Anterior Seguinte

JORGE BODANZKY NA ESAP

Auditório da ESAP 9 de Outubro de 2017 | 16H30

JORGE BODANZKY NA ESAP

O cineasta e fotografo brasileiro Jorge Bodansky estará em outubro na ESAP, onde o seu mítico filme “IRACEMA, uma Transa Amazônica” será exibido.

Este filme, feito em plena ditadura militar de 1974, só foi libertado pela censura e exibido comercialmente no Brasil em 1981, após uma vitoriosa carreira em festivais internacionais.

Entre o documentário e ficção, neste “road-movie” rodado na Amazônia, o ator Paulo César Pereio e a jovem protagonista Edna de Cássia interagem com a população e improvisam com atores amadores. Um filme rodado entre os camiões da estrada Transamazónica, dá-nos uma visão da ocupação económica da Amazónia, da devastação da floresta e da manutenção e desaparecimento das culturas indígenas.

Considerado um dos 100 melhores filmes do cinema brasileiro pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, foi exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes 78, onde foi distinguido. Entre os vários prémios que lhe foram atribuídos, estão o Prix George Sadoul (Paris), Adolf Grimme Preis (Alemanha), e o Encomio Taormina (Itália).

Jorge Bodansky é autor de uma extensa e notável obra documental, com obras como “Os Mucker”, “Jari” ou “Terceiro Milénio”. Fotografo, a sua obra encontra-se hoje no Instituto Moreira de Salles, para quem desenvolve projetos para os novos media.

O encontro com Jorge Bodansky irá acontecer na segunda feira, dia 9 de outubro, às 16H30 no Auditório da ESAP.