Publicações

The Department of Architecture (DARQ) is an academic structure coordinating the scientific areas of Architecture (ARQ), Urbanism (URB), Construction and Technologies (CET) and respective groups of curricular units. In terms of operation, this Department is structured in three Sections: (1) Architecture; (2) Urbanism; (3) Construction.


Sistemas para fachadas ventiladas. Um estudo comparativo

Sistemas para fachadas ventiladas. Um estudo comparativo

SISTEMAS PARA FACHADAS VENTILADAS. Um estudo comparativo / Sérgio Mendes, Franklim Morais e Daniel Brandão. Porto: DARQ e LIA, 2016 (44 pág.)

O livro Sistemas para Fachadas Ventiladas: Um Estudo Comparativo, da autoria de Sérgio Mendes, Franklim Morais e Daniel Brandão, foi elaborado no decurso do desenvolvimento do projeto de investigação ESAP/2015/P16/DARQ – Projeto de sistema de fixação de revestimento para fachadas ventiladas, financiado pelo pela ESAP através do Departamento de Arquitectura e do LIA.

Trata-se de um estudo comparativo de diversos sistemas de fachadas ventiladas existentes no mercado nacional e dirige-se aos estudantes dos cursos de arquitetura.
Pretende-se com este estudo, por um lado, dar a conhecer as vantagens da utilização de fachadas ventiladas nos edifícios, nomeadamente no que se refere à melhoria das condições de conforto, de comportamento higrotérmico e da respetiva sustentabilidade.
Por outro lado pretende-se que o presente estudo sirva igualmente como manual didático para os alunospara o ensino de construção desremete para a base de dados elaborada no gu. Por esse motivo expõem-se as características dos diversos sistemas, focando as especificidades de cada um. Não se pretendendo ser exaustivo na enumeração das soluções construtivas existentes, uma vez que para esse efeito nos remetemos para uma base de dados desenvolvida para esse efeito, apresentam-se ainda as pormenorizações tipo mais correntes utilizadas para cada material.