Previous Next

Cientificamente provável

Porto, ESAP, palácio de Belmonte Janeiro-Fevereiro 2019

Por convite da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ao CEAA e à ESAP, o Centro de Estudos Arnaldo Araújo em colaboração com o Laboratório de Investigação em Arquitetura e Design da ESAP, participou no programa Científicamente Provável, no âmbito do qual recebeu os alunos dos 10º e 11º anos das escolas secundárias Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia (8 de Janeiro), Vila Verde, Braga (14 de Fevereiro) e Ponte de Lima (20 de Fevereiro).

O programa de atividades constou de uma oficina Cidade em Cena (CEAA) e de uma apresentação / demontração de Técnologias Formais de Arquitetura (ESAP/MIA-LIAD).

Com o programa Científicamente Provável prosseguindo o propósito comum de promoção do conhecimento, assumido entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Ciencia, Tecnologia e Ensino Superior, em articulação com a Agencia Nacional Ciencia Viva, pretende-se intensificar este trabalho e estabelecer formas de ligação mais estreitas entre o sistema de Ensino Superior e de Ciencia e Tecnologia, em particular atraves das unidades de investigação, e as Bibliotecas das Escolas do Ensino Basico e Secundario.

Trata-se de contribuir para a aproximação entre os ensinos basico e secundario e o superior a partir das bibliotecas, lugares favoraveis a este encontro e a esta troca. Propomo-nos contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e reforçar a sua motivação para a aquisição de conhecimentos, para o prosseguimento de estudos superiores nas areas do seu interesse ou noutros que vierem a descobrir.

(exerto da carta-convite de participação da SECTES)