Corpo Docente

O corpo docente desta pós-graduação inclui, para além dos professores, um conjunto significativo de conferencistas convidados de reconhecida experiência e mérito académico e/ou profissional no domínio da escrita dramática que, no ano lectivo 2016-17, é composto por: ANA VITORINO/CARLOS COSTA (Visões Úteis), ARMANDO NASCIMENTO ROSA (Dramaturgo, ESTC),CARLOS J. PESSOA (ESTC), CLÁUDIA LUCAS CHÉU (Dramaturga), FERNANDO MATOS OLIVEIRA (FLUC), FERNANDO GIESTAS (Dramaturgo), FERNANDO MOREIRA (Dramaturgo), GONÇALO AMORIM (TEP/FITEI), JACINTO LUCAS PIRES (Dramaturgo), JORGE SILVA MELO (Artistas Unidos), LUÍS MESTRE (FLUP, Dramaturgo), MARIA JOÃO BRILHANTE (FLUL), MIGUEL CASTRO CALDAS (Dramaturgo), NUNO M. CARDOSO (Cão Danado, TNSJ), Paula Autran (Dramaturga), RICARDO CORREIA (ESEC), RICARDO NEVES-NEVES (Dramaturgo), RUI PINA COELHO (Dramaturgo, ESTC),  TIAGO RODRIGUES (T.N.D.M. II), VANESA SOTELO (Dramaturga/RGT).


Nome Completo
Jorge Louraço Figueira

Nome Profissional
Jorge Louraço

Departamento

Cagegoria
Professor Auxiliar Convidado

Email
jorgelouraco@gmail.com

ORCID
.

Página(s) Web

Curriculum DeGois
9949770731722726

Curriculum

Doutorando em Estudos Artísticos, pela Universidade de Coimbra, com uma Bolsa atribuída pela FCT. É crítico de teatro no jornal Público e docente na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Foi dramaturgo residente na Oficina Municipal de Teatro, diretor artístico do Teatro Oficina, em Guimarães e Júri dos Apoios Pontuais ao Teatro em 2004 e 2007. Colaborou com várias publicações, como o Léxico de Pedagogia do Teatro, editado pela editora Perspectiva, e com as revistas Drama, Sinais de Cena, Camarim, Crioula, Hemisférica, Caderno de Ensaios e Adágio, e coordenou numerosos eventos, seminários, encontros e workshops ligados à dramaturgia, em Portugal e no Brasil. Tem várias peças publicadas e levadas à cena, tendo a sua peça Êxodos sido nomeada para o Prémio de Melhor Dramaturgia da APCA.

Nome Completo
Jorge Miguel Ferrão Palinhos

Nome Profissional
Jorge Palinhos

Departamento
Teoria e História

Cagegoria
Professor Auxiliar

Unidade(s) de investigação
Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) | Grupo de Investigação Estudos de Arquitetura – Investigador Colaborador

Projecto(s) em curso
Arquiteturas Dramáticas 2016 (ESAP/2016/P30/SATH) - Investigador Responsável

Email
jorge.palinhos@esap.pt

ORCID
0000-0003-2255-3151

Página(s) Web
https://esap-porto.academia.edu/JorgePalinhos
https://scholar.google.pt/citations?user=m-WXv-UAAAAJ&hl=pt-PT

Curriculum DeGois
4977235359640817

Curriculum

Jorge Palinhos é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, mestre em Terminologia e Tradução, e doutor em Estudos Culturais. Em teatro é autor de várias peças de teatro publicadas e apresentadas em Portugal, Brasil, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça, Sérvia, Alemanha e EUA. Foi premiado com o Prémio Miguel Rovisco 2003, o Prémio Manuel-Deniz Jacinto 2007, e foi finalista do Prémio António José da Silva em 2011. Colaborou com diversas companhias de teatro portuguesas e estrangeiras e foi dramaturgo e dramaturgista convidado da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012. Faz parte da direção da revista Aniki, da AIM e é membro da direção da Plateia.

 

Nome Completo
Marta Costa Freitas Almendra

Nome Profissional
Marta Freitas

Departamento
Teatro e Cinema

Cagegoria
Professor Auxiliar

Unidade(s) de investigação
CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo: Conselho Científico | Grupo de Arte e Estudos Críticos - Investigadora integrada

Projecto(s) em curso
NuDA – Núcleo de Dramaturgia Acção

Email
emaildamartaalemendra@gmail.com

ORCID
.

Página(s) Web
http://www.mundorazoavel.com

Curriculum DeGois
None

Curriculum

Doutoramento e Mestrado em Ciências Cognitivas, pela Universidade do Minho. Licenciatura em Psicologia, pela Universidade do Minho e em Teatro – Interpretação, pela ESMAE – Escola de Música e Artes do Espectáculo. Como atriz trabalhou com inúmeros encenadores de referência nacional e internacional. Como dramaturga conta já com mais de vinte peças escritas e encenadas, algumas delas editadas. Como encenadora, tem vindo a desenvolver um trabalho regular, com destaque para as peças estreadas pela Mundo Razoável, companhia que fundou e que dirige. Desde 2006 que é docente em escolas artísticas, profissionais e superiores. É directora do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP – Escola Superior Artística do Porto. É investigadora integrada do CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo, no grupo de Arte e Estudos Críticos.