
Exposição Graffiti e Paisagem Urbana
Divulgação dos resultados da pesquisa “Graffiti e Paisagem Urbana do Porto”, desenvolvida por Henrique Muga e Carla Campos na ESAP em 2016/17.
A SATH, Secção Autónoma de Teoria e História, é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de História da Arquitectura (HARQ), História da Arte (HA) Teoria e Crítica da Arquitectura (TCARQ), Teoria e Crítica da Arte (TCA), Teoria e Crítica do Teatro (TCT) e Ciências Sociais (CS) e respectivos grupos de unidades curriculares.
Divulgação dos resultados da pesquisa “Graffiti e Paisagem Urbana do Porto”, desenvolvida por Henrique Muga e Carla Campos na ESAP em 2016/17.
Colóquio organizado no âmbito do Seminário 4.1 do Mestrado Integrado de Arquitetura da ESAP, em colaboração com a Secção Autónoma de Teoria e História e com o projeto colaborativo transnacional MODSCAPES - Modernist Reinventions of the Rural Landescapes (HERA.15.097)...
De 20 de Fevereiro a 10 de Março, decorrerá o concurso para os alunos da ESAP para a realização de Estágios Creditados de Investigação (ECI).
ROB ROMBOUT - AMSTERDAM STORIES Exposição Organização da ESAP com coordenação de Eduarda Neves 16 Dezembro a 30 de Janeiro Palácio dos Viscondes de Balsemão, Porto
Conferência de Miguel Angel de la Iglesia Santamaria ESAP - 2ª feira, 28 de novembro, às 15h00 na sala de Atos Entrada livre
L'ART A L'ETAT GAZEUX ET L'ESTHETISATION DU MONDE, Conferência de YVES MICHAUD
Informa-se a comunidade académica que está aberta a II fase de candidaturas para: (1) Projectos ESAP | Inovação - sem limite de número; (2) Projectos ESAP | Investigação - 1 projecto financiado no âmbito Departamento de Arquitectura.
Em carta escrita a 18 de Maio e publicada no jornal La Presse, a 2O de Maio de 1853, Gustave Courbet escrevia: “(...) Colóquio Internacional, Entrada livre
Sábado, 29 de Outubro, às 17h na Cinemateca Portuguesa em Lisboa. Apresentação do livro de Nelson Araújo, docente da ESAP e investigador do CEAA, a cargo de Leonor Areal.
Exposição da obra de Januário Godinho com incidência naquela que foi produzida para V. N. Famalicão comissariada por Fàtima Sales Inaugura dia 21 de Outubro às 18:00 com um verde de honra no local.
Um Colóquio seguido de visita a obras de Januário Godinho em Famalicão. Inscrição gratuita através de email enviado para: planeamento@vilanovadefamalicao.org Actividade organizada no âmbito do projecto AMF | Arquitectura Moderna em Famalicão, em curso até 2019 no âmbito da colaboração entre a Câmara Municipal de Famalicão e o Grupo de Estudos de Arquitectura do Centro de Estudos Arnaldo Araújo da ESAP.
Até 8 de Outubro, poderá ser visitada na Galeria da ESAP a Exposição Activating Landscapes.
Finissage da exposição Retratos do Cinema Português de José Pinto Ribeiro + Estreia de curtas metragens dos alunos finalista da ESAP
Exposição de fotografias de Teófilo Rego de obras de Arquitetura Moderna. Trata-se de uma colaboração entre o Centro de Estudos Arnaldo Araújo - Grupo de Estudos de Arquitectura / Casa da Imagem - Fundação Manuel Leão com a Escola de Arquitectura Universidade do Minho.
Lançamento do livro CINEMA PORTUGUÊS – Interseções Estéticas nas Décadas de 60 a 80 do Século XX, da autoria de Nelson Araújo, professor da ESAP. O livro será apresentado por Carlos Melo Ferreira.
26 a 30 de Setembro - O programa da semana de abertura do ano lectivo inclui as sessões de abertura dos diferentes cursos, aula aberta, exposições, projecção de filmes, um symposium e ainda uma sessão de boas-vindas aos alunos, terminando com uma Festa para toda a comunidade académica.
INTERNATIONAL SYMPOSIUM on Landscapes Architecture with Francisco Arques, Concha Lapayese, Rodrigo de la O, David Freijeiro, David Escudero, Sofía Romeo, Nicolás Mariné, Pablo Arias seguido da inauguração da EXPOSIÇÃO sobre o mesmo tema.
A coordenação da pós-graduação agradece a colaboração a Alberto Ruiz de Samaniego, Alexandra Trevisan, Amarante Abramovici, Ana Bigotte Vieira, António Preto, Daniela Angelucci, Denise Pollini, Fernando José Pereira, Gabriela Vaz Pinheiro, Godofredo Pereira, Gonçalo Amorim, Guilherme Blanc, Henrique Muga, Inês Moreira, Josefina Gonzalez Cubero, Jorge Palinhos, Jorge Quintela, Júlio Filipe Cardoso, Laboratório das Artes, Maria Luís Neiva, Nayia Yiakoumaki, Pedro Bastos, Rob Rombout, Silvestre Pestana, Susana Caló, Tiago Afonso, Tiago Guedes.
Exposição de trabalhos de Amarante Abramovici, Covadonga Barreiro, João Vasco Paiva, Sérgio Leitão e Tânia Dinis.
Tempos de crise são momentos de abertura a um labor crítico até aí cancelado. Esperar-se-ia que a arte contemporânea, que em parte sobrevive pelo seu ímpeto crítico, reagisse de forma vigorosa ao momento de crise...
Trabalhos de Amarante Abramovici, Covadonga Barreiro, João Vasco Paiva, Sérgio Leitão e Tânia Dinis. III exposição do Projecto Correspondências (concepção e programação de Eduarda Neves)
SEMINÁRIO | Oradores: Ana Neiva, Fátima Fernandes e Marco Ginoulhiac | Coordenação: Maria Helena Maia
A exposição de trabalhos de Amarante Abramovici, Covadonga Barreiro, João Vasco Paiva, Sérgio Leitão e Tânia Dinis Organização: Projeto Correspondências (concepção e programação - Eduarda Neves) Mais inf: http://correspondencias.weebly.com/sala-x.html
FITEI 2016: Exposição MAQUETES DA CENOGRAFIA DE JOSÉ RODRIGUES ... para mim a cenografia é a continuação do “atelier”. O trabalho de fazedor de coisas. Havia em Portugal, quando comecei a trabalhar com o teatro, uma concepção de cenário pintado. ...