“A Paz” de Aristófanes
Auditório da ESAP 13 e 14 de Julho | 21HA Paz
Comédia de Aristófanes
Exercício dos alunos do 1º ano da Licenciatura em Teatro da ESAP/Escola Superior Artística do Porto, no âmbito da Unidade Curricular de Interpretação II.
Interpretação:
Ana Paula Santos, Andreia Silveira, Andreia Ucha Gama, Dave Ângelo, Isabel da Conceição, Laura Fernandes (aluna do Programa Erasmus- ESAD Astúrias), Marina Vilaça, Rafaela Teixeira, Raquel Ferreira, participação especial de Luís Ribeiro.
Encenação:
Roberto Merino
Agradecimentos ao TNSJ, Batucada Radical (Direcção Musical, Jorge Porto; Intérpretes: Danilo Sales dos Santos, Inês Guerra Almeida, Cristiano Moreira), Sporting Club Candalense – V.N. de Gaia
Sobre o exercício:
Foi apresentada nas Grandes Dionísias de 421 a.C., em Atenas.
Época de ação: aproximadamente a mesma da primeira apresentação. A guerra como pano de fundo e as referências específicas a Guerra do Peloponeso, conflito armado entre Atenas (centro político e civilizacional do mundo ocidental no século V a.C.) e Esparta (cidade-Estado de tradição militarista e costumes austeros), de 431 a 404 a.C.
Sua história foi detalhadamente registrada por Tucídides, na obra História da Guerra do Peloponeso, e por Xenofonte, na obra Helénicas. De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que tal despertava entre os espartanos.
A cidade de Corinto foi especialmente actuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.
Nota importante:
As representações são estritamente de carácter académico destinadas a comunidade de alunos e professores da ESAP, no Edifício de Belomonte nos dias 13 e 14 de Julho pelas 21.00 horas.
Duração da representação:
Aproximadamente 60 Minutos.