Maquetes da Cenografia de José Rodrigues | Exposição
Galeria da ESAP Até 19 de JunhoFITEI 2016: Exposição | MAQUETES DA CENOGRAFIA DE JOSÉ RODRIGUES´
[…] para mim a cenografia é a continuação do “atelier”. O trabalho de fazedor de coisas. Havia em Portugal, quando comecei a trabalhar com o teatro, uma concepção de cenário pintado. “Para mim é uma coisa diferente: um cenário é uma escultura habitada ( in Maria Leonor Barbosa Soares - Espaços Cénicos)
Biografia
José Rodrigues
Nasceu em Luanda em 1936.
Formado em Escultura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Fundador e Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa Árvore. Em 1994, foi condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Colabora com poetas e escritores na ilustração de livros. Na área da Escultura, efetuou cerca de duas dezenas de trabalhos, espalhados por todo o País. A primeira exposição individual acontece em 1984, na Cooperativa Árvore, seguindo-se uma infindável lista dentro e fora de Portugal. O mesmo no que toca às exposições colectivas. Em 1973 expôs na Bienal de S. Paulo, no Brasil, e desde então o seu trabalho já viajou de Norte a Sul de Portugal e para inúmeros certames internacionais, num total de mais de 40 exposições.
Também na medalhística José Rodrigues imprimiu o seu cunho, executando mais de cem medalhas para várias entidades.
Como cenógrafo, tem colaborado com:
A Câmara Municipal do Porto (cenário para a cerimónia de classificação da cidade do Porto como Património da Humanidade – 1996) Grupo de Teatro Hoje Programas na RTP – Porto Seiva Trupe Teatro D. Maria II
Teatro Universitário do Porto
TEC – Teatro Experimental de Cascais Companhia Nacional de Teatro da Galiza, Yerma de Garcia Lorca.
Companhia de Teatro em Madrid, encenando a peça A Casa de Bernarda Alba.
Ao longo da sua carreira, José Rodrigues já foi agraciado com vários prémios. Está representado em várias colecções particulares e privadas, no país e no estrangeiro.
Para mais informações consultar página oficial do evento