Corpo Docente

O corpo docente desta pós-graduação inclui, para além dos professores, um conjunto significativo de conferencistas convidados de reconhecida experiência e mérito académico e/ou profissional no domínio da arte contemporânea que, no ano lectivo 2017-18, é composto por:

JOÃO TABARRA (Artista e docente na HGK Karlsruhe University of Arts and Design, Karlsruhe, Alemanha);  JüRGEN BOCK (Curador, Crítico e Diretor do Programa Independente de Estudos da Maumaus); TAMARA DIAZ BRINGAS (Investigadora e Curadora Geral da X Bienal de Centroamérica);FRANCISCO QUEIMADELA & MARIANA CALÓ (Artistas visuais); LUCA ARGEL (Músico e escritor);LORETO MARTINEZ TRONCOSO (Artista e performer); VALENTINE VERHAEGHE (Artista multimédia); MATTHIEU RENAULT (Filósofo e docente na Université Paris 8 - Vincennes , Saint-Denis);CHARLOTTE AGIUS (Galerista - Malta); NUNO FALEIRO (Docente e Investigador); SUSANA CHIOCCA (Artista e Performer); NUNO RAMALHO (Artista)


Nome Completo
Maria Covadonga Barreiro Rodríguez-Moldes

Nome Profissional
Maria Covadonga Barreiro

Departamento
Artes Visuais

Cagegoria
Professor Auxiliar

Cargo(s) académicos
Diretora da Licenciatura em Artes Visuais - Fotografia

Unidade(s) de investigação
CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo: Grupo de Arte e Estudos Críticos - Investigadora integrada

Projecto(s) em curso
Correspondências (ESAP/2016/P32/SATH) - Investigadora

Email
maria.barreiro@esap.pt

ORCID
0000-0002-9968-8559

Página(s) Web
http://correspondencias.weebly.com/
http://pdgartes.weebly.com/

Curriculum DeGois
9761311619700111

Curriculum

Mª Covadonga Barreiro, licenciada em Belas Artes (Univesidade de Vigo, 2006) e Doutorada com Menção Internacional pelo Departamento de Escultura da Universidade de Vigo com a tese Máquinas poéticas e artefactos: Mecânicas do movemento na criação artística contemporânea (Atitudes / Utopias), sob a supervisão da Dra. Yolanda Herranz Pascual (Universidade de Vigo, 2012). É artista e docente na ESAP desde 2014. Interesses actuais de investigação: Artes e Estudos Críticos; Estética, Crítica e Arte Contemporânea; Arte e Máquinas; Arte e Corpo; Arte e tecnologia.

Nome Completo
Maria Eduarda Dias Neves

Nome Profissional
Eduarda Neves

Departamento
Teoria e História

Cagegoria
Professor Auxiliar

Cargo(s) académicos
Directora Académica da ESAP | Membro do Conselho Científico

Unidade(s) de investigação
Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA): Membro da Direção | Grupo de investigação Arte e Estudos Críticos – Investigadora Responsável

Projecto(s) em curso
https://semimagomundi.weebly.com/project.html | http://www.ceaa.pt/projeto/notas-sobre-a-europa-o-sono-dogmatico

Email
eduardadn@gmail.com

ORCID
0000-0003-1906-1957

Página(s) Web
https://esap-porto.academia.edu/EduardaNeves
https://www.facebook.com/profile.php?id=100011446524503
http://correspondencias.weebly.com/
http://pdgartes.weebly.com/
https://semimagomundi.weebly.com/project.html
https://hors-serie.weebly.com/

Curriculum DeGois
4651701144190331

Curriculum

Licenciada em Filosofia e Doutorada em Estética. Professora Auxiliar, ESAP. Investigadora Responsável do grupo de investigação ARTE E ESTUDOS CRÍTICOS do CEAA, desde 2013. Curadora independente.  A sua actividade de investigação e de curadoria, cruza  os domínios da arte, filosofia e política. Concebeu os projectos: ALGUMAS RAZÕES PARA UMA ARTE NÃO DEMISSIONÁRIA[2014-15] e CORRESPONDÊNCIAS [2016-17], apresentados em Portugal, Espanha, Alemanha e Malta, ambos com o apoio da DGARTES / Ministério da Cultura, respectivamente, no âmbito do apoio pontual e apoio à internacionalização. Integrou o projecto expositivo QUATRO ELEMENTOS  / FOUR ELEMENTS (curadora do elemento TERRA), Galeria Municipal do Porto [2017]. Outros projectos curatoriais recentes: FAULT LINE (Casa dos Crivos e Convento de São Francisco)  e A ALGUNS PASSOS COMO SE ESTIVESSE MUITO LONGE, ENCONTROS DA IMAGEM, Braga e Porto [2017]; A.A.R., Espaço Mira (Porto) e HORS-SÉRIE, em EX14 (Dresden), IZOLYATSIA (Kiev), KUB (Leipzig), CENTERCOURT (Munique), LLLLLL (Viena), FOLIE SANDRIN e VILLA BELLEVILLE (Paris) [2018]. SEM IMAGO MUNDI, ANTES UM DESVIO ALEATÓRIO, Porto, [2018].Último livro publicado: O AUTO_RETRATO. FOTOGRAFIA E SUBJECTIVAÇÃO. Lisboa: Ed. Palimpsesto | CEAA, 2016 [Short list do prémio PEN CLUB na área de Ensaio, 2017]. Prepara o livro BESTIÁRIOS. ENSAIOS SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA. É, actualmente, directora da Escola Superior Artística do Porto.

Nome Completo
Nuno Ricardo Faleiro Rodrigues

Nome Profissional
Nuno Faleiro Rodrigues

Departamento
Artes Visuais

Cagegoria
Professor Auxiliar

Unidade(s) de investigação
CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo: Membro do Conselho Científico | Grupo de Arte e Estudos Críticos - Investigador Integrado

Email
nuno.faleiro@esap.pt

ORCID
0000-0002-2035-0150

Página(s) Web
http://www.ceaa.pt/arte-e-estudos-criticos/
https://estudoscriticosarte.wordpress.com/

Curriculum DeGois
9840159533771956

Curriculum

Nuno Faleiro Rodrigues é docente da ESAP onde lecciona na Licenciatura em Fotografia-Artes Visuais e na Pós-graduação em Arte Contemporânea.  Em 2009 completou o Doutoramento na Middlesex University, Londres, sob a orientação do Professor Peter Osborne e o Professor Éric Alliez. Leccionou Estudos Críticos na Norwich University of the Arts e na Metropolitan Cardiff University, Reino Unido. Entre 2007 e 2009, apresentou uma série de seminários em teoria de arte no Ar.Co, Lisboa, sobre arte e repetição no período do pós-guerra e arte e estética na filosofia de Gilles Deleuze. É investigador integrado do Centro de Estudos Arnaldo Araújo onde é membro do Grupo de Investigação em Arte e Estudos Críticos.