Oficina foi estabelecendo etapas que permitem conduzir a sua sensibilidade e expressividade para interpretar esse pequeno monólogo que é o poema:

Como escolher o poema a interpretar
Como ensaiar o poema
Como comunicar o poema a uma plateia

São estas etapas e passos que serão abordados nesta Oficina.

Se estes passos dão resultado para se trabalhar um poema diferente todos os dias, porque não dariam resultado consigo, numa tarde, trabalhando um poema somente?

das 15h às 18h Sábado dia 9 de Fevereiro
Inscrições: 15 euros (com entrada gratuita na sessão de poesia)

CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL Acaro/Contagiarte
Rua Alvares Cabral, 360
Porto 4050-040

222 000 682 | 220 134 124 | 916047101 (Segunda a Sexta das 14h30 às 20h00)

contagiarte@contagiarte.pt
www.cfc.contagiarte.pt

infopoesiaemvozalta@gmail.com
no facebook

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo
Escola Superior Artística do Porto
Direção Académica


A Direção Académica da Escola Superior Artística do Porto deseja a todos os seus alunos, docentes e funcionários, assim como aos seus parceiros institucionais e a toda a comunidade envolvente um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

 
Largo S.Domingos n. 80, 4050-545 Porto | T. 22 339 21 30 | F. 22 339 21 39 | geral@esap.pt | MAPA DE LOCALIZAÇÃO