Corpo Docente

O corpo docente desta pós-graduação inclui, para além dos professores, um conjunto significativo de conferencistas convidados de reconhecida experiência e mérito académico e/ou profissional no domínio da arte contemporânea que, no ano lectivo 2017-18, é composto por:

JOÃO TABARRA (Artista e docente na HGK Karlsruhe University of Arts and Design, Karlsruhe, Alemanha);  JüRGEN BOCK (Curador, Crítico e Diretor do Programa Independente de Estudos da Maumaus); TAMARA DIAZ BRINGAS (Investigadora e Curadora Geral da X Bienal de Centroamérica);FRANCISCO QUEIMADELA & MARIANA CALÓ (Artistas visuais); LUCA ARGEL (Músico e escritor);LORETO MARTINEZ TRONCOSO (Artista e performer); VALENTINE VERHAEGHE (Artista multimédia); MATTHIEU RENAULT (Filósofo e docente na Université Paris 8 - Vincennes , Saint-Denis);CHARLOTTE AGIUS (Galerista - Malta); NUNO FALEIRO (Docente e Investigador); SUSANA CHIOCCA (Artista e Performer); NUNO RAMALHO (Artista)


Nome Completo
Juan Luis Toboso Galindo

Nome Profissional
Juan Luis Toboso

Departamento
Artes Visuais

Cagegoria
Professor Auxiliar Convidado

Cargo(s) académicos
Diretor Adjunto do Conselho de Direção | Coordenador do Mestrado em Artes Visuais. Práticas artísticas e Investigação

Unidade(s) de investigação
Centro de Estudos Arnaldo Araújo: investigador integrado | Grupo de investigação: Arte e Estudos Críticos. Coordenador do eixo de investigação 2018/2022 Trajectórias sul-sul.

Email
juan.toboso@esap.pt

ORCID
0000-00012-4603-8309

Página(s) Web
http://www.kultureland.com
https://esap-porto.academia.edu/juantoboso

Curriculum DeGois
9111352139586589

Curriculum

Investigador e curador no contexto da Arte Contemporânea. Reside entre Valencia, Espanha e o Porto, Portugal. Doutor pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valencia. É Professor assistente convidado da ESAP, Escola Superior Artística do Porto. É Investigador Integrado do Centro de Estudos Arnaldo Araújo, no grupo de Investigação em Arte e Estudos Críticos. No campo da produção cultural tem colaborado com diferentes instituições como o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, a Fundação Calouste Gulbenkian e o programa de Arte e Arquitetura da Capital Europeia da Cultura, Guimarães 2012. Desde 2004 é membro de vários grupos de investigação universitários como na UPV, de Valencia, e a UFRGS em Porto Alegre-Brasil, para o desenvolvimento de projetos de cooperação internacional, baseados na criação de núcleos de pensamento em torno de novos processos contemporâneos de criação artística, bem como na investigação de novos territórios na produção, crítica e difusão das artes plásticas. É editor do livro, Infra-estruturas Emergentes, sobre a produção, gestão e difusão cultural. Tem desenvolvido pesquisa sobre as relações entre arte, politica e sociedade com ênfase nas práticas artríticas espaciais e performativas. Durante 2017/18 foi curador em residência do Centre de Cultura Contemporânea - Centre del Carme.  

Nome Completo
Maria Eduarda Dias Neves

Nome Profissional
Eduarda Neves

Departamento
Teoria e História

Cagegoria
Professor Auxiliar

Cargo(s) académicos
Directora Académica da ESAP | Membro do Conselho Científico

Unidade(s) de investigação
Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA): Membro da Direção | Grupo de investigação Arte e Estudos Críticos – Investigadora Responsável

Projecto(s) em curso
https://semimagomundi.weebly.com/project.html | http://www.ceaa.pt/projeto/notas-sobre-a-europa-o-sono-dogmatico

Email
eduardadn@gmail.com

ORCID
0000-0003-1906-1957

Página(s) Web
https://esap-porto.academia.edu/EduardaNeves
https://www.facebook.com/profile.php?id=100011446524503
http://correspondencias.weebly.com/
http://pdgartes.weebly.com/
https://semimagomundi.weebly.com/project.html
https://hors-serie.weebly.com/

Curriculum DeGois
4651701144190331

Curriculum

Licenciada em Filosofia e Doutorada em Estética. Professora Auxiliar, ESAP. Investigadora Responsável do grupo de investigação ARTE E ESTUDOS CRÍTICOS do CEAA, desde 2013. Curadora independente.  A sua actividade de investigação e de curadoria, cruza  os domínios da arte, filosofia e política. Concebeu os projectos: ALGUMAS RAZÕES PARA UMA ARTE NÃO DEMISSIONÁRIA[2014-15] e CORRESPONDÊNCIAS [2016-17], apresentados em Portugal, Espanha, Alemanha e Malta, ambos com o apoio da DGARTES / Ministério da Cultura, respectivamente, no âmbito do apoio pontual e apoio à internacionalização. Integrou o projecto expositivo QUATRO ELEMENTOS  / FOUR ELEMENTS (curadora do elemento TERRA), Galeria Municipal do Porto [2017]. Outros projectos curatoriais recentes: FAULT LINE (Casa dos Crivos e Convento de São Francisco)  e A ALGUNS PASSOS COMO SE ESTIVESSE MUITO LONGE, ENCONTROS DA IMAGEM, Braga e Porto [2017]; A.A.R., Espaço Mira (Porto) e HORS-SÉRIE, em EX14 (Dresden), IZOLYATSIA (Kiev), KUB (Leipzig), CENTERCOURT (Munique), LLLLLL (Viena), FOLIE SANDRIN e VILLA BELLEVILLE (Paris) [2018]. SEM IMAGO MUNDI, ANTES UM DESVIO ALEATÓRIO, Porto, [2018].Último livro publicado: O AUTO_RETRATO. FOTOGRAFIA E SUBJECTIVAÇÃO. Lisboa: Ed. Palimpsesto | CEAA, 2016 [Short list do prémio PEN CLUB na área de Ensaio, 2017]. Prepara o livro BESTIÁRIOS. ENSAIOS SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA. É, actualmente, directora da Escola Superior Artística do Porto.

Nome Completo
Pedro Miguel dos Santos Rocha

Nome Profissional
Pedro Rocha

Departamento

Cagegoria
Professor Auxiliar Convidado

Email
pedrosanrocha@gmail.com

ORCID
.

Página(s) Web

Curriculum DeGois
None

Curriculum

Natural do Porto e sediado nesta mesma cidade, licenciou-se em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica em 1996. Em 2009, concluiu o primeiro ano do Mestrado em Estudos Artísticos - Teoria e Crítica de Arte da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Desde 1998 que desenvolve actividade na área da curadoria de música e de outras práticas artísticas ligadas ao som, sendo a sua atividade principal a colaboração com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. O primeiro programa de Serralves para o qual contribuiu enquanto programador foi em 1999 por altura da exposição inaugural do museu, “Circa 1968”. Em 2001, assumiu o cargo de programador de música desta instituição sendo responsável pelas escolhas e participando na produção do programa anual de música e da componente musical do festival “Serralves em Festa”. Neste âmbito, foi ainda co-programador do festival de artes performativas Trama, do ciclo Documente-se! E , mais recentemente, de “O Museu Como Performance”. Desde 1998 que desenvolve vários projetos na área do djing, a solo e em colaboração, geralmente explorando a música experimental e a electrónica em diferentes contextos como rádio, bares e clubes, galerias e performances. Em 2014, iniciou a colaboração enquanto curador de música convidado do centro de arte Pirelli Hangar Bicocca em Milão.

Nome Completo
Susana Chiocca de Almeida Duarte

Nome Profissional
Susana Chiocca

Departamento

Cagegoria
Professor Auxiliar Convidado

Email
susanachiocca@gmail.com

ORCID
.

Página(s) Web
http://chiocca.wix.com/susanachiocca

Curriculum DeGois
None

Curriculum

Susana Chiocca. Lisboa, 1974. Doutorada em Arte Contemporânea/Performance pela Facultad de Bellas Artes de Cuenca (Universidad Castilla-La Mancha) em 2016 - investigação em torno da máscara na sua relação com a performance. Licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 1999. Professora das unidades curriculares de Nuevos Comportamentos Artísticos na Facultad de Bellas Artes de Cuenca (2016) e Performance na Escola Profissional Balleteatro (2010-2012). Organizou algumas exposições e eventos dos quais destaca o espaço a Sala, dedicado à apresentação de performances (2006-2010), criado juntamente com António Lago. Tem participado em diversas exposições, eventos e workshops.