Investigação

Curso do 2º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de Mestre, adequado ao Processo de Bolonha, constante no Despacho nº 14987/2011, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 212, de 04 de Novembro de 2011.

O curso de mestrado em Realização – Cinema e Televisão visa proporcionar um conhecimento aprofundado de orientações teóricas, críticas, metodológicas e técnicas no domínio da Realização, tanto de Cinema como de Televisão. Dominar conhecimentos na Realização - Cinema e Televisão, que permitam adquirir as competências necessárias a uma intervenção qualitativa nas áreas de realização de filmes, programas de televisão, investigação, docência, crítica e programação, constituem áreas de intervenção dos futuros profissionais.


CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Maria Helena Maia

O Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) da Escola Superior Artística do Porto é uma unidade de investigação reconhecida pela FCT (uID 4041) que desenvolve investigação na área de Estudos Artísticos, concretamente nos territórios da Teoria, da Crítica e da História.

Actualmente o CEAA organiza-se em três grupos de investigação:
G1 | Grupo de Estudos de Arquitectura
G2 | Grupo de Estudos de Cinema
G3 | Grupo de Arte e Estudos Críticos

O Grupo de Estudos de Cinema é dirigido por António Preto e realiza investigação em quatro grandes áreas temáticas, dirigidas por docentes do mestrado em Realização - Cinema e Televisão:

1. Teoria e crítica 

2. Cinema português 

3. Cinema no espaço lusófono 

4. Documentário e Realização 

 

Atualmente, está ainda a decorrer um Projecto ESAP associado ao cinema, em parceria com o Departamento de Teatro e Cinema:

A mobilização da intertextualidade na dialética cinematográfica (ESAP/2016/P28/DTC)

CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

CEAA | Grupo de Estudos de Cinema

DTC | Departamento de Teatro e Cinema

DTC | Departamento de Teatro e Cinema

Marta Freitas

O Departamento de Teatro e Cinema – DTC é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teatro e Cinema, e respetivas unidades curriculares, promovendo a articulação entre os dois cursos.

Uma das competências do DTC é fomentar a investigação através do desenvolvimento de projetos individuais, ou em grupo, cuja investigação incida sobre Teatro, Cinema, ou sobre o cruzamento artístico entre estas duas áreas, ou áreas adjacentes. Estes projetos visam igualmente estimular a investigação junto dos alunos da ESAP.

O DTC tem, de momento, um projeto de investigação na área de Cinema a decorrer através do financiamento de projetos coletivos de investigação, de curta duração – Projetos ESAP:

A mobilização da intertextualidade na dialética cinematográfica (ESAP/2016/P28/DTC)

SATH | Secção Autónoma de Teoria e História

SATH | Secção Autónoma de Teoria e História

Alexandra Trevisan

A Secção Autónoma de Teria e História é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teoria e Crítica de Arte, Teoria e Crítica de Arquitetura, Teoria e Crítica de Teatro, História da Arte, História da Arquitetura e Ciências Sociais e das respectivas unidades curriculares, que desenvolve uma articulação científico-pedagógica próxima com os cursos que a integram.

Entre outras competências, cabe à SATH organizar e desenvolver a investigação nas suas áreas científicas, fomentando grupos e projectos de investigação, para além da investigação a título individual, bem como apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da investigação.

Actualmente, a SATH partilha com os restantes Departamentos da ESAP, uma política de investigação que passa por dois tipos de acções:

1. O incentivo à constituição de equipas de investigação lideradas por docentes da SATH, através do financiamento de projectos coletivos de investigação, de curta duração, isto é de Projetos ESAP.

2. A sensibilização dos alunos para a investigação, através da oferta de Estágios Creditados de Investigação (ECI) realizados no âmbito dos projectos em curso.