corpo docente

 

Curso do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha, constante no Despacho nº 4649/2017, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 103, de 29 de Maio de 2017.

A Licenciatura em Design de Comunicação, apresenta um desenho curricular focado nas áreas do design gráfico e design multimédia, contemplando, no entanto, as áreas do audiovisual e da fotografia. São objectivos da licenciatura, de cariz universitário, trabalhar os conteúdos, as “ferramentas” e os conhecimentos fundamentais, conducentes à aquisição das competências, para analisar, reflectir e conceber, produtos, obras e conteúdos de design gráfico e design multimédia.

Devido ao carácter alargado do seu plano de estudos é favorecida a multiplicidade de saídas profissionais em conformidade com as aprendizagens adquiridas. O estágio integrado na licenciatura, potencia o contacto com o meio profissional.


Nome Completo
Alexandra Trevisan da Silveira Pacheco

Nome Profissional
Alexandra Trevisan

Departamento
Teoria e História

Categoria
Professor Auxiliar

Cargos Académicos
Coordenadora da Secção Autónoma de Teoria e História | Vice-Presidente do Conselho Científico | Membro do Conselho Geral

Unidades de Investigação
Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA): Membro da Direção | Membro do Conselho de Fundadores | Grupo de investigação Estudos de Arquitectura - Investigadora Integrada

Projetos Atuais
MODSCAPES – Modernist Reinventions of Rural Landscape (HERA.15.097) - Investigadora | Espaços Religiosos a Partir do Registo Fotográfico (ESAP/2015/P20/SATH) - Investigadora Responsável

Email
alexandratrevisan@esap.pt

ORCID
0000-0003-4538-9358

Página(s) Web
https://esap-porto.academia.edu/AlexandraTrevisan

Curriculum DeGois
2635488245845398

Curriculum

Licenciada e Mestre em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutorada em Arquitectura (programa Problemas de la Arquitectura y ciudad moderna: teoría, historia, proyectos) pela ETSA da Universidade de Valladolid. É docente na ESAP desde 1986.É Coordenadora da secção Autónoma de Teoria e História e Vice-Presidente do Conselho Cientifico da ESAP. Tem vindo a desenvolver investigação no campo da Teoria e História da Arquitectura e da História da Fotografia, sendo de destacar a participação em dois projectos FCT já concluídos: Fotografia, Arquitectura Moderna e a “Escola do Porto”: Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego (2013-2015) como investigadora responsável, e Modernismos do Sul (2014-2015), como membro da equipa de investigação.

Nome Completo
António José de Jesus Martins Alves

Nome Profissional
António Alves

Departamento
Artes Visuais

Categoria
Assistente Convidado

Email
antonio.alves@esap.pt

ORCID
.

Página(s) Web
http://correspondencias.weebly.com/projectoproject.html
http://pdgartes.weebly.com/das-plast-v-pjs.html

Curriculum DeGois
None

Curriculum

De 1986 a 1989 frequenta a Escola Superior Artística do Porto onde completa o Bacharelato em Fotografia e  de 2002 a 2003 se Licencia em Arte e Comunicação – Ramo Fotografia. Frequenta desde 2014/15 a Universidade Lusófona do Porto o doutoramento em Artes dos Media Trabalha em fotografia desde 1990 nas mais variadas áreas. Produz trabalho enquanto artista visual desde 1991. Investiga continuamente muitos dos aspetos das Artes Visuais, quer práticos quer teóricos. Trabalhos mais recentes destacamos em 2014 – Exposição “Memórias” Integrada no 38ª FITEI, Fotografia e Edição de Imagem do Projecto Algumas Razões para uma Arte não  Demissionária, apoiado pela DGARTES-Secretaria de Estado da Cultura, Fotografia e produção da Exposição SUFOCO do artista Silvestre Pestana, Espaço Mira Porto .2015 - Fotografia e Edição de Imagem do Projecto Correspondências  Leciona várias unidades curriculares na ESAP desde 1990/1991.

Nome Completo
Carlos Alberto de Matos Trindade

Nome Profissional
Carlos Trindade

Departamento
Artes Visuais

Categoria
Professor Auxiliar

Cargos Académicos
Membro do Conselho Científico | Diretor de Curso da Licenciatura em Artes Plásticas e Intermédia

Unidades de Investigação
Grupo de investigação MODO (Modos de conocimiento artístico) do Departamento de Escultura da Universidade de Vigo - investigador

Projetos Atuais
Pintura, Fotografia e Cinema: referências picturais nas imagens fotográficas e cinematográficas (ESAP/2016-17/P38/DAV). Investigador responsável.

Email
carlos.trindade@esap.pt

ORCID
0000-0003-2554-3792

Página(s) Web
http://www.eras.utad.pt/docs/DEZ%202016%20INTER.pdf
http://duvi.uvigo.es/index.php?option=com_content&task=view&id=10270

Curriculum DeGois
5646699603066783

Curriculum

Licenciado em Artes Plásticas/Pintura pela FBAUP (1981). Doutorado pela Universidade de Vigo (Departamento de Escultura, 2014), com a tese "Arte e Memória. Desenvolvimentos e derivações sobre o conceito de memória e sua contribuição à prática artística". Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2009-2012). Desde 1982, exerce actividades docentes nos Cursos Superiores Artísticos da ESAP, de que foi um dos fundadores, tendo ocupado diversos cargos. Enquanto artista plástico, começou a expor em 1978: realizou 5 exposições individuais e participou em mais de 150 colectivas, em Portugal e no estrangeiro, estando representado em algumas colecções públicas e privadas. Entre 1976 e 1981 trabalhou em Cinema de Animação, incluindo dois filmes subsidiados pelo Instituto Português do Cinema, produzidos por Cinematógrafo- colectivo de intervenção, do qual foi um dos fundadores.

Nome Completo
Cidália Maria da Cruz Henriques

Nome Profissional
Cidália Henriques

Departamento
Teoria e História

Categoria
Assistente

Email
cidalia.henriques@esap.pt

ORCID
.

Página(s) Web

Curriculum DeGois
None

Curriculum

Licenciada em História (Universidade do Porto, 1980) e mestre em Administração e Planificação da Educação, tese em História do Ensino do Desenho em Portugal no século XIX (Universidade Portucalense, 1998), é doutoranda em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Docente, desde 1984, na Escola Superior Artística do Porto, lecionou as disciplinas de História Cultural e das Mentalidades, Retrato e atualmente História da Arte I, História da Arquitectura e Urbanismo, Teoria e História do Design, História do Teatro e História da Arte Moderna e Contemporânea em Portugal. Diretora Académica da ESAP (1991 a 1997) e Presidente do Conselho Pedagógico (2005-2006). Membro do Conselho Científico da ESAP até 2010. Presidente do Conselho Fiscal da CESAP (2009-2015). Membro do IJI (Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito do Porto) desde 2003. A sua investigação tem sido multidisciplinar embora particularmente focada no ensino do desenho em Portugal.

Nome Completo
Daniel da Cruz Brandão

Nome Profissional
Daniel Brandão

Departamento
Artes Visuais

Categoria
Professor Auxiliar

Unidades de Investigação
Membro do Center for Unexpected Media do ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura

Projetos Atuais
Museu do Resgate (autor) | Rádio Manobras (membro da equipa de comunicação)

Email
daniel.c.brandao@gmail.com

ORCID
0000-0001-6331-0354

Página(s) Web
https://unexpectedmedia.wordpress.com/members/daniel-brandao/
http://www.museudoresgate.org
https://www.behance.net/DanielBrandao
https://vimeo.com/danielbrandao

Curriculum DeGois
9420658880699406

Curriculum

Daniel Brandão licenciou-se em Design de Comunicação (2004) e fez mestrado em Arte Multimédia (2008) na FBAUP. Mais tarde, doutorou-se em Media Digitais na FEUP (2014). A sua investigação foca a temática do vídeo participativo enquanto ferramenta de cidadania. No âmbito do doutoramento criou o projecto Museu do Resgate (www.museudoresgate.org), um website com vídeos feitos por cidadãos sobre o quotidiano da cidade. Apresentou este projecto enquanto orador convidado no TEDxOporto 2015. Em termos profissionais, foi designer de comunicação, multimédia e audiovisual na Fundação de Serralves (2004-2010). Desde 2009, é docente nas áreas do Design Gráfico, Editorial, Tipográfico, Audiovisual e Multimédia na ESAP (Porto) e no IPCA (Barcelos). É também membro do Instituto de Investigação para o Design, Media e Cultura, ID+.

Nome Completo
Francisco José da Cruz de Jesus

Nome Profissional
Francisco Jesus

Departamento
Teoria e História

Categoria
Assistente

Email
franciscojesusesap@gmail.com

ORCID
.

Página(s) Web

Curriculum DeGois
None

Curriculum

Francisco José da Cruz de Jesus. Licenciado em História – História da Arte (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1994), Mestre em História da Arte (Universidade Lusíada de Lisboa, 1999), doutorando em Sociologia na Especialidade de Sociologia da Arte e da Cultura (Universidade da Beira Interior). É docente da ESAP nas áreas das Ciências Sociais e da Teoria, da História e da Crítica de Arte desde 2001. Foi Coordenador da Secção Autónoma de Ciências Sociais no biénio 2010-2012. É autor de vários artigos de história social da arte e de sociologia da arte em publicações nacionais e internacionais. 

Nome Completo
Henrique António Muga

Nome Profissional
Henrique Muga

Departamento
Teoria e História

Categoria
Professor Auxiliar

Unidades de Investigação
Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) | Membro do Conselho de Fundadores I Grupo de Estudos de Cinema - Investigador Integrado

Email
henriquemuga@esap.pt

ORCID
.

Página(s) Web

Curriculum DeGois
None

Curriculum

Henrique Muga. Licenciado em Psicologia (Universidade do Porto, 1986), Mestre em Psicologia Social (Universidade do Porto, 1998), e Doutorado em Ciências Sociais – linha de investigação Psicologia da Arte (Universidade Fernando Pessoa, 2015). É docente na ESAP desde 1987. É autor de vários artigos e livros na área da arquitetura e do cinema. Coordenou, em parceria com a Porto Lazer, o projecto “Arte Urbana - Intervenção nas Caixas de Eletricidade”, no Largo de S. Domingos. Foi Presidente do Conselho Pedagógico e Diretor-Adjunto do Conselho de Direção. Integra atualmente a Direção da CESAP. 

Nome Completo
João Tiago Pinto Osório de Castro Santos

Nome Profissional
João Tiago Santos

Departamento
Artes Visuais

Categoria
Professor Auxiliar

Email
joaotiago.esap@gmail.com

ORCID
0000-0003-1281-2607

Página(s) Web
http://www.gsadesign.net

Curriculum DeGois
0477601752283178

Curriculum

Doutorando no Doutoramento de Arte e Design na FBAUP e Mestre em Design da Imagem e Licenciado em design de comunicação na FBAUP. Exerce a atividade de designer gráfico desde 2003. É cofundador do gabinete de design – GSA Design, especializando-se no desenvolvimento de identidades visuais bem como no editorial na área de produção cultural, entre outras. É designer sénior na Fundação de Serralves desde 2004. Da sua experiência docente, destaca a ESAP onde leciona desde 2010 e a ESAD, em Matosinhos onde leciona desde 2009. Desde 2010 é co-organizador das conferências de design “Plug and Play” da ESAP. O seu trabalho já foi selecionado para a Trienal de cartazes de Trnava (2003), International Museum Communication Awards (2007) e vencedor do prémio de melhor design de arte e fotografia prémio edição Ler/Booktailors com o livro “Berlim – Reconstrução Crítica” (2009). 

Nome Completo
Jorge Fernando Teixeira Marques

Nome Profissional
Jorge Marques

Departamento
Artes Visuais

Categoria
Assistente

Unidades de Investigação
CETAC. Media - Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (Univ. Porto e Univ. Aveiro) - investigador | CIAUD - Centro de Investigação em Arquitectura Urbanismo e Design (Univ. Lisboa) - investigador

Email
jorge.marques@esap.pt

ORCID
.

Página(s) Web

Curriculum DeGois
None

Curriculum

Licenciado em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Mestre em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Frequenta correntemente o Doutoramento e Informação e Comunicação em Plataformas Digitais em consórcio entre a Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto. Tem leccionado no ensino superior politécnico e ensino superior universitário desde 2009 em unidades curriculares de Design Gráfico, Design Web e Multimédia, Design Audiovisual, Animação 2D, Modelação e Animação 3D, Desenho, Ilustração tanto ao nível de licenciatura, como de mestrado. Foi Designer Júnior, Sénior e fez direcção de arte em vários gabinetes de Design no Porto. É também Designer freelance há mais de 10 anos, em projectos de Design Gráfico, Web Design, Design Audiovisual, e Animação. É investigador nos centros de investigação CETAC. Media (Univ. Porto e Univ. Aveiro) e do CIAUD (Univ. Lisboa).

Nome Completo
Jorge Miguel de Faria da Cunha Pimentel

Nome Profissional
Jorge Cunha Pimentel

Departamento
Artes Visuais

Categoria
Professor Auxiliar

Cargos Académicos
Presidente do Conselho Científico | Membro do Conselho Geral | Director do Departamento de Artes Visuais

Unidades de Investigação
Centro de Estudos Arnaldo Araújo: Investigador integrado | Grupo de Investigação Estudos de Arquitectura – área temática Cruzamentos - coordenador

Projetos Atuais
Representação Gráfica em Arquitectura no Século XX Pré-digital (ESAP/2015/P14/DAV) - Investigador Responsável. Projecto a decorrer no Departamento de Artes Visuais (DAV) e no Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) da Escola Superior Artística do Porto (ESAP).

Email
jorge.pimentel@esap.pt

ORCID
0000-0002-2948-6994

Página(s) Web
https://esap-porto.academia.edu/JorgePimentel
https://www.researchgate.net/profile/Jorge_Pimentel4

Curriculum DeGois
7141408467031462

Curriculum

Jorge Cunha Pimentel é licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela FBAUP, em 1989, e doutorado em Arquitecturapela Universidad de Valladolid, em 2014, com a tese Obra Pública de Rogério de Azevedo. Os anos do SPN/SNI e da DGEMN. É docente na ESAP desde 1987. Foi Director do Curso Superior de Desenho e coordenador da licenciatura de Artes Plásticas. Tem vindo desenvolver investigação nos campos da História da arquitectura e do desenho em arquitectura, sendo de destacar a participação em dois projectos ESAP já concluídos ou em fase de conclusão, em torno da temática Desenhar Arquitectura (2014-2016), como investigadora responsável; e a participação no projecto FCT já concluído Fotografia, Arquitectura Moderna e a “Escola do Porto”. Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego (2013-2015), como membro da equipa de investigação.

Nome Completo
Maria Alice Correia Cardoso

Nome Profissional
Alice Cardoso

Departamento
Artes Visuais

Categoria
Assistente

Cargos Académicos
Membro do Conselho Pedagógico

Email
alice.cardoso@esap.pt

ORCID
.

Página(s) Web

Curriculum DeGois
4048120961630172

Curriculum

Designer, licenciada pela Escola Superior de Arte e Design desde 1996, com trabalho desenvolvido essencialmente na área da comunicação. Mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro desde 2007. Encontra-se a desenvolver o seu Doutoramento em Design na Universidade de Aveiro, no âmbito do qual é colaboradora do ID+ Instituto de Investigação, Design, Media e Cultura. O seu trabalho de investigação integra a Linha de Investigação de Design Estratégico para a Sustentabilidade.É docente na Escola Superior Artística do Porto (ESAP), desde 2001, onde atualmente integra o corpo docente do Curso de Design e Comunicação Multimédia. Foi Presidente do Conselho Pedagógico e integrou alguns grupos de trabalho de organização curricular.

Nome Completo
Maria de Fátima Alves Sales Varão

Nome Profissional
Fátima Sales

Departamento
Teoria e História

Categoria
Professor Auxiliar

Cargos Académicos
Membro do Conselho Científico

Unidades de Investigação
Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) | Grupo de Estudos de Arquitectura - investigadora integrada

Projetos Atuais
A Casa no Cinema de Manoel de Oliveira (ESAP/2015/P18/SATH) - Investigadora Responsável

Email
fatimasales63@gmail.com

ORCID
0000-0002-8704-4545

Página(s) Web

Curriculum DeGois
None

Curriculum

Maria de Fátima Alves Sales Varão. Licenciada em História - Arqueologia (Universidade do Porto, 1986). Doutorada em Arquitectura, com a Tese Januário Godinho na Arquitectura Portuguesa ou a outra face da modernidade (programa Arquitectura Moderna y Restauration, Universidad de Valladolid, 2001). Bolseira da FCT, programa PRAXIS XXI (1995-1999). Docente da ESAP (desde 1987), leccionando actualmente no Mestrado Integrado de Arquitectura e nas Licenciaturas de Artes Visuais Fotografia, Artes Plásticas Intermédia, Cinema Audiovisual, Design Comunicação Multimédia e Teatro. Coordenadora da Secção Autónoma de Teoria e História (2010/2012). Investigadora do CEAA (uI&D 4041 da FCT) e coordenadora da área temática Arquitectura Moderna – preservação e divulgação. IR do Grupo de Teoria, Crítica, História e Práticas de Arte Contemporânea do CEAA (2010/2012).

Nome Completo
Maria Eduarda Dias Neves

Nome Profissional
Eduarda Neves

Departamento
Teoria e História

Categoria
Professor Auxiliar

Cargos Académicos
Directora Académica da ESAP | Membro do Conselho Científico

Unidades de Investigação
Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA): Membro da Direção | Grupo de investigação Arte e Estudos Críticos – Investigadora Responsável

Projetos Atuais
Correspondências – Projecto de Investigação, Expositivo e Curatorial no âmbito da investigação

Email
eduardadn@gmail.com

ORCID
0000-0003-1906-1957

Página(s) Web
https://esap-porto.academia.edu/EduardaNeves
https://www.facebook.com/profile.php?id=100011446524503
http://correspondencias.weebly.com/
http://pdgartes.weebly.com/

Curriculum DeGois
4651701144190331

Curriculum

Eduarda Neves. Doutorada em Filosofia. Curadora Independente. Directora e Professora Auxiliar, ESAP. Lecciona, desde 1987, nos domínios da Arte Contemporânea, Estética, Artes Visuais e Artes Performativas, sendo coordenadora da pós-graduação em Arte Contemporânea e do Mestrado em Cinema. Investigadora Responsável do grupo de investigação Arte e Estudos Críticos do CEAA, desde 2013. Áreas de investigação: Filosofia e Estética; Arte, Política e Poder; Arte e Modos de Subjectivação.  Curadora Independente. Alguns dos seus projectos: ALGUMAS RAZÕES PARA UMA ARTE NÃO DEMISSIONÁRIA [2014 e 2015] e CORRESPONDÊNCIAS [2016-17], apresentados em diversas instituições em Portugal, Espanha, Alemanha e Malta, com o apoio da DGARTES / Ministério da Cultura. Recentemente pré-seleccionada para a Bienal Internacional de Arte Contemporáneo de América Del Sur, Buenos Aires, com o projecto curatorial HORS-SERIE, [2017]. Integra o projecto expositivo QUATRO ELEMENTOS, Curadoria do elemento TERRA, Galeria Municipal do Porto [01.08.17 - 12.11.17]; FAULT LINE (Braga, Casa dos Crivos e Convento de São FranciscoA ALGUNS PASSOS COMO SE FOSSE MUITO LONGE, constituiram os últimos projectos curatoriais para os ENCONTROS DA IMAGEM-BRAGA. Último livro publicado: O AUTO-RETRATO. FOTOGRAFIA E SUBJECTIVAÇÃO. Lisboa: Ed. Palimpsesto | CEAA, 2016 [Short list do prémio PEN CLUB na área de Ensaio, 2017]. Tem apresentado diversas comunicações de âmbito nacional e internacional. Alguns das suas comunicações e livros podem ser consultados aqui  

Nome Completo
Paulo Jorge da Silva Fernandes

Nome Profissional
Paulo Fernandes

Departamento
Artes Visuais

Categoria
Assistente Convidado

Email
paulo.fernandes@esap.pt

ORCID
0000-0002-8487-9299

Página(s) Web
http://www.gatoserio.com
http://www.plugandplay.pt

Curriculum DeGois
None

Curriculum

Paulo Jorge da Silva Fernandes, é Multimedia Developer, Fotógrafo e Professor do Ensino Superior Universitário desde 2002. É Bacharel em Fotografia (2001) e Licenciado em Arte e Comunicação ramo Multimédia pela ESAP (2002). Frequenta o programa doutoral em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho, com investigação centrada nos media interactivos e em semiótica social. Publicou artigos nas áreas de Ensino das Artes Visuais, Multimédia e New Media, na sequência de conferências Internacional, tendo participado também, como responsável e colaborador técnico, na organização e comissão cientifica de eventos científicos, tais como XV AECA, CONFIA'13/14/15/16, SEGAH'14, Videojogos'14. Responsável desde 2002 por vários projectos Multimédia, nomeadamente, projectos internacionais de realidade virtual fotográfica, produtos multimédia, como jogos educativos, aplicações desktop e web, bem como diversos websites desenvolvidos em tecnologias flash, HTML, HTML5, CSS, Javascript, PHP, NodeJS, entre outros. Desde o início de 2012, assina com a marca pessoal Gato Sério (gatoserio.com), com a qual realizou já vários projectos de Multimédia e Interacção de onde se destaca o Museu do Pão e Vinho de Favaios, Motion Graphics para a Fundação Cupertino de miranda, productos web para o Centro Hospitalar do Porto, Museu do Vinho de S. João da Pesqueira (Menção Honrosa de Melhor Museu Nacional 2015) entre outro clientes de Renome a nível nacional.Lecciona inúmeras unidades curriculares das áreas cientificas de Multimédia, Fotografia, Tecnologias de Informação, Marketing e Audio-Visual, em Instituições de Ensino Superior desde 2002. É membro fundador, desde 2010, da comissão organizadora do Evento/Ciclo de Conferências Internacionais sobre Design e Multimédia, Plug&Play, na ESAP.