Previous Next

EX-ALUNO DA ESAP DISTINGUIDO COM MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA EM CURTA-METRAGEM NA GALA DA AIP

7 meses atrás

Na gala dos prémios da “AIP – Associação de Imagem Portuguesa”, José Oliveira, com o filme “Antes que a Noite Venha / Falas de Antígona” ganhou o Prémio Melhor Direção de Fotografia em Curta-metragem.

José Oliveira formou-se em fotografia na ESAP – Escola Superior Artística do Porto, fez várias formações, tendo nomeadamente passado pelos workshops do AVANCA. É diretor de fotografia, sobretudo na área do cinema publicitário.

Sendo esta a segunda distinção que é atribuída a esta obra cinematográfica, “Antes que a Noite Venha / Falas de Antígona” é um filme de Joaquim Pavão, produzido pelo Cine-Clube de Avanca, Fugir do Medo e Filmógrafo, tendo tido a particularidade de ter sido rodado durante a 20ª edição do Festival Internacional de Cinema AVANCA, integrando o espaço “Creative Film Workshops / Oficinas de Criação Filmica” deste evento.

Neste filme, José Oliveira é o diretor de fotografia agora premiado pela associação dos profissionais portugueses desta arte. Fundada em 1998, a AIP reúne em Portugal os diretores de fotografia do cinema português, atribuindo em cada ano os prémios aos melhores trabalhos cinematográficos do ano.  A Gala deste ano decorreu na Casa do Alentejo em Lisboa, que esgotou. A AIP integra a organização internacional IMAGO – European Federation of Cinematographers, tem publicado vários diretórios e organizado diversos workshops especializados com cineastas de renome como John Bailey ASC e Eduardo Serra AFC. Este último é membro honorário da AIP.