Investigação

A Pós-Graduação em Paisagem tem como objectivo a aquisição pelos alunos dos seguintes conhecimentos e competências comuns: (a) Proporcionar um conhecimento teórico e uma aproximação prática à intervenção na Paisagem; (b) Possibilitar o desenvolvimento de capacidades de abordagem da problemática da Paisagem, nas suas múltiplas áreas de valorização e transformação; (c) Promover uma abordagem aprofundada das áreas da arquitectura, do território e da paisagem;(d) Possibilitar a cada aluno a construção das suas referências e metodologias de trabalho; (e) Adquirir competências ao nível da investigação e da prática profissional na área Paisagem.


CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Maria Helena Maia

O Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) da Escola Superior Artística do Porto é uma unidade de investigação reconhecida pela FCT (uID 4041) que desenvolve investigação na área de Estudos Artísticos, concretamente nos territórios da Teoria, da Crítica e da História. 

Actualmente o CEAA organiza-se em três grupos de investigação e uma linha transversal,

Grupos de investigação:

G1 | Grupo de Estudos de Arquitectura 
G2 | Grupo de Estudos de Cinema 
G3 | Grupo de Arte e Estudos Críticos

Linha de investigação: Lugar Comum

 

 

O Grupo de Estudos de Arquitetura é dirigido por Maria Helena Maia e realiza investigação em três grandes áreas temáticas, ligadas ao mestrado integrado em Arquitetura:

Arquitectura, Território e Paisagem 

Relações Foretes

Arquiteturas Dramáticas

 

Atualmente encontra-se também a decorrer um projecto transnacional e vários projectos nacionais, dois dos quais ligados à paisagem:

MODSCAPES | Modernist Reinvention of Rural Landscape (HERA.15.097)

PP1 | Plano de Paisagem do Município de Paredes de Coura (C.M. Paredes de Coura - Portugal 2020)

Observatório da Paisagem

AMF | Arquitectura Moderna em Famalicão (CEAA – C.M. V.N. Famalicão)

Representação Gráfica em Arquitectura no século XX pré-digital (ESAP/2015/P14/DAV)

CEAA

LIA | Laboratório de Investigação em Arquitectura

LIA | Laboratório de Investigação em Arquitectura

Sérgio Mendes

O LIAD – Laboratório de Investigação em Arquitetura e Design, é uma estrutura orgânica da Escola Superior Artística do Porto, constituída nos termos do Estatuto da ESAP.

Trata-se de um centro de estudos que tem por objetivos desenvolver e enquadrar atividades de investigação artística, científica e de desenvolvimento tecnológico nas áreas disciplinares da Arquitetura, da Construção e do Urbanismo, apoiando o desenvolvimento de trabalhos de investigação de âmbito académico.

Promove colaborações com as atividades desenvolvidas no âmbito dos cursos e das unidades orgânicas de investigação da ESAP, procurando ainda estabelecer uma relação dinâmica com o exterior, através de protocolos de prestação de serviços e de colaboração com outras instituições.

Diligência a divulgação dos resultados da atividade de investigação desenvolvida, organizando eventos de caráter científico, cultural e artístico, bem como outras iniciativas de natureza similar.

Atualmente o LIAD organiza-se em 4 grupos de investigação:

G1 - Grupo de Estudos de Arquitectura Contemporânea e Popular

G2 - Grupo de Estudos de Desenho Urbano e Territorial

G3 - Grupo de Estudos de Arquitetura e Tecnologias

G4 – Grupo de Estudos de Design e Interações Disciplinares

Acolhe ainda, entre outros, um projecto na área da paisagem, Paisagens por subtracção (ESAP/2016/P31/DARQ) desenvolvido em colaboração com o Departamento de Arquitectura

DARQ | Departamento de Arquitectura

DARQ | Departamento de Arquitectura

Fátima Fernandes

São competências do Departamento de Arquitectura, organizar e desenvolver a investigação na sua área ou áreas científicas, fomentando grupos e projetos de investigação, para além da investigação a título individual; Coordenar a actividade das respectivas áreas de científicas através dos respectivos grupos de unidades curriculares; Apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da docência e da investigação; Colaborar com outros departamentos com vista ao desenvolvimento de programas de formação e investigação interdisciplinares.

Em Setembro de 2013, foram apresentadas medidas de incentivo à investigação e criada uma Comissão de Acompanhamento dos Projectos ESAP para do desenvolvimento de:

- Projectos de investigação ESAP

- Estágios creditados de investigação (ECI)

Projectos de Investigação em curso:

IEPPE, Intervenções no Espaço público – permanentes e efémeras - na cidade consolidada (ESAP/2013/P09/TRV)

Paisagens por subtracção (ESAP/2016/P31/DARQ)

SATH | Secção Autónoma de Teoria e História

SATH | Secção Autónoma de Teoria e História

Alexandra Trevisan

A Secção Autónoma de Teria e História é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teoria e Crítica de Arte, Teoria e Crítica de Arquitectura, Teoria e Crítica de Teatro, História da Arte, História da Arquitectura e Ciências Sociais e das respectivas unidades curriculares, que desenvolve uma articulação científico-pedagógica próxima com os cursos que a integram.

Entre outras competências, cabe à SATH organizar e desenvolver a investigação nas suas áreas científicas, fomentando grupos e projectos de investigação, para além da investigação a título individual, bem como apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da investigação.

Actualmente, a SATH partilha com os restantes Departamentos da ESAP, uma política de investigação que passa por dois tipos de acções:

1. O incentivo à constituição de equipas de investigação lideradas por docentes da SATH, através do financiamento de projectos colectivos de investigação, de curta duração, isto é de Projectos ESAP.

2. A sensibilização dos alunos para a investigação, através da oferta de Estágios Creditados de Investigação (ECI) realizados no âmbito dos projectos em curso.

Projectos ESAP a decorrer:

Notícias de Arquitectura.  (ESAP/2016/P29/SATH)

Arquitecturas Dramáticas (ESAP/2016/P30/SATH)

Correspondências II (ESAP/2016/P32/SATH)