Previous Next

Festival de Teatro José Guimarães

3 semanas, 3 dias atrás

O evento reúne cinco espetáculos produzidos pela ESAP/Escola Superior Artística do Porto e por quatro companhias de teatro profissional. Para além destas cinco peças, abrangendo vários géneros teatrais, e da estreia de uma nova produção do corpo cénico da Tuna Musical de Santa Marinha, o certame apresenta um conjunto de atividades paralelas, de que se destacam uma exposição evocativa do seu patrono, conversas com o público no final de cada espetáculo e workshops abertos à comunidade teatral gaiense e a todos os amantes das artes de palco com alguma experiência teatral que se disponham a adquirir novas competências. As ações formativas são dirigidas por docentes da ESAP e focam-se nos domínios da interpretação, encenação, estética, voz e elocução, dramaturgia, movimento e cenografia, durante as quais será produzida a Leitura Encenada de um texto inédito de José Guimarães, que terá apresentação pública na sessão de encerramento do evento.

 

Calendário de Workshops

Sábado, dia 3 de novembro

15h00/18h00

Módulo Interpretação

Orientador Roberto Merino

 

Sábado, dia 10 de novembro

15h00/18h00

Módulo Movimento de Técnica Meyerhold

Orientador Nuno Meireles

 

Sábado, dia 17 de novembro

15h00/16h30

Módulo Estética Teatral

Orientadora Eduarda Neves

 

16h30/18h30

Módulo Dramaturgia

Orientador José Manuel Couto

 

Sábado, dia 24 de novembro

15h00/18h00

Módulo Voz e Elocução

Orientadora Margarida Machado

 

Sábado, dia 1 de dezembro

14h30/16h30

Módulo Cenografia

Orientador Nuno Lucena

 

16h30/18h30

Módulo Encenação

Orientadora Luísa Pinto

 

Durante a realização dos workshops do Festival de Teatro José Guimarães, terão lugar os ensaios e montagem da Leitura Encenada de um texto inédito do poeta e dramaturgo José Guimarães, sob coordenação do encenador e pedagogo teatral Roberto Merino e interpretada por um grupo de formandos destas ações de formação, que terá apresentação pública na sessão de encerramento do festival. Estão abertas as inscrições!

 

As inscrições para a participação nos workshops, que permitem um contacto com o “fazer teatral” em toda a sua dimensão, técnica, tecnológica, artística e cultural, podem ser feitas através do endereço eletrónico tunasantamarinha@gmail.com. O número de participantes é limitado, pelo que se terá em conta a ordem de receção das inscrições. Cada sessão/dia terá o custo simbólico de dois euros por participante e a inscrição de um grupo de 10 (ou mais) beneficiará de 20% de desconto.

Os formandos receberão Certificados de Participação.