Investigação

Pretende-se com este programa de pós-graduação/especialização desenvolver uma aproximação crítica à Arte em Espaço Público nas suas diversas manifestações. A animação e as intervenções no espaço público, que a reabilitação urbana tem vindo a propor nos seus planos, no nosso país e no estrangeiro, corre o risco da “disneylização para turistas”, sendo fundamental trabalhar com as comunidades na criação de intervenções artísticas com impacto no espaço social.

O curso, com uma forte vertente prática, está aberto a artistas, arquitetos, designers, animadores e produtores culturais (e formações afins) visando, pela interdisciplinaridade, a criação de um espaço de reflexão e de estímulo criativo em torno das problemáticas da arte no espaço público, designadamente: a) a arte como fator de transformação social; b) a criação de obras de «site-specific» com impacto social e c) o espaço social como obra de arte coletiva; d) a ação e a participação artística em espaço público como lugar de encontro para o diálogo cívico; e) outros contributos. Os fenómenos ligados à Arte Urbana, Arte Comunitária e à Arte Publica, e as intervenções de caracter efémero e permanente serão tema de estudo e de projeto.


DARQ | Departamento de Arquitectura

DARQ | Departamento de Arquitectura

Susana Milão

São competências do Departamento de Arquitectura, organizar e desenvolver a investigação na sua área ou áreas científicas, fomentando grupos e projetos de investigação, para além da investigação a título individual; Coordenar a atividade das respetivas áreas de científicas através dos respetivos grupos de unidades curriculares; Apoiar as atividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da docência e da investigação; Colaborar com outros departamentos com vista ao desenvolvimento de programas de formação e investigação interdisciplinares.

Em Setembro de 2013, foram apresentadas medidas de incentivo à investigação e criada uma Comissão de Acompanhamento dos Projetos ESAP para do desenvolvimento de:

- Projetos de investigação ESAP

- Estágios creditados de investigação (ECI)

Projetos de Investigação em curso:

IEPPE, Intervenções no Espaço público – permanentes e efémeras - na cidade consolidada (ESAP/2013/P09/TRV)

Paisagens por subtração (ESAP/2016/P31/DARQ)

DAV | Departamento de Artes Visuais

DAV | Departamento de Artes Visuais

Jorge Cunha Pimentel

O Departamento de Artes Visuais é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Desenho, Fotografia, Impressão, Artes Plásticas, Design, Tecnologias de Informação e Comunicação, Multimédia e das respectivas unidades curriculares, que desenvolve uma articulação científico-pedagógica próxima com os cursos que a integram.

Entre outras competências, cabe ao DAV organizar e desenvolver a investigação nas suas áreas científicas, fomentando grupos e projectos de investigação, para além da investigação a título individual, bem como apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da investigação.

O DAV partilha com os restantes Departamentos da ESAP, uma política de investigação que passa pelo incentivo à constituição de equipas de investigação lideradas por docentes do DAV, através do financiamento de projectos colectivos de investigação, de curta duração, isto é de Projectos ESAP.

Neste momento decorre no DAV um projeto de investigação na área do curso,  dirigido por uma das suas docentes:

Perspetiva de criação de um arquivo web based para o IEPPE da ESAP (ESAP/2013/P10/DAV)

 

A oferta de Estágios Creditados de Investigação (ECI) no âmbito dos projectos a decorrer no Departamento, pretende-se ainda contribuir para a iniciação ou reforço da iniciação científica dos alunos da ESAP.

DTC | Departamento de Teatro e Cinema

DTC | Departamento de Teatro e Cinema

Marta Freitas

.