Previous Next

Seminário de Direção de Fotografia Cinematográfica

3º Frente | ESAP - Largo de S. Domingos, 80, Porto 15 de Novembro 2018 | 17H

Seminário de Direção de Fotografia Cinematográfica | Nina Fabico | 3º Frente | ESAP - Largo de S. Domingos, 80, Porto | 15 de Novembro | 17H

Nina Tedesco atua há mais de uma década nas áreas de direção, roteiro e, principalmente, direção fotografia, trabalhando em produções audiovisuais para entre cinema e televisão. Dentre elas, destacam-se: assistência de direção e câmera na série Era das Utopias (2009); argumento e fotografia no curta documental Retângulos Brancos (2012), contemplado no concurso de apoio a curtas-metragens do MinC de 2010; assistência de direção e fotografia no longa documental O Prólogo (2014), contemplado no edital Histórias que Ficam 2013 e melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Arquivo – RECINE; roteiro, direção e fotografia no curta ficcional Drakkar (2015), contemplado no Edital Curta Criança (MinC) de 2013 e argumento e fotografia no média ficcional Ou isso ou aquilo (2016), contemplado no Edital Carmen Santos Cinema de Mulheres (MinC) de 2013. Atualmente, dedica-se à difusão do curta ficcional Sentido (2017), onde foi roteirista, codiretora e fotógrafa.

Na universidade, é professora das disciplinas de fotografia do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual. Seus temas de estudo são cinema latino-americano, questões de gênero no audiovisual e direção de fotografia. Nos últimos anos, organizou e escreveu os livros Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro (2017) e Corpos em projeção: gênero e sexualidade no cinema latino-americano (2013), além dos artigos Desnaturalizar a técnica: contribuições feministas para pensar a direção de fotografia cinematográfica (Significação-Revista de Cultura Audiovisual, 2014), Direção de fotografia e sexualidade: um estudo sobre a construção visual de combinações sexo-gênero-desejo abjetas (Conexão: Comunicação e Cultura, 2016) e Mulheres atrás das câmeras: a presença feminina nas equipes de fotografia brasileiras (Significação: Revista de Cultura Audiovisual, 2016).

Organização: Licenciatura em Cinema e Audiovisual e Mestrado em Realização: Cinema e Televisão