Previous Next

Conferência "Razão e mistério: religião, arte e sentido da visão"

3º Frente | ESAP - Largo de S. Domingos, 80, Porto 1 mês, 1 semana atrás

Conferência "Razão e mistério: religião, arte e sentido da visão" | Carlos Vidal | 3º Frente | ESAP - Largo de S. Domingos, 80, Porto | 14 de Dezembro | 18H

 

CARLOS VIDAL - Artista e professor. Licenciado em Pintura pela FBAUL, onde lecciona Pintura, Composição, Crítica de Arte, Instalação, Temas de Arte Contemporânea (Mestrado de Pintura) e seminários de doutoramento. É doutorado em Belas-Artes/Pintura com a tese «Invisualidade da Pintura: História de uma Obsessão (de Caravaggio a Bruce Nauman)», publicada. (tradução espanhola, Brumaria, Madrid, 2018).
Participou nas mais significativas exposições da década de 90 como «Imagens para os Anos 90» (Serralves, 1993) e várias edições dos Encontros de Fotografia de Coimbra. Reintroduziu o estudo de Guy Debord em Portugal com a colectiva «Espectáculo, Disseminação, Deriva e Exílio: Um projecto em torno de Guy Debord» (Beja, 1995).
Representado em colecções particulares e institucionais (Museu de Arte Contemporânea-Serralves, Porto; MEIAC, Badajoz; CAV, Coimbra, etc).
É correspondente de várias revistas internacionais. Redigiu vários capítulos de livros colectivos. Publicou livros, sendo o mais recente «Deus e Caravaggio: A Negação do Claro-Escuro e a Invenção dos Corpos Compactos» (1ª edição: Lisboa, Vendaval, 2011; 2ª edição: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014; 2ª edição espanhola com 3ª reimpressão, 2018).
Recentemente publicou, a partir de original português (Lisboa, Vendaval), «La Sombra Total: Arte, Amor, Ciência y Política en Alain Badiou (Brumaria, Madrid, Julho, 2018)