Investigação

Curso do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha, constante no Despacho nº 4649/2017, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 103, de 29 de Maio de 2017.

A Licenciatura em Design de Comunicação, apresenta um desenho curricular focado nas áreas do design gráfico e design multimédia, contemplando, no entanto, as áreas do audiovisual e da fotografia. São objectivos da licenciatura, de cariz universitário, trabalhar os conteúdos, as “ferramentas” e os conhecimentos fundamentais, conducentes à aquisição das competências, para analisar, reflectir e conceber, produtos, obras e conteúdos de design gráfico e design multimédia.

Devido ao carácter alargado do seu plano de estudos é favorecida a multiplicidade de saídas profissionais em conformidade com as aprendizagens adquiridas. O estágio integrado na licenciatura, potencia o contacto com o meio profissional.


DAV | Departamento de Artes Visuais

DAV | Departamento de Artes Visuais

Jorge Cunha Pimentel

O Departamento de Artes Visuais é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Desenho, Fotografia, Impressão, Artes Plásticas, Design, Tecnologias de Informação e Comunicação, Multimédia e das respectivas unidades curriculares, que desenvolve uma articulação científico-pedagógica próxima com os cursos que a integram.

Entre outras competências, cabe ao DAV organizar e desenvolver a investigação nas suas áreas científicas, fomentando grupos e projectos de investigação, para além da investigação a título individual, bem como apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da investigação.

O DAV partilha com os restantes Departamentos da ESAP, uma política de investigação que passa pelo incentivo à constituição de equipas de investigação lideradas por docentes do DAV, através do financiamento de projectos colectivos de investigação, de curta duração, isto é de Projectos ESAP.

Neste momento decorre no DAV um projeto de investigação na área do curso,  dirigido por uma das suas docentes:

Perspetiva de criação de um arquivo web based para o IEPPE da ESAP (ESAP/2013/P10/DAV)

A oferta de Estágios Creditados de Investigação (ECI) no âmbito dos projectos a decorrer no Departamento, pretende-se ainda contribuir para a iniciação ou reforço da iniciação científica dos alunos da ESAP.

SATH | Secção Autónoma de Teoria e História

SATH | Secção Autónoma de Teoria e História

Alexandra Trevisan

A Secção Autónoma de Teria e História é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teoria e Crítica de Arte, Teoria e Crítica de Arquitetura, Teoria e Crítica de Teatro, História da Arte, História da Arquitetura e Ciências Sociais e das respectivas unidades curriculares, que desenvolve uma articulação científico-pedagógica próxima com os cursos que a integram.

Entre outras competências, cabe à SATH organizar e desenvolver a investigação nas suas áreas científicas, fomentando grupos e projectos de investigação, para além da investigação a título individual, bem como apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da investigação.

Atualmente, a SATH partilha com os restantes Departamentos da ESAP, uma política de investigação que passa por dois tipos de acções:

1. O incentivo à constituição de equipas de investigação lideradas por docentes da SATH, através do financiamento de projectos coletivos de investigação, de curta duração, isto é de Projetos ESAP.

2. A sensibilização dos alunos para a investigação, através da oferta de Estágios Creditados de Investigação (ECI) realizados no âmbito dos projectos em curso.