Investigação

Ciclo de estudos integrado – 1º + 2º ciclos - de cariz universitário, conferente do grau de mestre, adequado ao Processo de Bolonha, constante no Despacho nº11958/2013, publicado no Diário da República, 2ª série, nº178, de 16 de Setembro de 2013. Reconhecido pela União Europeia desde 1994 e Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O Curso de Arquitectura da ESAP foi o terceiro curso de Arquitectura criado em Portugal. Com o reconhecimento da União Europeia em 1994 (Directiva 85/384/CEE), tornou-se num dos três primeiros cursos de Arquitectura portugueses cujos licenciados têm os seus diplomas reconhecidos em todos os países da União Europeia. Com uma larga experiência na formação de arquitectos, este curso combina uma formação teórico-crítica com a prática de um ensino da arquitectura fortemente apoiado no desenho e que inclui ainda vertentes como a reabilitação e o projecto urbano. Instalado no centro histórico do Porto, o ensino processa-se num ambiente académico partilhado com cursos de diferentes áreas artísticas, permitindo um confronto enriquecedor de experiências diversificadas.


SATH | Secção Autónoma de Teoria e História

SATH | Secção Autónoma de Teoria e História

Alexandra Trevisan

A Secção Autónoma de Teoria e História é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teoria e Crítica de Arte, Teoria e Crítica de Arquitetura, Teoria e Crítica de Teatro, História da Arte, História da Arquitetura e Ciências Sociais e das respectivas unidades curriculares, que desenvolve uma articulação científico-pedagógica próxima com os cursos que a integram.

Entre outras competências, cabe à SATH organizar e desenvolver a investigação nas suas áreas científicas, fomentando grupos e projectos de investigação, para além da investigação a título individual, bem como apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da investigação.

Atualmente, a SATH partilha com os restantes Departamentos da ESAP, uma política de investigação que passa por dois tipos de acções:

1. O incentivo à constituição de equipas de investigação lideradas por docentes da SATH, através do financiamento de projetos coletivos de investigação, de curta duração, isto é de Projetos ESAP.

2. A sensibilização dos alunos para a investigação, através da oferta de Estágios Creditados de Investigação (ECI) realizados no âmbito dos projectos em curso.

Actualmente decorrem três projetos de investigação na SATH, dois dos quais relacionados com o Mestrado integrado de Arquitetura:

Notícias de Arquitetura (ESAP/2016/P29/SATH)

Arquiteturas Dramáticas (ESAP/2016/P30/SATH)

LIA | Laboratório de Investigação em Arquitetura

LIA | Laboratório de Investigação em Arquitetura

Sérgio Mendes

O LIA – Laboratório de Investigação em Arquitetura, é uma estrutura orgânica da Escola Superior Artística do Porto, constituída nos termos do Estatuto da ESAP.

Trata-se de um centro de estudos que tem por objetivos desenvolver e enquadrar atividades de investigação artística, científica e de desenvolvimento tecnológico nas áreas disciplinares da Arquitetura, da Construção e do Urbanismo, apoiando o desenvolvimento de trabalhos de investigação de âmbito académico.

Promove colaborações com as atividades desenvolvidas no âmbito dos cursos e das unidades orgânicas de investigação da ESAP, procurando ainda estabelecer uma relação dinâmica com o exterior, através de protocolos de prestação de serviços e de colaboração com outras instituições.

Diligência a divulgação dos resultados da atividade de investigação desenvolvida, organizando eventos de caráter científico, cultural e artístico, bem como outras iniciativas de natureza similar.

Atualmente o LIA organiza-se em 4 grupos de investigação:

G1 - Grupo de Estudos de Arquitectura Contemporânea e Popular

G2 - Grupo de Estudos de Desenho Urbano e Territorial

G3 - Grupo de Estudos de Arquitetura e Tecnologias

G4 – Grupo de Estudos de Design e Interações Disciplinares

 

DARQ | Departamento de Arquitectura

DARQ | Departamento de Arquitectura

Susana Milão

São competências do Departamento de Arquitectura, organizar e desenvolver a investigação na sua área ou áreas científicas, fomentando grupos e projetos de investigação, para além da investigação a título individual; Coordenar a atividade das respetivas áreas de científicas através dos respetivos grupos de unidades curriculares; Apoiar as atividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da docência e da investigação; Colaborar com outros departamentos com vista ao desenvolvimento de programas de formação e investigação interdisciplinares.

Em Setembro de 2013, foram apresentadas medidas de incentivo à investigação e criada uma Comissão de Acompanhamento dos Projetos ESAP para do desenvolvimento de:

- Projetos de investigação ESAP

- Estágios creditados de investigação (ECI)

Projetos de Investigação em curso:

IEPPE, Intervenções no Espaço público – permanentes e efémeras - na cidade consolidada (ESAP/2013/P09/TRV)

Paisagens por subtração (ESAP/2016/P31/DARQ)

CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Maria Helena Maia

O Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) da Escola Superior Artística do Porto é uma unidade de investigação reconhecida pela FCT (uID 4041) que desenvolve investigação na área de Estudos Artísticos, concretamente nos territórios da Teoria, da Crítica e da História.

Actualmente o CEAA organiza-se em três grupos de investigação:
G1 | Grupo de Estudos de Arquitectura
G2 | Grupo de Estudos de Cinema
G3 | Grupo de Arte e Estudos Críticos


O Grupo de Estudos de Arquitetura é dirigido por Maria Helena Maia e realiza investigação em quatro grandes áreas temáticas, ligadas ao mestrado integrado em Arquitetura:

Arquitectura Moderna – divulgação e preservação

Arquitectura, Território e Paisagem 

Teoria e historiografia da arquitectura

Cruzamentos

Atualmente encontra-se a decorrer um projecto transnacional e vários projectos nacionais na área da arquitectura:

MODSCAPES | Modernist Reinvention of Rural Landscape (HERA.15.097)

AMF | Arquitectura Moderna em Famalicão (CEAA-C.M. V.N. Famalicão)

Plano de Paisagem do Municipio de Paredes de Coura (Portugal 2020 - C.M. Paredes de Coura)

Arquitecturas Dramáticas (ESAP/2016/P30/SATH)

Notícias de Arquitectura (ESAP/2016/P29/SATH)

CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

CEAA | Grupo de Estudos de Arquitectura