Faculty

The Post-graduation in Comics has its own teaching body, mainly composed of academic researchers and experts in the fields covered by the course.  


Full Name
Sofia Correia Regalado Neto

Professional Name
Sofia Neto

Department

Category
Invited Assistant Professor

Email
sofiacoreneto@gmail.com

ORCID
-

Webpages(s)
https://cargocollective.com/sofiacoreneto
http://www.chilicomcarne.com/index.php?option=com_rsgallery2&Itemid=42&catid=138
https://bandasdesenhadas.com/2018/06/02/cicatriz-de-sofia-neto/

Curriculum DeGois
None

Curriculum

Natural de S. João da Madeira. Tem um Mestrado em Banda Desenhada pela EESI em Angoulême e licenciou-se em Artes Plásticas - Multimédia pela FBAUP. Orienta Workshops e Cursos de Banda Desenhada e de Narrativa Gráfica no Centro de Arte de S. João da Madeira desde 2014 e dá aulas de desenho no Clube de Desenho no Porto desde 2015. Orienta Formações de Banda Desenhada, de Narrativa Gráfica e de Desenvolvimento de Personagens na FBAUP desde 2015. Orientou as unidades curriculares de Projecto I, Desenvolvimento de Personagens e Processos e Métodos da BD no âmbito da licenciatura em Artes/BD/Ilustração na ESAG entre 2015 e 2019. Orientou o Módulo de Ilustração como Meio de Comunicação do Curso de Formação em Ilustração Científica-CFIC na Universidade de Aveiro em 2018. Orientou a unidade curricular de Desenho e Figura Humana no âmbito do TeSP de Design de Moda no IPCA em 2016. É elemento do Serviço Educativo do Centro de Arte Oliva em S. João da Madeira. Fez parte da Comissão Organizadora do Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira entre 2015 e 2018, e em 2019 é elemento do Júri do Concurso de Ilustração.

 Em 2014 participou na publicação QCDA#2000 pela Chili Com Carne e em 2015 na publicação Malmö Kebab Party pela Chili Com Carne em parceria com a Ruru Comix. Co-edita a revista Carne e Osso com Marco Mendes desde 2015. Tem duas edições pela Mundo Fantasma, Down Below em 2015 e Eco em 2016. Foi premiada com o prémio Geraldes Lino e publicou o livro Bizarras no âmbito da Colecção Toupeira pela Bedeteca de Beja em 2017. Participou na antologia Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe pela Saída de Emergência em 2017. Publicou o livro Cicatriz pela Polvo Editora em 2018. Participou na antologia Ditirambos em 2019. Ilustra em 2019 o livro Carmen Miranda - Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim, escrito por Tito Couto, título da colecção Grandes Vidas Portuguesas, uma co-edição Pato Lógico/Imprensa Nacional.

Teve trabalho exposto em múltiplas ocasiões na Mundo Fantasma, no XIII FIBDB e na exposição colectiva Bande Dessinée Portugaise – 22 Auteurs Contemporains na Fête de la BD na Bélgica em 2018.