Previous Next

Seminar # 2 – Ana Rito

7 months, 1 week ago

Coordination: Eduarda Neves

Organization: MRCT | Mestrado em Realização - Cinema e Televisão, MAV | Mestrado em Artes Visuais. Práticas Artísticas e Investigação e AVF | Licenciatura em Artes Visuais.

 

VIR EM FAVOR DA PEDRA

_ A recepção da imagem instalada (entre o fixo e o movente)

 

Resumo

A partir da prática artística e curatorial, desenhamos a nossa estratégia investigativa: considerar diferentes noções de palco e de ecrã, elasticizando e definindo uma “zona de contacto” hibridizada que se concretiza quer no espaço expositivo (museográfico ou galerístico) quer, mais especificamente, na experiência da vídeo-instalação.

A aproximação de duas linguagens, a cinematográfica e a performativa (entre a “aparição” da imagem e a construção do objeto), instaura um novo paradigma do olhar (entre a atenção e a distracção) que coloca em cena o corpo do espectador (agora) móvel e ativo na orientação do seu próprio processo percetivo.

Em suma, a imagem que respira (o sopro lento, o loop), o corpo do filme, o toque prometido à visão, o poema-acto, as sensações, os afectos e as quasi-carícias entre imagem e espectador traduzem o desejo pigmaliónico e assinalam a passagem (passo), da morte à vida, a última das metamorfoses.

 

Ana Rito (Lisboa, 1978)

Artista visual, Curadora, Investigadora e Docente.

É Doutorada em Belas Artes, na especialidade de Instalação. O seu domínio de especialização centra-se nas práticas transmedia, a performatividade da vídeo-instalação, a imagem movente e as dinâmicas do espectador. Dos seus projectos curatoriais destacam-se a exposição OBSERVADORES – Revelações, Trânsitos e Distâncias, Fundação de Arte Moderna e Contemporânea Museu Colecção Berardo, (Co-Curadores Dr. Jean-François Chougnet e Hugo Barata); THE EMBODIED VISION – Performance para a câmara - Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC), com co – curadoria de Jacinto Lageira, em 2014; “Arquivo e Democracia”, de José Maçãs de Carvalho, MAAT, 2017. É actualmente Investigadora Integrada no CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (FBAUL).