Previous Next

MIFEC | Sessão de Encerramento 14ª Edição MIFEC

Auditório da ESAP 26 de Maio | 17H

A ESAP e a Direcção da MIFEC convidam a Comunidade Escolar a participar na Sessão de Encerramento da 14ª Edição do MIFEC, no dia 26 de Maio, pelas 17:00h, no Auditório da ESAP. Entrada Livre.

A Sessão de Encerramento contará com a entrega do Prémio Aurélio Paz dos Reis 2017 internacional ao KINOPROBA-Festival Internacional de Cinema de Ekaterimburgo, Rússia, a ser recebido pela directora do festival, Lillia Nemchenko, bem como a entrega dos Prémios MIFEC.

O KINOPROBA - Festival Internacional de Cinema de Ekaterimburgo é um dos festivais de cinema mais importantes da Rússia, sem dúvida o mais importante da região dos Urais, tendo ao longo das suas 13 edições divulgado cinematografias e autores de todo o mundo e desempenhado um papel relevante da divulgação e promoção do cinema, tendo já organizado sessões de cinema português, em duas edições diferentes do Festival. O Kinoproba é ainda um importante espaço de formação cinematográfica, promovendo em cada edição do festival, masterclasses, seminários e workshops com nomes prestigiados da arte cinematográfica internacional. O Premio será recebido pela directora do Festival, Lillia Nemchenko.

O Prémio Aurélio da Paz dos Reis foi instituído em 2007, no âmbito do MIFEC, como referência ao pioneiro do cinema português e destina-se a homenagear anualmente uma personalidade que, ao longo da sua vida, tenha contribuído para a dignificação e desenvolvimento das Artes Cinematográficas, nas suas diversas manifestações. É instituído no âmbito da Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema (MIFEC), criada em 2004 sob a organização da Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Anteriormente foram galardoados com o Prémio Aurélio da Paz dos Reis nacional, os realizadores João Botelho, Pedro Costa e João Mário Grilo, a atriz Leonor Silveira, o produtor e professor de cinema, José Bogalheiro, a realizadora Margarida Gil, os realizadores e produtores de cinema de animação Abi Feijó e Regina Pessoa, os realizadores João Canijo e Sério Fernandes e ao ICA; com o Prémio Aurélio da Paz dos Reis internacional, foram galardoados a Revista Trafic (França), o Festival Internacional de Cinema de Montecatini – MISFF (Itália) o realizador e professor de cinema holandês Rob Rombout e ao realizador Espanhol, Alfonso Palazón.