Investigação

Pretende-se com este programa de pós-graduação desenvolver uma aproximação crítica à arte contemporânea, através das suas múltiplas direcções e modos de produção.

As unidades curriculares que constituem o plano de estudos  permitem (1) aprofundar e intensificar o conhecimento em torno da relação que a arte contemporânea estabelece com outros territórios de reflexão, (2) possibilitar a cada um a construção das suas próprias referências potenciais. Neste âmbito se situam os pressupostos fundamentais do Curso. O corpo docente inclui professores com formação académica em Universidades nacionais e internacionais, bem como conferencistas convidados de reconhecida experiência e mérito académico e/ou profissional no domínio da arte contemporânea.


CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Maria Helena Maia

O Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) da Escola Superior Artística do Porto é uma unidade de investigação reconhecida pela FCT (uID 4041) que desenvolve investigação na área de Estudos Artísticos, concretamente nos territórios da Teoria, da Crítica e da História. 

Actualmente o CEAA organiza-se em três grupos de investigação e uma linha transversal,

Grupos de investigação:

G1 | Grupo de Estudos de Arquitectura 
G2 | Grupo de Estudos de Cinema 
G3 | Grupo de Arte e Estudos Críticos

Linha de investigação:

Lugar Comum

O Grupo de Arte e Estudos Críticos, em que maioritariamente se insere a investigação associada às artes visuais, é dirigido por Eduarda Neves e realiza investigação em três grandes áreas temáticas, ligadas à Arte Contemporânea: 

1. Europa;

2. O filme na arte contemporânea; 

3. Trajectórias Sul-Sul;

CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

CEAA | Grupo de Arte e Estudos Críticos

SATH | Secção Autónoma de Teoria e História

SATH | Secção Autónoma de Teoria e História

Alexandra Trevisan

A Secção Autónoma de Teria e História é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teoria e Crítica de Arte, Teoria e Crítica de Arquitetura, Teoria e Crítica de Teatro, História da Arte, História da Arquitetura e Ciências Sociais e das respectivas unidades curriculares, que desenvolve uma articulação científico-pedagógica próxima com os cursos que a integram.

Entre outras competências, cabe à SATH organizar e desenvolver a investigação nas suas áreas científicas, fomentando grupos e projectos de investigação, para além da investigação a título individual, bem como apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da investigação.

Atualmente, a SATH partilha com os restantes Departamentos da ESAP, uma política de investigação que passa por dois tipos de acções:

1. O incentivo à constituição de equipas de investigação lideradas por docentes da SATH, através do financiamento de projectos coletivos de investigação, de curta duração, isto é de Projetos ESAP.

2. A sensibilização dos alunos para a investigação, através da oferta de Estágios Creditados de Investigação (ECI) realizados no âmbito dos projectos em curso.

Projectos ESAP a decorrer:

Notícias de Arquitetura.  (ESAP/2016/P29/SATH)

Arquiteturas Dramáticas (ESAP/2016/P30/SATH)

Correspondências II (ESAP/2016/P32/SATH)

No âmbito do projecto Arquitecturas Dramáticas que decorre na SATH em parceria com o CEAA está a decorrer um estágio creditado de investigação realizado por uma aluna da pós-graduação.