Anterior Seguinte

Seminário #10 – André Alves

3º FRENTE – 17h30 | Largo de S. Domingos, 80 21 de Abril de 2017

Coordenação: Eduarda Neves

Organização do Seminário #10: Juan Luís Toboso

Organização: PGAC | Pós-Graduação em Arte Contemporânea; MRCT | Mestrado em Realização - Cinema e Televisão e AVF | Licenciatura em Artes Visuais | CEAA – Grupo de Arte e Estudos Críticos

 

André Alves (Lever- Pt 1981)

Licenciado em Belas Artes pela Universidade do Porto. MFA em Desenho na University of Cincinnati 09/11 como bolseiro Fulbright e MA em Educação Artística pela UP. Foi doutorando na Finnish Academy of Fine Arts e actualmente é Phd em Artistic Practice na Valand Academy, University of Gothenburg.

A sua obra e pesquisa dá atenção aos elementos intervenientes na constante transformação de ecologias emocionais, bem como à vulnerabilidade da sensibilidade humana em relação ao trabalho. Alves interessa-se particularmente por representações de instabilidade e encenações de determinadas condições existências como a loucura, a tristeza e a preguiça, utilizando uma abordagem que combina formas visuais e textuais.

O projecto que será apresentado neste seminário parte do "vídeo-poema" será inaugurada no Research Pavilion na 57 La Biennale di Venezia, no dia 8 de Maio e intitulado Double Exposure. O vídeo-poema parte do texto "O caminhante e a sua sombra" de Nietzsche para reflectir através de uma alegoria visual e textual, relações de opacidade, assombro, sobre quem tem palavra, autoridade, timidez... O nome da obra parte da escultura homónima de Dan Graham (da colecção e situada no Museu de Serralves) que serve de cenário para o vídeo.

Neste projecto colaboram ainda a artista Cristina Regadas que dá corpo e gesto ao texto desenvolvido pelo artista, a realizadora Patrícia Viana de Almeida; a leitura e dramaturgia cabe à performer Benedikte Esperie a sonoplastia ao colectivo sonoro Haarvöl.